Namoro longo / casamento.

Feita por >Maria · 3 jun 2024 Terapia de casal

Namoro ha 11 anos, passamos por várias fases de crescimento e amadurecimento. Ele sempre trabalhou muito, estudei me formei consegui um emprego bom e nesse tempo ele montou a empresa dele que hoje está bem financeiramente. Queria sair da casa dos meus pais e acabei vindo morar com ele e o sogro. Porém , precisei sair do meu emprego pois não me fazia bem e me preparo para mudar de carreira, entretanto , quando falo de casamento ele diz que não é o momento. Me pergunto com 28 anos, 11 anos de namoro, estabilidade financeira. Não é o momento? Deixei de fazer intercâmbio na faculdade, deixei de aceitar proposta de trabalho em outros estados sempre priorizando o meu relacionamento por querer construir uma família. Ele disse que também prioriza a gente pois trabalha para que possamos ter estabilidade financeira, se hoje conseguiu chegar no patamar que quer financeiramente e me ama porque não casar? Porque não ao menos planejar para quando poderíamos? Ele diz que não trabalha para ele e sim para mim para o pai. Mas não entra na minha cabeça a pessoa que faz todo esse esforço e não quer casar. Parece que tem receio de dividir os bens não sei, e isso me magoa. Como se eu quisesse algo, estou com ele desde a adolescência, passamos por tudo ao longo desses 11 anos, será se já não demonstrei meu caráter?

A melhor resposta 6 JUN 2024

Olá, percebo que está num relacionamento no qual você apostou e investiu para formar uma família, priorizando ele sempre e esquecendo que de focar no seu crescimento. Você deixou de fazer muitas coisas, mas ele não deixou. Ele cresceu e você? Está aonde gostaria de estar? Busque a sua identidade, as coisas que te realizam para saber se elas também serão abraçadas pelo seu namorado. Deixar os seus desejos de lado, não garante que um dia ele mudara de ideia. Fico a disposição, abraços

Adriana Gonçalves Psicólogo em Belo Horizonte

299 respostas

5 JUN 2024

Entendo o quanto essa situação pode ser difícil e frustrante para você. Parece que vocês construíram uma relação sólida ao longo desses 11 anos, enfrentando desafios juntos e crescendo como casal.

Você fez escolhas importantes ao longo do relacionamento, priorizando a estabilidade e o crescimento da relação. É compreensível que agora você se sinta decepcionada e confusa diante da relutância dele em dar o próximo passo.

É importante compartilhar suas expectativas e frustrações com o seu companheiro e também tentar compreender quais são os motivos que o levam a pensar que ainda não é o momento para assumir esse compromisso.

No entanto, vale assinalar que a sua decisão não depende da decisão dele. Por mais que você o conheça bem e tente imaginar os motivos dele para tal resistência, qualquer que seja a questão que o impede, não é algo que você não poderá resolver por ele.

Não se trata de você tentar se Provar pra ele. Colocar-se nesse lugar só irá te trazer mais dor e sofrimento, pois alimenta a fantasia de que talvez vc possa, de alguma forma, influenciar a decisão dele.

Acredito que o importante no momento é que você possa deslocar o seu olhar um pouco mais para Você, nesse momento. Como você está nessa situação? Como tem sido, pra você, estar nessa posição de espera? O que te faz ficar nesse lugar?

Rebecca Dorneles Psicólogo em Rio de Janeiro

3 respostas

4 JUN 2024

Maria
Se você está morando com ele, já estás casada, falta apenas o papel, mas de fato estás casada.
Agora perceba quanta vida você está desperdiçando por esperar por ele... sabe aquele ditado: "ou dá, ou desce?"
Voce não nasceu para ser esposa dele, não nasceu para ser profissional, mãe... embora possa ser tudo isso, nasceu primariamente para se realizar e ser feliz.
Portanto, siga o seu caminho, viva a tua vida, realize teus sonhos, tua profissão... A vida te deu a liberdade e o poder de escolha.
Seja fiel a si mesma e não a outros... Você é responsável pela sua felicidade, pela sua realização, não é seu namorido.
Ou ele acorda, ou deixe-o dormindo.
Abraços

6179 respostas

4 JUN 2024

Bom dia, Maria! Obrigado por se colocar. Suas dúvidas, nessa idade, com essa história, requerem avaliação mais cuidadosa, mais detalhada. Casamento pode ter símbolo, e geralmente apresenta símbolo diferente, de pessoa para pessoa. Ele, pelo relatado, não entende o que significa para você. Também podemos compreender que você não entende o que significa para ele. Assim sendo, precisam de mais diálogo, de conversa franca. É preciso cuidado para não deixar a emoção dificultar a conversa harmônica, sensata, amadurecida, sobre a questão.
Aos vinte e nove anos, de idade, com onze anos de namoro, implica que namoram desde os dezoito anos. Época de entender a cultura, a arte, formar turmas de colegas e conhecidos, de foco nos estudos, no trabalho, de entender a natureza humana, vocês estavam namorando. Será preciso verificar se o namoro permitiu contemplar essas coisas, acima citadas, que se deve viver na juventude, para que melhor se entenda a cultura e a natureza humana.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.