Minha filha não quer sentar no vaso para fazer cocô

Feita por >Lo · 27 jan 2022 Psicologia infantil

Sou Larissa e tenho uma filha de 4 anos e 2 meses no atrasei o desfralde pois minha filha tinha prisão de ventre até os 2 anos, depois ela conseguiu aprender a ter controle e achei q poderia tirar a fralda e ela começou a fazer cocô na calcinha, agora ela só faz cocô em pé e na calcinha, já conversei com ela, expliquei, já forcei ela a sentar no vaso, já mostrei vídeos mas não ela não se convenceu pede pra fazer cocô na calcinha e começa a chorar, se bater e gritar não sei mais o q fazer pra ajudá-la. Agora tenho conversado direto com ela, pois está se tornando um problema já q ela está tendo crises de verme por conta do cocô na calcinha.

A melhor resposta 29 JAN 2022

Oi Larissa, sua filha está traumatizada e emocionalmente abalada, provavelmente porque percebeu que não estava conseguindo dar as respostas que voces adultos exigiam dela nesta fase do desfralde. É uma fase muito problemática porque ela não tem controle do xixi e do cocô, não é que ela não queira ter... Ela NÃO TEM CONTROLE AINDA. o processo de mielinização da coluna não completou esta fase ainda e ela se sentia muito incomodada com os xingamentos e o incômodo que causava por fazer nas fraldas e pior agora, que já não usa mais.
O momento exige paciência e aceitação do estado dela. Aceite-a assim mesmo, retire a censura, deixe ela sujar tantas quantas calcinhas forem necessárias. Ela não pode ser envergonhada por causa disso. Aceite isso como normal. Quando ela se sentir segura e aceita, ela muda. Não force a barra!

5826 respostas

28 JAN 2022

Bom dia, Lo,

Normalmente este é um comportamento de medo e angústia. Toda criança reflete sua relação com os pais. E esta dificuldade, caso não seja por fatores orgânicos (um pediatra já foi consultado a este respeito?) ela pode estar demonstrando um receio muito grande de estar por perto, tendo nesta disfunção uma maneira de mantê-la próxima.

Como anda a relação familiar? Ela tem outros irmãos? Vocês se dão bem ou há discussões em casa?
Crianças são muito sensíveis a estes fatores, e por não saber verbalizar os sentimentos, acabam por expressá-las através do corpo.

Seja como for, a psicoterapia pode ajudar a lidar com estes fatores.
Caso tenha interesse, fico à disposição.

Felipe Moreira Psicólogo em São José dos Campos

448 respostas

28 JAN 2022

Olá Lo! Grato por escrever. O fato de sua filha ter quatro anos, provavelmente não estar frequente ambiente com outras crianças, apresentar históricos anteriores, associados ao problema, sugiro que contate um de nós, psicólogos, para que possamos, junto com você, compreender minuciosamente, detalhadamente, a história dela. Assim, com os dados específicos, poderemos, de forma certeira, te ajudar a reconstruir rotinas e significados, para essa questão dela.
Estaremos a disposição.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Mascare-se! Limpe-se! Aproxime afetivamente! Afaste-se fisicamente!
Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8654 respostas

28 JAN 2022

Oi lo
Primeiro gostaria de te tranquilizar que não és a única mãe que está com dificuldades, em relação ao cocô, com tua pequena.
Para as crianças entenderem melhor, brincadeiras , formas lúdicas são as mais eficazes.
Mas claro que não será de primeira nem de segunda mas logo entenderá.
Muito calma e paciência das pessoas que tenham vínculo mais direto com tua filha.
Se achares necessário consulte uma profissional psicóloga que atua na área da infância para te auxiliar.
Abs

Andréia Maria Duarte de Oliveira Psicóloga Psicólogo em Porto Alegre