Conclusão da graduação. Mexeu muito com a minha autoconfiança e autoestima.

Feita por >Ana Flávia · 1 mai 2024 Autoestima

Olá! Sempre quis estudar engenharia e estou concluindo o curso. Falta uma prova para eu finalizar a graduação. Recentemente me mudei de cidade para morar sozinha e trabalhar. Falta essa prova para eu concluir a faculdade essa é a única matéria que reprovei/fiquei de recuperação durante todo o curso. Estou me sentindo bem cansada pois trabalho o dia inteiro e não estou conseguindo me concentrar para estudar. Sei que vai dar tudo certo mas isso mexeu muito com a minha autoconfiança e autoestima.
Sou bem jovem e não tenho saído para lugar nenhum. Moro longe da minha família.

A melhor resposta 9 MAI 2024

Olá, Ana Flávia, primeiramente gostaria de te agradecer pela oportunidade de te ajudar.

Para nem todas as escolhas que fazemos temos a segurança de que serão fácil a travessia, Ana Flávia, então reforce esse contentamento de estar concluindo uma graduação aspirada por ti, pois é sempre positivo rememorarmos que não é sempre que podemos realizar algo de nosso interesse, e você está concretizando seu desejo, mas deixe margem sim para o cansaço, o descontentamento, a dúvida, pois ninguém nasce pronto, e é durante o percurso de vida que as oportunidades de autorrealização, sermos autentica e singularmente nós mesmos, se apresentam.

Que seu sonho seja realizado com muita consciência, consciência de si, de seus limites e responsabilidade, Ana Flávia! Te desejo toda ventura em sua iniciante trajetória, e se acaso precisar aprofundar esclarecimentos, estou à disposição, realizo atendimento on-line.

Um cordial abraço,
Bruno Souza Marques - CRP 05/62038

Bruno Souza Marques Psicólogo em Rio de Janeiro

190 respostas

12 MAI 2024

Olá, Ana Flávia!

Quando tomamos decisões e escolhemos os caminhos que tomaremos na vida, não sabemos exatamente o quão difícil será a caminhada e quais imprevistos irão surgir até alcançar nosso objetivo. Haverão dias mais cansativos e que nos questionaremos, faz parte da jornada. Por mais cansada e preocupada que estejas, se permita reconhecer tudo que você conquistou até aqui e sinta a alegria de estar tão perto da tão desejada graduação.

Apesar de tais obstáculos, como essa prova, o fato de você ter chegado até aqui e estar a um passo de conquistar esse diploma e ainda, ao mesmo tempo, estar mantendo trabalho e estar longe da família é um sinal da sua resiliência e força - perceber isso é um processo importante para fortalecer sua autoconfiança e autoestima.

Permita-se também sentir o cansaço e a preocupação, é natural se sentir assim com tanto esforço nesse momento da vida. E tentar reprimi-los pode ser ainda mais cansativo e contraproducente; em vez disso, proporcione a si mesma momentos de descanso, de lazer, momentos para respirar e recuperar a energia.

E você também pode contar com a ajuda da terapia para manejar a ansiedade e a preocupação, fortalecer a autoestima, desenvolver mecanismos de enfrentamento e promover uma rotina saudável.

Que logo esse tão sonhado diploma venha, te desejo todo sucesso na engenharia e que encontre o equilíbrio para uma vida feliz e bem-sucedida.

Fico à disposição para auxiliá-la nesse caminho
Abraço Ana Flávia!

Luiza Teixeira Natale Psicólogo em Pelotas

104 respostas

8 MAI 2024

Ana Flávia
Esta matéria mexeu contigo... voce não absorveu o conteúdo porque está em resistência. Provavelmente ela te desafia em determinados aspectos, pode ser que não aceita e aí o desafio para voce, como Engenheira poder inovar.
Por enquanto é assunto de faculdade, aceite como são, faça a prova, não fique te questionando... depois como profissional, podes começar a inovar. Parabéns pela Formatura.

5912 respostas

3 MAI 2024

Boa tarde.

Trabalhar e estudar é bem cansativo e pode causar dificuldade de concentração, queda no desempenho, procrastinação e baixa autoestima. A terapia pode te ajudar a se organizar melhor pra ter um melhor desempenho, assim como conseguir lidar com as suas emoções e pensamentos. Lembre-se, você conseguiu vencer todas a etapas, por que não irá superar essa última?

Me coloco a disposição.

Suely Barros Psicólogo em Rio de Janeiro

52 respostas

2 MAI 2024

Olá Ana Flávia, espero que esteja tudo bem com você.

Parabéns pelo seu esforço e dedicação na busca de seus objetivos, essas atitudes são as grandes diferenciais na hora alcançar aquilo que desejamos. Você está tão perto de conseguir o que quer, porque não tentamos redobrar nossa atenção e esforços e levantar nossa guarda agora? Reúna todas as suas forças e energia para dar o gás final nesse momento. Com certeza você se sentirá bem com isso, e lhe trará mais segurança nessa reta final. Mesmo que você não consiga estudar todas as horas que gostaria, mas estude tantas quanto for possível. Dessa forma, ao final de seu processo, você terá a convicção de que deu o melhor de si para aquilo que deseja, e essa atitude é extremamente recompensadora ao final, e vai fazer com que você se sinta em Paz com seus esforços pessoais. Veja qual o melhor horário para seus estudos, e estabeleça uma rotina semanal. Se sentir necessidade de conversar com um profissional de Psicologia nesse momento, ele pode te ajudar a concretizar aquilo que deseja, e pode ser muito útil agora. Estou torcendo por você, você consegue!

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

936 respostas

2 MAI 2024

Bom dia, Ana! Obrigado por colocar sua questão. O que você está relatando, em termos de consolidação de escolha e encaminhamento profissional, é algo extremamente comum. Parabéns por se colocar. A maior parte das pessoas escolhem um curso universitário, sem considerar o conceito, nem vivenciar reflexão profunda preparatória para a escolha. Não passam por processo de orientação ocupacional profunda, com psicólogo especializado. De outro lado, muitas vezes cursar uma faculdade representa muito mais aprendizado e amadurecimento, do que, de fato, vocação profissional. Noventa e cinco por cento das pessoas ou mais, não trabalharão diretamente no curso universitário que se formarão. "Universitário" implica saber universal integrando texto e contexto. Raras faculdades particulares permitem essa etapa de reflexão. Feitas essas considerações, quando as pessoas realmente amadurecem e percebem, após a primeira faculdade a escolha sem bases profundas, costumam, mais amadurecidas, com escolha consciente, cursar a segunda faculdade, juntando os saberes e amadurecimentos das duas, tornando-se, após a segunda formação, profissionais muito mais preparados, sólidos e consistentes.
Quantas questões a aprofundar. Estou a disposição para, profundamente, orientar.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8757 respostas

2 MAI 2024

A autoconfiança e autoestima são assuntos que rodeiam as pessoas. A conclusão de uma graduação é motivo para aumentar a autoconfiança e autoestima. Você precisa passear e se divertir. Talvez você esteja com esgotamento. É fundamental o auto-cuidado.

Edson Cordeiro Psicólogo em Florianópolis

10 respostas

2 MAI 2024

Olá!
Primeiramente, parabéns pela sua conquista!
Imagino que conciliar estudos, trabalho e vida pessoal não seja tão fácil quanto mostram na Internet. E, por mais que não pareça, está tudo bem não dar conta de tudo sempre.
Estamos acostumados a nos cobrarmos sermos produtivos o tempo todo e isso pode não ser saudável.
Então, é totalmente válido o que você está sentindo em relação a isso. O importante agora é entender melhor seus pensamentos e emoções para traçar estratégias melhores para a sua realidade. Por exemplo, entender seus limites e se organizar de modo que não te prejudique.
Desejo que fique tudo bem!

Lara Peyroton Leal Psicólogo em Petrópolis