Muita ideação suicida, pouca coragem.

Feita por >Jessica Torres fernandez · 20 mai 2024 Abordagem psicológica

Já a um tempo (6 meses) desde que parei de tomar antidepressivo (desde final de dezembro de 2023) eu venho sentido fortes vontades de desistir de tudo, alugar um Airbnb e la, acabar com a minha dor psicologica. Antes, com meu medicamento eu também me sentia anestesiada e sem vontade de viver. Mas agora parece que tem piorado mais ainda, pois agora sinto mais forte todas as emoções negativas. Eu nao consigo pensar mais direito, minha memoria esta muito ruim, pensamento logico, conversar com as pessoas me causa exaustao mental, vontade de me isolar, qualquer atividade me deixa cansada (tirando ver videos no celular, comer e muito as vezes ir na academia, sao as unicas coisas que sinto que consigo fazer), sem falar no pessimismo que esta presente o tempo todo. Eu nao consigo ver uma coisa mais com ponto de vista positivo, sempre me vem uma enxurrada de pensamentos negativos, pessimistas, angústia, falta de esperança, auto estima super baixa, e uma dor de cabeça que nunca vai embora. Parece que nada na minha vida faz sentido, meu relacionamento, o país onde estou morando, minha carreira, meu ciclo social... não me identifico em nada disso mais. O que eu me identifico é estar em um limbo, uma bolha na qual eu possa apenas viver assistindo vídeos, comendo, dormindo e vivendo sem nenhum tipo de pressão. E mesmo assim, eu mesma começo a me sentir mal pois vejo outras pessoas sendo bem sucedidas na vida e eu cada vez mais com mais problemas psicológicos. Eu estou exausta, meu marido está exausto. Minha vontade é de morrer, mas não tenho coragem de executar. O máximo que chego a fazer é me cortar e tomar remédios para me "desligar", dormindo o dia inteiro. Eu não queria ser assim, ter esses pensamentos e essa forma de encarar os problemas sempre que eles chegam. Mas parece que esse comportamento autodestrutivo e essas emoções imensamente negativas sao mais forte que eu. Será que eu algum dia vou conseguir ser mais saudável?

A melhor resposta 23 MAI 2024

Olá Jessica!

Não fica claro se você parou de repente os antidepressivos, se foi uma decisão conjunta com o seu médico ou não. Mas diante dessa piora nos sintomas, é crucial que você busque uma consulta médica para reavaliar a necessidade de tratamento medicamentoso.

Pode ser que sua medicação precise ser retomada ou que outro tratamento deva ser considerado. A terapia também é um importante auxílio para lidar com os pensamentos e comportamentos autodestrutivos. A terapia te auxiliará a desenvolver estratégias para enfrentar e gerenciar essas emoções de maneira mais saudável.

Também é importante buscar retomar algumas pequenas rotinas que possam te trazer algum alívio, mesmo que pareçam insignificantes no momento. Atividades físicas leves, como caminhar, podem ajudar a melhorar seu humor. A meditação e técnicas de relaxamento também podem ser úteis para acalmar sua mente.

É fundamental não enfrentar isso sozinha. Converse com seu marido sobre como você se sente e peça apoio para buscar ajuda. Mas respondendo mais diretamente a sua pergunta, você tem tudo que precisa ao seu alcance para ter uma vida mais saudável, você vai conseguir sim, mas para isso é importante buscar o auxílio de que precisa nesse momento.

Não desista dos seus sonhos, estarei à disposição para auxiliá-la.

Abraço Jessica!

Luiza Teixeira Natale Psicólogo em Pelotas

166 respostas

25 MAI 2024

Oi Jessica Torres Fernandez
Voce está em Crise Existencial, resultado do estresse que se encontra por ter-se dedicado e não ter recebido respostas que buscavas:
Quem é você? De onde você veio? Para onde vai? O que está fazendo aqui?
Você se sente manipulada e aprendeu a ser boa aos outros, ao sistema; não aprendeu a ser boa para si mesma.
Esta crise vem para te acordar de que você não é matéria, você é energia, que você não é daqui, apenas está aqui, que você não veio para ficar, veio para aprender. No entanto, o sistema (familiar, educacional, social, religioso, político) não está preocupado com a tua realização e desenvolvimento; ele quer apenas que estejas adaptada a ele. Precisa se conhecer, viver a vida e saber usar o sistema em teu favor com muita flexibilidade e diplomacia, mas sem nunca ser infiel a si mesma.
Faça Psicoterapia e esqueça os medicamentos.
Abraços

6179 respostas

23 MAI 2024

Claro que sim? Já reconhece o quão não está bem, já é um grande passo.

Mas, se for só isso, serão passos em círculos. Bom seria se fortalecer p/ subir os degraus e chegar no topo, novamente.

O sentimento de suicídio e desligamento da vida por conta de medicamentos, imagino que seja frustrante. Tem que parar de procrastinar e virar esta chave. Você ainda tem família, alguém do seu lado.

Nossa Psicoterapia foca na família e estamos aqui p/ ajudar.
Entre em contato!

Sarah Souza Psicólogo em Jundiaí

8 respostas

23 MAI 2024

Olá, Jessica !

Me parece que, dentre outras coisas, você se sente muito angustiada, e a angústia é um afeto que não se nomeia, não se sabe as razões da angústia, ao contrário do medo, esse sim podemos saber do que temos medo. Muita coisa parece que se juntou e construiu o quadro que você está neste momento da sua vida. Existe sim chances de você se sentir melhor mas vai ser preciso trilhar um caminho de auto-cuidado e também se deixar ser cuidada. Espero que tudo fique bem.

Psicólogo Evandro Goyanna

Evandro Goyanna Psicólogo em Rio de Janeiro

59 respostas

21 MAI 2024

Olá, Jessica, te agradeço pela oportunidade de te ajudar.

Sim, você conseguirá ser mais saudável.

Medicamentos psiquiátricos precisam do acompanhamento profissional para inicio, mudança de dosagem ou composição, e termino de uso, Jessica, pelo seu relato não fica claro se a interrupção da medicação foi a partir da decisão do médico psiquiátrica ou se deu por sua conta própria — independente do ocorrido, Jessica, o indicado é que você procure um psiquiatra para que com o direcionamento técnico do médico vocês possam recompor o básico de bem-estar mental e emocional.

Os psicofármacos são produzidos para terem efeito em nosso Sistema Nervoso com meta de uma demanda, como o humor depressivo, por exemplo, então a partir do momento que nosso organismo começa a receber a dose regular da medicação, o mesmo vai recebendo alterações de ordem neurofisiológica em resposta ao elemento ingerido, por isso que neste momento, Jessica, é imprescindível a procura do médico psiquiatra para acompanhar a repercussão da interrupção da medicação.

No mais, Jessica, fica também sugerido o início do processo de psicoterapia, pois é nele que poderemos acolher e escutar esse mal-estar pelo qual você vem atravessando, seja de ordem profissional, familiar, você consigo mesma, é imprescindível o trabalho de falar e se escutar, sem julgamentos precipitados ou superficiais, pois é nesse momento e lugar terapêuticos que iremos gradualmente, respeitando nosso processo íntimo e singular, nos conscientizando e aprofundando o esclarecimento sobre quem somos, o que desejamos e o que tememos, e daí sim termos uma vida saudável.

Jessica, fico à disposição, realizo o atendimento on-line.
Um cordial abraço,
Bruno Souza Marques - CRP 05/62038

Bruno Souza Marques Psicólogo em Rio de Janeiro

230 respostas

21 MAI 2024

Bom dia, Jessica! Obrigado por escrever. Teu texto é muito esclarecedor. A solução das coisas tem um ponto central muito específico, muito marcante. Você repete que só gosta de vídeos e celular. Vídeo e celular são montagens tanto quanto interação quanto no que se refere a conteúdo. Comunicações de celular acontece com pessoas distantes, sem interagir de forma plena, vídeos são gravados, regravados, selecionados, escolhidos, editados, para retirar o que não se quer nele. Nos tempos atuais, a pior e mais abrangente droga que prejudica profundamente as pessoas, são as comunicações por telas, com a ilusão de que elas informam, que eles permitem entender a natureza humana, a qualidade da convivência. Isso é extremamente superficial falso, perigoso.
Você é mais uma, dentre as incontáveis vítimas dessa droga chamada comunicação por tela, de forma distorcida, pobre e super superficial.
A vida nunca se resumiu e nunca se resumirá a celular e vídeos. É inviável e altamente doentio se alimentar desse tipo de comunicação.
Sei que você ainda não pode entender o alcance da altíssima gravidade desses hábitos. Permita-se ponderar, aprofundar reflexão. Não fique sozinha. Conte com seus próximos, conte com um de nós, psicólogos.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

9100 respostas

21 MAI 2024

Busque fazer terapia, você precisa olhar para aquilo que te machuca e desta forma aprender a lhe dar com aquilo que vc não está conseguindo sozinha

Cátia Cabral Candido Psicólogo em São Paulo