Minha filha tem medo de fazer cocô

Feita por >Vitória Sueiro · 21 abr 2022 Psicologia infantil

Minha filha tem 3 anos, tem muito medo de fazer coco no vazo. Quando bb teve muita prisão de ventre que tinham que ser usadas supositório indicada pela pediatra, fico pensando se é por causa disso. Mas xixi ela faz no vazo, porém coco não, ela chora e berra, tá difícil até ir pra escola, preciso de orientação, o que deve ser isso?!!!

A melhor resposta 22 ABR 2022

Oi! A criança nessa idade tem uma relação muito importante com as funções fisiológicas. Se ela está tendo dificuldades com essa questão, pode ser que ela esteja vivendo alguma reação à um trauma. Vale a pena levar à um terapeuta infantil para que ela consiga trabalhar essa questão.

Psicóloga Larissa Silva Psicólogo em Belo Horizonte

62 respostas

22 ABR 2022

Oi Vitória Sueiro,
Tua filha está passou/passando pela fase de controle dos esfinteres e muitas vezes sofre as repreensões que o ambiente exerce sobre ela ("cuidado, isso se faz no banheiro... me avisa... não faz nas calcinhas... eu te disse para me chamar...") coisas desse tipo e ela, mesmo sendo criança se sente muito envergonhada, se sente humilhada e a forma que tem de não passar por esta situação é prender o cocô, evitar ser humilhada. Então, precisa ver a forma como ela é tratada e nunca repreender ela, o controle total ela vai ter entre 4 e 5 anos.
Então se acontecer novamente, aceitar como normal... ela apenas não tem o controle do corpo dela completo ainda.
Fazendo a sua Psicoterapia, a sua análise, vai entender melhor isso.