Minha autoestima e autoconfiança

Feita por >Kessian · 4 ago 2023 Autoestima

Eu realmente não consigo me achar bonita, não me sinto confiante, se não ter aprovação positiva de alguém, é estou trabalhando nessa parte, mais as vezes entro em Crise existencial porque não me achar capaz de nada, não me achar bonita e nem boa em nada, não tenho muitos amigos e isso eu me culpo, como se eu fosse uma aberração. Já tentei mudar isso, mais raramente as crises voltam. E começo a chorar, me prendo em casa. O que faço para melhorar em relação as crises existenciais?

A melhor resposta 6 AGO 2023

Kessian
Precisa saber quem é você. Voce não se conhece, não sabe da tua identidade e nem do teu objetivo de vida.
Tudo o que sente é consequência por ter se adaptado ao que os outros quiseram que você fosse, abdicou da tua inteligência vital para seguir o que os outros exigiam. Por isso as crises, o sentimento de vazio interior, de achar que não presta para nada, que não sabe de nada.
Essas são as informações que estão na tua mente e que precisam ser corrigidas, deletadas e colocar outras coisas, novas referência para as suas escolhas e decisões. Voce precisa resgatar a sua inteligência vital.
Voce tem exatamente o corpo que você precisa para cumprir com o teu objetivo de vida.
Voce não nasceu para ser amada, aprovada, validada por outros. nasceu para se realizar e ser feliz.
Dane-se a opinião dos outros.
Seja como você quer ser e não como os outros querem.
Faça Psicoterapia para se reforçar e iniciar esta caminhada
Abraços

5817 respostas

7 DEZ 2023

Kessian, em alguns momentos nós não teremos aprovação positiva das pessoas. Depender da opinião das pessoas te faz ser servo do amor da outra pessoa. É importante descobrir os seus valores para não se apoiar no outro. Se conhecer vai fortalecer a sua autoestima e assim, poderá te fazer sentir-se capaz de realizar o que deseja como: aumentar o seu ciclo de amizade, colocar em prática algumas metas, dentre outros.

Procure ajuda psicológica.

Fico a disposição.

Suely Barros Psicólogo em Rio de Janeiro

44 respostas

17 AGO 2023

Olá Kessian, obrigado por trazer sua pergunta. A autoestima ela vai sendo construída e moldada na infância, com as experiências e interações que o indivíduo vai elaborando. Quando essa autoestima não é estimulada, quando é minada ao longo do tempo, quando o indivíduo recebe muitas críticas, quando vai sendo invalidado, isso é um fator preponderante que vai afetando negativamente a autoestima. Vão surgindo, como no seu caso, pensamentos negativos e de menos valia de si mesmo, pensamentos de incapacidade. Enquanto você tomar esses pensamentos como verdades, nada muda. Existe uma diferença entre enxergar a realidade baseada nos pensamentos e fantasias e enxergar a realidade de forma realística, baseada nos fatos. Mas não existe uma regra que eu possa te ensinar aqui para você melhorar, estou trazendo uma reflexão. O ideal seria mesmo você buscar ajuda profissional, um psicólogo, para trabalhar essas questões de modo mais direcionado. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

10 AGO 2023

Kesian, não sei o que você entende por melhorar.
Mas uma saída é fazer um acompanhamento psicoterapêutico. Entender como e de onde vem essa insegurança pode ser um começo para se reposicionar diante de você mesma e das suas relações.

Psicóloga Bruna Meyrelles de Melo
CRP 16 7493
Atendimentos Online

Bruna Meyrelles de Melo Psicólogo em Serra

42 respostas

6 AGO 2023

O primeiro passo a analisar é o que você fez que se acha uma aberração?
Outro ponto a trabalhar, você sozinha deve se elogiar e não esperar pelas pessoas.
Tudo isso será trabalhado em terapia.eu atendo online caso queira ajuda, me procure

Érika Dipe Psicólogo em São Joaquim da Barra

49 respostas

5 AGO 2023

Olá, Kessian,
Sinto por seu sofrimento.

A gente se sente perdido às vezes na vida, seja por falta de apoio, seja por falta de alguma habilidade social, ou porque, por alguma razão, valorizamos mais o que vem de fora do que o que vem de dentro.

Olhar para si com amor é mais do que se sentir bem consigo, é buscar o cuidado que ninguém nos dá, a aprovação que não temos, é orgulhar-se das pequenas conquistas e se perdoar pelos erros.

Para poder ajudar de forma adequada, precisaria de mais informações, mas, sugiro que busque por ajuda profissional.

Se quiser conversar mais a respeito, sinta-se à vontade para me contatar

Sinceros desejos de boa sorte,
Rafael Silva

Rafael Santos Silva Psicólogo em São Paulo

70 respostas

5 AGO 2023

Olá Kessian, um passo importante é buscar ajuda profissional. Crises existências precisam de suporte para o autoconhecimento. Invista na terapia.
Espero ter te ajudado.
Abraços,
Mariana

Mariana Coury Nassar Ferreira Godoi Psicólogo em Goiânia