Meu namorado vai pra festa have.

Feita por >Lucy · 27 mai 2024 Terapia de casal

Meu namorado vai pra festa have e chega de madrugada. Ja falei o que penso porque vai com amigos solteiros. Estou desistindo! Estou pensando em desistir, eu não sinto bem com esta situação.

A melhor resposta 28 MAI 2024

Olá Lucy, tudo bem com vc?
Relacionamentos são complexos. O que torna uma relação efetiva é o acordo que o casal faz. Relacionamento sem essa equação, bem como a validação, se torna mais difícil. É importante vc se questionar se faz sentido essa relação pra vc. Se questione. Na Terapia Cognitivo Comportamental faço muito com meus pacientes o questionamento socrático, que nada mais é uma ferramenta de perguntas, nas quais vc vai afunilando e compreendendo o que deve fazer mais sentido pra ti, entende?
Qualquer dúvida, estou à disposição querida! E espero de coração que você consiga resolver primeiro isso dentro de ti. Um beijo

Mariana Schveeidt Velho Psicólogo em São Paulo

5 respostas

28 MAI 2024

Olá, Lucy!

Acho muito interessante essa sua postura de falar o que está pensando/sentindo. Mas me parece que voce não deseja terminar a relação e esteja em alguns impasses. Talvez fosse interessante pensar um pouco melhor sobre o que você quer nesse momento e, se possível, buscar um acompanhamento. Espero que tudo fique bem.

Att,

Psicólogo Evandro Goyanna

Evandro Goyanna Psicólogo em Rio de Janeiro

59 respostas

28 MAI 2024

Boa tarde Lucy, tudo bem?

É importante que faça uma análise se sua permanência nessa condição realmente é a melhor escolha. Gostaria de poder ajudá-la.

Estou à disposição aqui na plataforma.

Atenciosamente,
Brenda Neri

Brenda Neri Psicólogo em Conselheiro Lafaiete

30 respostas

28 MAI 2024

Olá Lucy! Sinto muito por esse mal estar em seu relacionamento amoroso. Você já tentou conversar com ele, de forma a ver o ponto de vista dele também? Se vocês dois tem muito sentimento um pelo outro e ele tem qualidades, a terapia de casal poderia ajudar na comunicação e essas combinações de lazeres com amigos. é normal casais terem amizades e as vezes saírem sozinhos, contanto que se cumpra o combinado entre os dois. Sua desistência seria por sentir-se desrespeitada? infidelidade? ciúmes? Em uma psicoterapia daria para entender melhor o que você sente, as causas, como você atraiu esse parceiro na sua vida, o que norteia suas escolhas afetivas. Sua auto estima norteia sua vida amorosa, a terapia junguiana auxilia a fortalecer sua relação com você mesma e ter mais assertividade no relacionamento e decisões. Desejo melhoras e assertividade. Abc fraterno.

Lisiane Hadlich Machado Psicólogo em Santa Maria

39 respostas

28 MAI 2024

Bom dia Lucy! Tudo bem?

Relacionamentos realmente não são fáceis de lidar Lucy, só quem está em um sabe o quanto é difícil não é?
Sobre o que disse há várias questões envolvidas e gostaria trazer algumas de uma forma simplificada para que pense um pouco a respeito ok.

A primeira é que nós não precisamos ser igual ao outro em um relacionamento, afinal ninguém é igual a gente, concorda? No entanto, é importante que a gente compartilhe de ideias, princípios e propósitos de vida semelhantes para que a união seja sólida e evolua cada vez mais, você já refletiu se estas coisas estão alinhadas entre vocês?

A segunda é que por conta das nossas diferenças temos formas diferentes de entender e expressar (ou não) o que sentimos, o comportamento dele pode ter muitos motivos, não caberia levantar todas possibilidade aqui mas saiba que isto tende a dizer muito mais sobre ele mesmo do que a relação em si, logo cuide para não tomar responsabilidades e sentir culpa por aquilo que não está sob teu controle.

Na relação temos responsabilidades individuais e compartilhadas, é preciso saber dividir o peso sem sentir culpa por coisas que não estão sob nosso controle, mas para isso você precisa dizer o que esta sentindo da forma mais clara possível, como as coisas não dependem só de você observe se ele está conseguindo se colocar no seu lugar, utilize exemplos pra explicar melhor, tente compreende-lo também e chegar a um equilíbrio a respeito das necessidades de cada um, se ainda sim ele não for capaz de se colocar no seu lugar vai ser necessário repensar o relacionamento, refletir sob quais são suas perspectivas de futuro e se você se vê realizada e satisfeita na relação, a relação é uma via de mão dupla, precisa ser bom para os dois.

Lembrando que a terapia auxilia para que possamos organizar melhor o que sentimos e façamos as mudanças necessárias na nossa vida de uma forma saudável, seria bacana buscar ajuda profissional.

Grande abraço!

Lucas Santos da Silva Braun Psicólogo em Tubarão

3 respostas

28 MAI 2024

Olá, Lucy. Me chamo Tayhana Queiroz, sou psicóloga clínica e espero te ajudar de alguma forma com algumas orientações, lembrando que nada pode substituir o processo de psicoterapia, tá?

Entendo como você se sente desconfortável com a situação em que seu namorado vai para festas sozinho, especialmente quando seus amigos são solteiros. É importante que você expresse seus sentimentos e preocupações de forma clara e honesta para ele, o diálogo é fundamental, peça chave de qualquer relação. Converse com seu namorado sobre como você se sente em relação a ele sair para festas até tarde da noite, especialmente quando ele está com amigos solteiros. Explique como isso afeta você emocionalmente e como isso está afetando seu relacionamento.

Se ele valoriza seu relacionamento, ele deve ser capaz de compreender seus sentimentos e estar disposto a fazer ajustes para garantir que você se sinta confortável e segura. Juntos, vocês podem encontrar um compromisso que funcione para ambos.

No entanto, se ele não estiver disposto a ouvir suas preocupações ou a fazer mudanças em seu comportamento, pode ser um sinal de que vocês têm diferenças fundamentais em relação ao estilo de vida e aos valores. Nesse caso, pode ser necessário reconsiderar o futuro do relacionamento.

Lembre-se de que suas necessidades e sentimentos são válidos e importantes. Não tenha medo de colocar seus limites e de tomar decisões que sejam melhores para você a longo prazo, um relacionamento é construído por duas pessoas, você também precisa estar feliz e segura para que as coisas possam fluir.

Estou aqui para apoiá-la, independentemente da decisão que você tomar.

Com afeto,

Tayhana Queiroz

Tayhana Queiroz Psicólogo em Fortaleza

61 respostas

28 MAI 2024

É importante reconhecer e respeitar seus sentimentos e limites em um relacionamento. A psicologia na abordagem fenomenológica-existencial, valoriza-se a autenticidade e a liberdade de escolha. Portanto, é fundamental que você se conecte consigo mesma e avalie se essa situação é compatível com suas necessidades e valores. Se você não se sente confortável com o comportamento do seu namorado e isso está causando desconforto e insegurança em você, é válido refletir sobre seu relacionamento. Lembre-se das pessoas ao seu redor, talvez seja valido buscar uma rede de apoio para conversar e/ou desabafar.

Denis Yuji Sugita Psicólogo em São Paulo