Minha namorada tem depressão, como devo agir?

Feita por >henrique · 5 jun 2017 Depressão

Minha Namorada tem depressão, já diagnosticada e está em tratamento. Eu tenho ajudado como posso, e não tenho problemas com isso, porém sinto a falta de da atenção e as vezes acabo desabafando pra ela. Estamos conversando sobre dar um tempo, por sugestão dela, pois ela acha que está me fazendo mal. Estou fazendo terapia e procurando me cuidar para apoia-la da maneira correta. Porém, estou muito triste e desconsolado, pois ela tem uma filha que assim como ela, eu amo muito. Como devo agir...dar o tempo ou delimitar apenas um espaço com regras?

A melhor resposta 6 JUN 2017

Boa noite Henrique, o fato de voce já esta fazendo terapia já é um bom começo para auxiliar sua namorada, nesse momento a melhor coisa que você pode fazer por ela é esta junto, dando o apoio que ela precisa, pois você estará reconfortando-a, ouvindo-a. Você pode simplesmente sentar-se junto à pessoa que enfrenta o problema da depressão e fazer-lhe companhia, não dizer nada ou segurar na sua mão e dizer a ela o quanto você a ama e que está disposto a ajudá-la, que vocês juntos irão vencer essa situação.
Algumas vezes você poderá sentir que seu apoio não está surtindo o efeito que voce esperava, numa situação dessas a probabilidade de você sentir-se perdido é enorme, sem saber que postura adotar. Talvez você já tenha passado pela experiência de dar algum conselho que não foi bem aceite. Saiba que mesmo ela tenha pedido um tempo, não é o que realmente o que ela sente, pois mãe e filha precisam ter alguém que realmente se importe com elas. Sugiro que vocês continuem com a terapia. Estou a disposição.

Branca Marques Thome Psicólogo em Manaus

224 respostas

12 JUN 2017

A Psicoterapia tem como objetivo auxiliar pessoas em sofrimento, ou dificuldades com a vida, e que não conseguem resolver sozinhas.
Durante a terapia, o analisando é convidado para explorar seis afetos, pensamentos, comportamentos e fantasiadas presentes no cenário de seu sofrimento. Atenciosamente, Aline M.S.De Coster.

+info: http

Aline De Coster Psicólogo em Rio de Janeiro

608 respostas

6 JUN 2017

Olá. Por que desistir quando existe amor?
A depressão melhora, precisa de tempo pra isso..... Ela deve estar em terapia, tomar medicação e tudo vai se ajeitar. Auxilie-a a procurar uma terapia. Às vezes a pessoa não tem animo nem pra se cuidar quando está depressivo. Precisa de ajuda..... Um abraço.

Denise Ferreria Ghigiarelli Psicólogo em Arujá

57 respostas

6 JUN 2017

Olá Henrique!
Tente canalizar tais emoções em sua terapia para que seja possível se fortalecer emocionalmente não sofrendo tantos prejuízos com a ´´ausência`` de sua namorada neste momento.
A depressão envolve indisposição, falta de libido, alterações no humor, entre outros e neste momento você terá que lidar com tais limites que ela possui sem entender como pessoal.
Continue trabalhando estas questões pessoais e tente respeitar os limites dela neste momento.

Abraços

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

6 JUN 2017

Boa noite Henrique. Então, Na depressão, a pessoa se sente confusa, perdida, com dificuldade para tomar decisões, e ,muitas vezes, o sentimento de culpa faz com que ache melhor se afastar das pessoas que ela ama, por achar que está atrapalhando e fazendo mal para pessoa... Logo, pode ser por isso que ela tem falado em dar um tempo... Mas fazendo terapia e pesquisando sobre a depressao, vc e ela conseguirão entender melhor à como lidar com tal situação, e acredito também que vc já está Ajudando... Desejo melhoras. Att, Débora Da Rós

Débora da Rós e Silva Psicólogo em Vitória

37 respostas

6 JUN 2017

Olá!
Segundo seu relato, você já se encontra em terapia, e isso já é uma questão muito importante.
Acredito que todas estas questões que você apontou e relatou aqui, podem ser levadas para sua análise e trabalhadas em sessão.
Lidar com todos esses questionamentos, dúvidas e tomada de decisão, acredito que não deve estar sendo fácil. Porém, o profissional pode te auxiliar neste processo da melhor maneira possível.
Fico a disposição!

Jessica Moreira Carvalho Psicólogo em Londrina