Meu namorado com TDAH diz que nao me ama mais como antes

Feita por >Carla · 26 jul 2023 TDAH

Ola, meu namorado tem TDAH . Estamos juntos a 6 meses . Tudo tava perfeito , mas nos últimos 2 meses ele me disse que achava que nao me amava , ele disse que acha que o que ele sente por mim é paixao . Ele disse que a mente dele diz que ele deveria estar solteiro ficando com outras ( eu sou a primeira namorada que mais durou na relacao dele . As outras 2 dele so durou 3 meses). Ele me disse que gosta de mim , que quer estar namorando comigo mas a mente dele diz que ele deveria ficar com outras pessoas , tipo mente de solteiro , e ele disse que fica relutando contra esses pensamentos , ele diz que possa ser do TDAH dele. Falei se ele queria tentar , ele disse que sim , que gosta de mim mas nao me ama e que nunca se apaixonou por ninguem . Minha duvidaé essa , pessoa com TDAH tem esses problemas mesmo ? Ou ele na real nao sente o mesmo como no inicio ? Por favor me ajudem .

A melhor resposta 3 AGO 2023

Olá Carla, muito pertinente a sua pergunta. Algumas pessoas se utilizam dos seus diagnósticos para obter o que chamamos de ganhos secundários. Neste caso, pelo seu relato, parece que o ganho secundário é evitar uma responsabilidade que seria de estar num relacionamento sério, usando como justificativa o diagnóstico de TDAH. Entretanto, o TDAH tem a ver com desatenção, perda de foco, procrastinação, dificuldade em assumir as responsabilidades diárias, dificuldade de concentração, etc. Esses pensamentos que ele alega serem fruto do TDAH são dele, não tem a ver com esse diagnóstico. Não quer dizer que ele não tenha os pensamentos, mas que uma coisa nada tem a ver com a outra. Alguma coisa pode ter mudado para ele e talvez ele não queira mais um compromisso com você. Talvez seja interessante conversar com ele sobre os sentimentos, sobre como ele se sente na relação. Mas por outro lado ele está expressando para você o desejo de estar solteiro, então você talvez tenha que avaliar melhor esse relacionamento e suas escolhas em relação a ele.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

28 JUL 2023

Olá Carla !
O TDAH , não é bem da forma que seu namorado relada , TDHA é marcado, na maioria das vezes, pela dificuldade da pessoa em manter atenção durante algumas atividades. Podendo se manifestar em dois tipos , dificuldade de concentração e de foco; Hiperatividade e impulsividade. Você não relata a idade de vocês, nos da a entender que são jovens e que ele demonstra insegurança neste relacionamento. Os relacionamentos tendem a se modificar com o passar do tempo, fortalecendo ou ate mesmo enfraquecendo, por isso quando fala que ele não a ama como antes . No inicio na maioria das vezes é paixão depois convivência e posteriormente amor . Muitas vezes não chegam ao amor ai é interessante se conhecer , estas forte com a autoestima boa . Muitas vezes atras de um não vem algo muito mais importante e satisfatório. Carla fique forte não só para o " não " do seu namorado mas para a vida , pense que você é dona do seu destino . Estou a sua disposição para ser sua terapeuta .
Tania Rosa - Psicóloga - CRP 08/26848

Tania Psicólogo em Curitiba

11 respostas

27 JUL 2023

Olá Carla! Obrigado por escrever. Vamos direto aos pontos. Termine esse namoro. Namoro é experiência para se conhecer, amadurecer, muito mais do que para continuar. Em nossa sociedade complexa, as pessoas precisam, na juventude, muito mais do que namorado, turmas de colegas e conhecidos que sejam éticos e saudáveis, precisam de estudos sérios e consistentes, de esportes coletivos de contato, de trabalho sério, de grupos de estudos, arte, cultura, serviços comunitários, pois precisam entender a natureza humana e a cultura. Há uma inversão no conceito de paixão, assim como diagnóstico de TDAH é algo muito subjetivo, variável, que não pode explicar esses comportamentos por ele alegados.
Você e ele precisam amadurecer e muito. Não sei se ele já está disposto. Você, acredito que esteja disposta a amadurecer.
Estarei a disposição para maiores aprofundamentos.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

Ary Donizete Machado – Psicólogo clínico e orientador ocupacional.