Minha ex terminou comigo e pediu tempo.

Feita por >Augostinho Carrara · 7 ago 2024 Abordagem psicológica

Eu e minha ex namorada terminamos o namoro há 22 dias. No dia do termino, fui a casa dela, ela estava bem triste, disse que era a decisão mais difícil da vida dela, pois ela ainda me amava muito, conversamos sobre o término, saímos pra jantar, vimos filme, tomamos vinho e acabamos dormindo juntos. No dia seguinte, fui até a casa da avó para me despedir da família dela, todos estavam muito tristes e torcendo para uma possível volta. Quando estava pronto pra ir embora, minha ex entrou no carro, disse que eu tinha que mudar pra podermos voltar e me beijou.
No dia seguinte, acordei muito triste e decidi mandar mensagem pra ela. Ela me disse que sentia falta mas o término era necessário. Disse que tinha que focar em mim e esquecer um pouco o relacionamento. Disse também que eu precisava parar de procurar ela. Dias depois, voltei a procurar ela e ela sempre falava a mesma coisa, “dê tempo ao tempo “, preciso de tempo e espaço pra sentir sua falta”, se você não parar de me procurar não vou sentir sua falta”.
Após essa mensagem, decidi cortar o contato. Após alguns dias, vi que ela abriu o Instagram, começou a postar fotos se divertindo e começou a seguir outros caras.
Aquilo me deu um aperto no coração e decidi mandar mensagem. Ela respondeu falando as mesmas coisas e disse que achava que nossa história nao tinha acabado e que o foco dela não era se envolver com ninguém. Achei melhor então parar de seguir ela, pois precisava me curar. Após um tempo ela veio reclamar que havia parado de seguir ela, disse que isso tornaria a volta mais difícil. Após dois dias, resolvi que o melhor a se fazer era bloquear ela pois eu acabava checando o perfil dela. Achei melhor avisar ela e ela me disse que eu estaria colocando um ponto final de vez em nossa história, falei que ela sabia onde me encontrar, seja por endereço ou telefone. Ela disse que tudo bem mas que não podia prever o futuro. Falou que o motivo por termos terminado foi pq não me interessava tanto em conversar sobre casamento e vida a dois. Pena que se ela tivesse esperado mais um mês saberia que os nossos interesses estavam alinhados. Ia pedir ela em casamento no nosso aniversário de namoro. Enfim, apesar de rastejar e ir atrás dela, ela nunca falou que não temos volta ou que não gosta mais de mim. Sempre me fala pra mudar, sumir e deixar ela sentir falta. Quando achar que eu mudei procurar ela e se ela achar que mudei ou que sente minha falta, vai me procurar. Gostaria de reconquistar ela novamente.

A melhor resposta 8 AGO 2024

Olá Augustinho!
Pelo seu relato, dá para perceber que ela( sua ex namorada) está confusa e "jogando" a responsabilidade de mudança p cima de vc. Vc que tem que chegar na consciência que precisa mudar algo em vc, mas mudei por vc, para seu crescimento. Quando ela fala que não é mais para procura- lá pq ela quer sentir sua falta, então faça isso, vai cuidar de vc.
Para amarmos alguém realmente, devemos nos amar em primeiro lugar, até p estabelecermos limites até onde permitimos que O Outro nos afetem a ponto de acharmos que temos que agradar sempre.
Cuide de vc, se priorize e entrega essa relação nas mãos de Deus. O que for para ser, será.
Fique bem!

Paola Severo de Severo Psicólogo em Santa Maria

1 resposta

12 AGO 2024

Ola Augostinho,
A situação que você descreveu é bastante delicada e envolve uma mistura de sentimentos intensos, tanto da sua parte quanto da parte da sua ex-namorada. Durante esse período de separação, é importante que você também cuide de si mesmo. Use esse tempo para refletir sobre o relacionamento, suas próprias necessidades e como você pode crescer individualmente. Às vezes, o tempo separados pode ajudar a fortalecer ambos e proporcionar uma perspectiva mais clara sobre o que realmente importa.
Sua ex mencionou que espera ver mudanças em você. Isso não significa que você deve mudar quem você é, mas pode ser uma oportunidade para trabalhar em aspectos que talvez precisem de atenção, tanto para o seu bem quanto para o bem do relacionamento. Pense em quais áreas da sua vida você gostaria de melhorar e comece a trabalhar nelas.
Por mais difícil que seja, dar espaço para que ambos possam refletir e crescer pode, no final, fortalecer não apenas o relacionamento, mas também a si mesmo.
Fazer terapia pode ser algo que te ajuda a entender suas questões sobre tudo isso. Se precisar estou à disposição.
Marília - psicóloga de abordagem psicanalítica

Marília Figueiró Bueno de Oliveira Psicólogo em Ribeirão Preto

168 respostas

9 AGO 2024

Olá, que bom que você deu o tempo que ela pediu e se posicionou diante do que te angustiava, deixando de segui-la. Pelo seu relato, ao decidir pelo término, ela não buscou uma conversa direta e sincera, deixou solto. Sinto que ela não quer ficar, mas também não que te perder, então o coloca como culpado de um término definitivo, para tentar segurá-lo ainda fixado nela, até ela decidir ficar ou não. Sugiro que aproveite esse momento pra você. Como você disse: "ela sabe como entrar em contato com você" se sentir a sua falta, vai procurá-lo, ai é a sua vez de abrir o diálogo e ver as expectativas dela em relação ao namoro e se você ainda esta disposto a reatar. Fico a disposição, abraços!

Adriana Gonçalves Psicólogo em Belo Horizonte

347 respostas

8 AGO 2024

Augostinho,
Ela foi bem clara: pare de me procurar!
Por que você insiste?
Entenda o significado de "voce tem que mudar"...
Pois mude, deixe de esperar por ela, você não tem que esperar nada de ninguém.
Você tem que viver a tua vida, te realizar, em todos os sentidos.
Você não nasceu para realizar ela... nasceu para SE realizar e ser feliz.
Cada um é responsável por si mesmo, seguir o fluxo da vida!
A vida deu a cada um a liberdade para fazer experiências, escolher, mudar, escolher novamente para ter melhores resultados.
Ela pode estar muito confusa, não experimentou, deixe ela fazer as suas escolhas e você tambám faça as tuas escolhas.
Cada escolha gera seus resultados, suas consequências, abre caminhos diferentes...
Siga o teu caminho pois, o que tiver que ser, será.
Abraços

6349 respostas

8 AGO 2024

Parece que você está passando por um momento muito desafiador e doloroso, o que é totalmente compreensível. Términos de relacionamento podem trazer à tona uma série de emoções complexas, e é importante permitir-se sentir e processar tudo isso no seu próprio tempo.

Sobre a situação que você descreveu, parece que há muitas nuances envolvidas, tanto para você quanto para sua ex-namorada. Respeitar o espaço que ela pediu e, ao mesmo tempo, cuidar do seu próprio bem-estar emocional são passos importantes. Pode ser útil refletir sobre o que você realmente deseja para si mesmo e como pode encontrar um equilíbrio entre seus sentimentos e o respeito pelos desejos dela.

Entendo que você gostaria de reconquistar sua ex-namorada, mas também é essencial focar em sua própria cura e crescimento pessoal durante esse processo. Talvez seja interessante considerar o apoio de um profissional de saúde mental para ajudar a navegar por esse período e encontrar formas saudáveis de lidar com esses sentimentos.

Lembre-se de que cada pessoa e situação são únicas, e não há uma "resposta certa" para tudo isso. O mais importante é encontrar um caminho que esteja alinhado com seus valores e que promova seu bem-estar emocional.

Crislayne Marques Psicólogo em Rio Largo

10 respostas

8 AGO 2024

Bom dia, Augustinho! Grato por escrever. Tua antiga namorada pareceu, na maior parte do conteúdo, coerente. Instagram e demais redes sociais, são fantasias distorcidas, afastadoras da realidade, infantilizadoras, fantasiosas. Teu jeito e teu conteúdo indicam que vocês precisam amadurecer. Namoro é experiência, muito mais para amadurecimento , conhecimento mais de perto, do que para evoluir. Até os vinte e sete anos, em sociedade complexa como a nossa, é preciso priorizar estudos sérios, trabalho comprometido, turmas de colegas e conhecidos que sejam éticos e saudáveis, esportes coletivos de contato, grupos de estudos, teatro, arte, cultura, viagem.
Namoro terminado deve ser objeto de respeito para com a decisão tomada. Demoramos muito a vivenciar a consistência de modificações adequadas.
Olhe para outros motivadores e metas de vida. Quais são suas metas?
Vamos refletir e organizar de forma profunda e praticável!
Atenciosamente,