Conflito entre o que eu quero e o que minha mãe quer. O que fazer?

Feita por >Yara · 10 abr 2018 Terapia familiar

Bom, tenho 22 anos e terminei minha graduação no final de 2016. Nessa época, já fazia alguns meses que eu estava conhecendo um rapaz e então resolvemos começar a namorar, sendo ele meu primeiro namorado.

Minha mãe tem um "coração" muito bom, porém sempre teve uma personalidade muito difícil: ela tem reações explosivas e desproporcionais às situações, além de ser muito religiosa e não aceitar a opinião dos outros. Em geral, qualquer conversa com ela termina em briga. Ela também é muito superprotetora em relação a mim, à minha irmã (25 anos) e ao meu irmão (28 anos).

Enfim... por conta do jeito da minha mãe, eu sempre tive muito medo dela. Por exemplo, quando foi pra comunicar que eu estava namorando (isso já aos 22 anos) desse meu primeiro namorado, eu estava tremendo dos pés à cabeça. Ela não ficou brava, mas muito inconformada e surpresa com a notícia, pois eu mal tinha terminado a faculdade e já estava namorando (posteriormente, em momentos que ela estava com raiva, ela usaria isso pra dizer que meu namorado tinha sido "meu único diploma").

Bom, de qualquer forma, eu o levei pra conhecer meus pais. Foi uma conversa saudável, sem nada demais. Mas minha mãe se incomoda com o fato do meu namorado ter um jeito mais introvertido, não cumprimentar com beijo no rosto, etc.

Ao longo desse tempo que estamos juntos, só podemos nos ver nos fins de semana, pois somos de cidades vizinhas. E isso sempre causou dor de cabeça, pois, segundo minha mãe, vê-lo todos os fins de semana era muita coisa e, como eu tenho que pedir autorização à ela pra tudo, diversas vezes ela dizia que eu não iria vê-lo. Entretanto, apesar de não aceitar, ela já permitiu que viajássemos algumas vezes juntos.

Fiz esse panorama todo pra contextualizar um pouco o drama que estou vivendo hoje. Hoje estou com 23 anos e eu e meu namorado estamos juntos há mais de 1 ano, nos amamos, temos jeitos parecidos, concordamos e discordamos de forma semelhante em relação à maioria das coisas. Já faz algum tempo que queremos ter uma vida juntos, ele já tem 28 anos e é estável profissionalmente, mas eu estou desempregada desde que terminei a faculdade e onde moro não há perspectivas de emprego pra mim. Recentemente, ele me fez a proposta de morarmos juntos e que eu trabalhasse com a mãe dele em algo informal, de forma que seria possível ir juntando dinheiro pra fazer nossa cerimônia de casamento, até que eu conseguisse um emprego ou consiga passar em um concurso para qual estou me preparando.

Quando eu contei dos nossos planos pra minha mãe, ela só faltou ter um ataque cardíaco. Disse que a proposta dele era um desrespeito a ela e meu pai; que eu a estava traindo por termos combinado isso sem incluí-los nisso; que a proposta de eu trabalhar temporariamente em algo informal com a mãe dele foi absurda, já que tenho nível superior; que se eu fizesse isso ela nunca mais iria querer saber de mim e que não me aceitaria de volta se desse errado. Além de ter mandado áudios para meu namorado, gritando com ele, também dizendo pra mim que não aceitaria mais meu namoro com ele. Foi uma confusão só...

Então, depois de uma conversa com meu namorado, decidimos que iríamos já casar no papel, e depois de um tempo, faríamos a cerimônia, além de combinar todos os detalhes. Entretanto, no dia seguinte, ele me mandou uma mensagem dizendo que tinha pensando melhor e que achava melhor não fazermos isso, pois achava que eu não tomaria essa decisão sem aprovação da minha mãe, que ela sempre exerceria controle sobre mim e que ele não conseguiria lidar com ela.

Por outro lado, minha mãe também não o aceita mais e que, se eu fizer isso, eu a perderei.

Preciso muito de um aconselhamento: devo seguir o que minha mãe quer (terminar meu namoro) ou o que eu quero (me casar com meu namorado)?

A melhor resposta 11 ABR 2018

Olá Yara, boa tarde,

Infelizmente (ou felizmente), ninguém pode dar uma resposta por você. Principalmente numa escolha de vida tão importante quanto esta. Escolhas implicam em perdas de um lado, e de outro, ganhos. Você deve pôr na balança e verificar prós e contras.
Por um lado, você se deixa controlar por tua mãe, será que não está sendo “confortável” pra você alguém sempre fazendo escolhas e direcionando teu caminho? Por outro lado, também quer alguém do teu lado te ajudando e sendo tua companhia (no caso teu namorado), mas já pensou no futuro, se você for morar com ele e trabalhar com tua sogra e se a coisa tomar um outro rumo e você se tornar dependente dele ou da sogra como hoje é da tua mãe?
Será que só existem esses dois caminhos, ou você não está olhando de um ângulo mais ampliado. Conquiste tua independência a nível emocional e financeiro antes de tomar uma decisão que afetará todo o teu futuro. Podem existir outra alternativas e você não estar enxergando.

Giseli Nunes Pereira Psicólogo em São Paulo

30 respostas

11 ABR 2018

Olá, Yara.
Você disse.muito sobre a sua mãe, mas não disse como são os outros membros da família, se alguém te apoia, qual a opinião deles, isso pode te ajudar a ver a situação com outros olhos, é importante você descobrir o quê realmente quer fazer, pois qualquer escolha vai te trazer alguma perda, mas tem que escolher de uma forma a se sentir mais feliz.
Procure por terapia caso não consiga tomar a decisão sozinha.
Qualquer dúvida estou a disposição.

Fernanda Veronesi de Menezes Psicólogo em São Paulo

547 respostas

11 ABR 2018

Yara, que situação complexa! Imagino sua angústia com esse dilema. Pelo seu relato você considera muito sua mãe e a respeita, mas ela não parece enxergar isso. Já seu namorado te propôs algo, mas precisa que você esteja firme em sua decisão. Acredito que uma ajuda psicológica te ajudaria a escolher que caminho tomar, mas o ideal é que você faça psicoterapia regularmente. Como aconselhamento breve, o que posso te dizer é: tente ouvir seu coração, que escolha corresponde ao que você quer para sua vida? Qualquer que seja escolha, você também terá que bancar uma perda, infelizmente, isso é inevitável.

Psicóloga Thatiana Fraga Psicólogo em São Paulo