Meu marido tem compulsão por pornografia, o que fazer?

Feita por >Yara · 22 nov 2022 Terapia de casal

Nosso casamento é estável e nos damos muito bem. Mas meu marido tem uma compulsão por consumir pornografia, ele assumiu que vê por apenas ver, que não consegue parar e é como um vício pelas mulheres. Eu sempre me senti ridicularizada com essas situações quando pegava o celular dele e via dezenas de sites e foruns de pornografia mas essa semana cheguei no meu auge, ele gravou uma amiga minha que estava de vestido muito curto, amiga essa que frequenta minha casa e é casada até o próprio marido dela estava na frente dele enquanto ele gravava. Eu estou grávida e chorei muito entrei em desespero e ele disse que não foi pela pessoa em si e sim pelo momento e por ela ser mulher de roupa curta. Isso me preocupa muito. Por favor o que eu devo fazer, me ajuda eu nunca estive tão mal em toda minha vida, tô tentando seguir em frente mas já tive quadro de depressao e agora grávida tá sendo muito mais angustiante passar por isso eu sinto vontade de sumir e nunca mais ver ele, eu amo ele mas tô com nojo da atitude.

A melhor resposta 23 NOV 2022

Yara.
Voce diz que o casamento está estável e se dão muito bem... SERÁ?
O problema é que só conhece este tipo de relacionamento.
Se ele é consumidor de pornografia, não está bem a sua relação com ele... deve estar um caos, ele deve estar te usando apenas.
Eleve teu padrão de vida, não estou falando em ser mais rica, estou falando em ser mais verdadeira consigo mesma e fazer o que realmente te agrada, usar mais os sentimentos, guie-se pelo que sente e não pelo que vê.
Ele te engana e não te respeita. Quando ele está se relacionando sexualmente contigo está pensando nas mulheres que ele vê na pornografia. Por isso a tua sensação de estar sendo traída.
Ele precisa se curar desse vício, precisa fazer Psicoterapia, ele não vai querer fazer, mas voce pode mudar as atitudes com ele.
Longa luta pela frente.
Abraços

5817 respostas

23 NOV 2022

Yara, a primeira coisa que você deve fazer é propor para seu marido que ele se trate, pois existe um tratamento para isso, com psicoterapia e se necessário medicamentos. Agora, se ele se recusar, pense se é isso que você quer para a sua vida, afinal pelo que parece está te fazendo mal, pense em você e no seu filho, e principalmente procure ajuda psicológica para você e tente enxergar as coisas pelo lado de fora, se fosse o marido da sua amiga fazendo isso, o que você diria? o que seu marido diria? Desejos não são controláveis mas atitudes sim! Convenhamos que a atitude do seu marido foi desrespeitosa e até criminosa!

Ravena Ramos Rabelo Psicólogo em Montes Claros

3 respostas

23 NOV 2022

Olá Yara, espero que esteja tudo bem com você.

O consumo de pornografia de maneira inadequada pode ocasionar comportamentos viciantes sim, e isso tem acontecido com muito mais frequência que imagina nos dias de hoje, devido a facilidade de se ter acesso a esse tipo de conteúdo. De maneira resumida, nosso cérebro vai se acostumando a ter prazer apenas com esse tipo de estímulo e, como toda droga, ele vai exigindo doses cada vez maiores para sentir aquele mesmo prazer. Porém, com o acompanhamento adequado, é possível reverter esse comportamento indesejado, restabelecendo uma conduta adequada para o convívio social e para as relações. É muito importante que seu marido reconheça isso, e que deseje mudar a conduta dele. Esse é o primeiro passo, e se não houver isso, não há como iniciar o processo de mudança. Além disso, tendo em vista sua gravidez, que requer um cuidado maior e uma maior sensibilização, você deve cuidar de si, para que esse período transcorra da melhor maneira possível. Não deixe que isso cause mais pressão em você, por isso é muito indicado que você tenha um acompanhamento com um Psicólogo neste momento, para que você possa ter um espaço terapêutico apenas seu para falar sobre questões que estão te incomodando ou causando algum sofrimento. Isso vai te ajudar também a compreender a questão de seu marido, de maneira mais detalhada, o que pode ajudá-lo a iniciar o processo de mudança. Pense um pouco em si e em sua gravidez neste momento, e construa esse espaço terapêutico agora, para que maiores problemas não surjam no futuro. Ao longo do processo, quando você se fortalecer, com certeza você estará em boas condições para ajudar seu marido no que for possível, e ele poderá superar isso.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

23 NOV 2022

Olá Yara! Obrigado por escrever. Calma! Tua prioridade agora será viver a gestação de forma serena e harmônica. A coisa mais nobre que o ser humano pode vivenciar é dar vida a outro ser humano com discernimento, calma e harmonia. Isso, você e seu marido, devem se esforçar por fazer.
De outro lado, certamente seu marido precisa melhorar a autoconfiança, amadurecer, modificar hábitos e fazer empatia com as pessoas em volta. Ele estará aberto a isso?
Caso desconfortos permaneçam por algum tempo, será de muita valia, você poder conversar com um psicólogo.
Estaremos a disposição.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples, para manipular e levar vantagens. Resgatemos a democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Perceba que a barbárie do momento, é orquestrada por poucos, para prejudicar trabalhadores. Vacina e máscara precisam ser repensadas.