Minha psicóloga disse que meus pais me tratam mal, por isso estou sempre doente?

Feita por >Orbit · 7 ago 2020 Terapia familiar

Sofro de ansiedade desde os 12 anos, e depois de muito pedir aos meus pais para ir ao psicólogo, eles só me levaram para terapia após um surto com sintomas fisicos que me fez ficar internada aos 17 anos. Agora, com 19 anos, os sintomas vem piorando e atingindo meu humor, minha personalidade e minha saúde mental. Até então achei que eu estivesse causando isso, todo dia procurava algo para me distrair, me alegrar e quando n conseguia me culpava e vinha outra crise. Na minha ultima crise fiz uma terapia urgente e minha pscicologa se irritou muito quando viu minha situação, mesmo sem eu falar quase nada, ela disse que eu não estava bem e chamou meus pais. Ela "brigou" muito com eles, disse que eles me tratam diferente da minha irmã, que mostram desinteresse quando tem haver comigo e queria que eles deviam ajudar ela a me fazer seguir minha vida. Também me disse que eu sempre coloco os outros em primeiro lugar tanto que, em todas as terapias, eu falava mais dos outros que de mim mesma, como se eu não fosse protagonista da minha própria vida. Após o ocorrido tenho observado meus pais, pois nunca cogitei indiferença deles em relação a mim. E estou triste em perceber que tudo que ela disse parece verdade, eu não quero aceitar, tenho medo, se ela estiver certa, o que acontece depois?

A melhor resposta 9 AGO 2020

Oi Orbit. Grato por participar. O teu processo de psicoterapia é tão profundo, tão amplo, composto de tantas particularidades que, por mais que você se esforce, as palavras não darão conta de descrevê-lo, nem devem. Com essa reflexão inicial quero dizer que certamente há um contexto muito rico para as colocações da psicóloga. De outro lado, os pais, que convivem, desde que estamos sendo gestados, com profunda intensidade com a gente trocam conosco e representam incomparável profundidade. . Então, se a psicoterapia é complexa, a convivência entre pais e filhos, extremamente mais. A imensa maioria dos pais, com erros e acertos, com coerências e incoerências, com fraquezas e forças, com saberes e ignorâncias, sempre querem, segundo a visão deles, o bem de seus filhos. Os filhos apresentam expectativas em relação aos pais, e também querem o bem dos pais. Ocorre que, para caminhar sozinhos na vida, precisamos de certas atitudes, que nossos pais, por terem vivido um pouco mais e por gostarem da gente, acreditam ter a medida razoável. A medida razoável precisa que pais alertem filhos, coloquem limites, previnam problemas; filhos precisam construir gradativamente sua autonomia, convencer aos que os amam (pais), de que saberão lidar com os perigos e decisões, precisam somar seus raciocínios aos dos pais e construir algo mais aperfeiçoado. Esse processo dura muitos anos: vai por exemplo, desde o primeiro ano, andar sem cair e sem apoio, até, muitas vezes os quarenta anos: empregabilidade, autonomia de direcionamentos de saúde dos filhos, controle financeiro, etc. Note que os viciados, os religiosos ingênuos, os constantes desempregados sem ser por escolha, por exemplo, nunca atingem essa maturidade.
O amor do outro a mim eu não posso controlar, mas meu valor, minhas construções, minha honestidade, minha alegria, minha rotina de vida, incluindo pensamento, comportamento e linguagem, eu posso direcionar. Certamente, aos dezenove anos, você caminha por construir a predominância de tuas gratificações em você mesma, incluindo a interação com os pais, mais incluindo milhares de outras frentes de vida.
Espero ter ajudado. Estarei à disposição para esclarecimentos e possíveis aprofundamentos.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia, saia de casa somente para o que for relevante, com máscara, higiene e distanciamento físico: minimize a possibilidade de chorar a morte de mais uma pessoa próxima!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.