Namoro sem relação

Feita por >ludy · 21 jul 2023 Abordagem psicológica

Namoro há um ano e meio. Ha seis meses ele passou por um quadro de depressão tomou medicamento que zerou a libido dele. Durante esse periodo fui paciente e compreensiva. O remedio o deixava apatico e frio. Parou o remedio, mas continuou sem sentimentos, ele se diz sentir vazio de sentimentos, após parar o remedio ele perdeu a atração e o desejo por mim. Diz que gosta muito de mim, mas não sente desejo, atração, dormimos juntos mas ele me evita é como se eu nem tivesse ali, ele disse que parece um bloqueio porque me acha muito bonita. O que pode ter acontecido? Um bloqueio? Uma desconexão? é reversivel? tem terapia?

A melhor resposta 27 JUL 2023

Olá Ludy! Obrigado por escrever. A sexualidade é intimamente ligada com a identidade, com autoestima. Pode ter acontecido muitas coisas. Certamente que todas as questões dessa natureza podem ser tratadas, trabalhadas, melhoradas. Não se trata de reverter, trata-se de reorganizar as coisas, talvez rotina de vida, atividade física, metas, alimentação, sono, significação das coisas.
De outro lado, não se pode perder de vista, que aproximadamente até os vinte e cinco anos de idade, as prioridades das pessoas devem envolver estudos sérios e consistentes, trabalho comprometido, turmas de colegas e conhecidos que sejam éticos e saudáveis, esportes coletivos de contato, grupos de estudos, teatro, arte, cultura, para que, antes de decidir os passos pós namoro, se entenda a cultura e a natureza humana. Por essa razão, a maior parte das pessoas, namora mais para amadurecer e conhecer mais de perto. Passam aproximadamente por quatro a seis namorados.
Vamos refletir!
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.
Ary Donizete Machado – Psicólogo clínico e orientador ocupacional.

8769 respostas

23 JUL 2023

Ludy
Erro estratégico: usou medicamento para curar depressão em vez de fazer a única coisa que tira ele disso: Psicoterapia.
A libido baixa não é por causa dos medicamentos, é por causa da depressão.
Mande ele fazer Psicoterapia e se ele não fizer, afaste-se dele.
A tua escolha e decisão pode fazer ele reagir
Abraços

5943 respostas

22 JUL 2023

Ludy, boa noite - acredito que você gosta muito dessa pessoa, mas será que você não está se anulando demais esperando que ele volte a ser com você o que era quando iniciaram a relação?

Tem terapia sim, para ele se ele se permitir e para você para compreender se não seria o momento de olhar mais para você...Gostar muito não é sinônimo de desejar, de sentir paixão, pode ser respeito, carinho fraterno etc. Será que você merece passar por isso? - me pareceu que você se importa com o bem-estar dele, mas vocês não são casados, e mesmo se fossem é possivel rever a relação também nessas situações. Me pareceu também que você o respeita, então manter uma amizade é possível, mas é o que você quer numa relação homem/mulher? - Já conversou com ele sobre isso? - Só ele pode se ajudar, mas você pode manter o apoio mesmo que não seja tão de perto assim.

Carla Glenda Souza da Silva Psicólogo em São Gonçalo do Amarante