Minha filha de 5 anos tem medo de fazer cocô no banheiro

Feita por >Karla Angelo · 1 jul 2021 Psicologia infantil

Não consigo entender pq está dificuldade já faz xixi no banheiro sozinha.
Mais cocô não tem conversa fala que tem medo não consigo compreender? Acho que tem nojo. Pq quando faz na fralda o coco não pode encosta nela de forma alguma pq senão o choro concerteza.
Obs. Quando ela acha que o banheiro está sujo ela também não faz xixi.
Já expliquei a ela que é normal ir ao banheiro fazer xixi e cocô.
Noa sei mais o que fazer? Poderia me ajudar?

A melhor resposta 3 JUL 2021

Olá Karla! Grato por perguntar. Será que isso acontece desde os dois anos de idade? Ela está frequentando escola?
De alguma maneira, sem que vocês se dessem conta, ela desenvolveu essa forma de lidar com a excreções. Primeiro é preciso fazer a ajuda a ela com amor, paciência, empatia e explicações; segundo: o exemplo fala mais alto do que as palavras, fale e pratique sobre esses atividades corporais com naturalidade e didática.
Será que as fezes dela estão com consistência que não causem dor? Poderá haver alguma dor ao urinar?
O ritual de alimentação e ida ao banheiro devem ser disciplinados e acolhedores.
Trata-se de um caso, geralmente de fácil compreensão e solução. Questões mais detalhadas e específicas poderão ser ponderadas em coleta científica de dados, por parte de um psicólogo, pra que se possa realizar orientações específicas e mais ricas a vocês.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de índices elevadíssimos de pándemia, evitemos mais mortes - O Brasil apresenta o pior índice de mortes de mundo. Façamos fechamento total por quinze dias, para que obtenhamos os mesmos benefícios que Araraquara, tanto para a saúde, quanto para a economia. Utilizemos máscara, higiene, distanciamento físico, vacina obrigatória e rápida para todos e por todos, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.