Mudança de cidade proposta de emprego

Feita por >Karen.lopes · 15 abr 2023 Abordagem psicológica

Meu namorado recebeu uma proposta de emprego no interior do Estado, uma proposta muito atrativa, com isso deseja que eu vá com ele, sendo assim, quer que casamos para que eu possa o acompanhar.
Estou no 6° período da faculdade, mas na cidade possui muitas instituições de ensino. Assim que ele recebeu a proposta me ligou de imediato perguntando o que eu achava, atitude a qual me deixou muito feliz.

Eu sou muito feliz ao lado dele e sou muito bem tratada algo que nunca tive em minha vida.
Tenho muita dúvida do que fazer, se devo ir, se devo ficar.

A melhor resposta 18 ABR 2023

Olá, Karen!

Parece que você está dando o início de vários passos em sua vida, sendo ele profissional e pessoal. Imagino, que realmente não são decisões fáceis a serem tomadas. Elas envolvem muitas emoções, sentimentos e decisões difíceis, como deixar o local de moradia, provavelmente a sua faculdade e pessoas queridas e próximas a você.
Visando que no momento a oportunidade positiva está sendo para o seu namorado, não que para ele também não seja fácil tomar tantas decisões neste momento. A decisão do casamento é muito importante quando envolvem duas pessoas que se amam e que planejam uma vida juntos, você consegue se imaginar nessa nova realidade?
Imagino o quanto tenha ficado feliz, dele envolvê-la em sua vida e por mostrar que você é importante para ele nessa nova caminhada para seguirem juntos.
Se realmente a sua decisão é seguir com ele, já verificou se existe a possibilidade de realizar o seu curso pela própria unidade de forma de EAD? Será preciso mudar de instituição?
Conhece o local novo possível de moradia? Se fizer uma mini férias com ele, para conhecer melhor o local e tentar se possível uma adaptação?
Por mais que esteja em um momento de muitas emoções, algumas positivas e outras um pouco mais complexas, talvez vale a pena refletir de forma mais racional, pensando exatamente no que a Karen deseja para ela neste momento.

Desejo que pense em você refletir no que for o melhor!
Se eu puder ajudar de alguma forma, sigo à disposição.

Adriana Naira Thompson Psicólogo em Brasília

2 respostas

17 ABR 2023

olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só marcar uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

17 ABR 2023

Olá Karen! Obrigado por se colocar. Para te ajudar a construir solução consistente de melhor escolha, precisaremos de mais dados. Por exemplo: sendo sua faculdade pública, você não deve abrir mão para concluir em particular. Qual será tua idade? Qual o grau de aprofundamento do namoro. A princípio, pelo forma como escreveu, teu texto sinaliza maior probabilidade de você terminar sua faculdade onde está. Namoro é experiência, muito mais de amadurecimento e conhecimento do que de certeza de casamento harmônico. Considerando que a nossa sociedade é complexa, antes dos vinte e cinco anos de idade, precisamos cuidar mais de estudos consistentes, turma de colegas e conhecidos éticos e saudáveis, cuidar de prática de esportes coletivos de contato, cuidar mais de aprofundamento cultural e artístico do que de ficar juntos. Morar juntos é algo que exige muita segurança. Você, pelo descrito, encontra-se insegura. Após formada, como quererá lidar com a prática da profissão com consistência, evolução e aprofundamento?
Recomendo que consulte um psicólogo especializado em orientação ocupacional.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8689 respostas

17 ABR 2023

Conversar com ele sobre seus objetivos de vida também, se for possível continuar seu curso lá nesse novo local, avaliar se é o que você quer, já que se sente feliz ao lado dele, não deixar seus projetos de lado só por empolgação. Caso queira um direcionamento maior, estou à disposição.
Steffany Alves
CRP 22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

16 ABR 2023

Olá Karen,

Obrigada por nos escrever. Momentos de mudança podem por vezes causar angústia e, se você se encontra sem saber o que fazer, te sugiro a colocar em um papel duas colunas, uma de prós e outra de contras para te ajudar a ter maior clareza. Escolhas sempre vão exigir que abramos mão de algo para obter outra. Boa sorte e conte conosco, caso queira aprofundar esse diálogo.

Um abraço!

Pâmela Fernandes Psicóloga Psicólogo em Natal

64 respostas

16 ABR 2023

Karen Lopes
Sobre voce mesma, só voce tem o poder de escolha e decisão.
Claro que cada escolha gera seus resultados pelos quais é diretamente responsável.
Avalie e escolha o que for melhor para a tua realização profissional porque, antes de companheira e esposa, voce tem o teu objetivo de vida.