Meu marido quer agradar a filha da ex

Feita por >Paula · 22 ago 2021 Terapia de casal

Gostaria de comentários. Meu marido tem uma filha do primeiro relacionamento. Ele faz de td para ela. Nos mudamos recentemente para a cidade onde ela mora para facilitar a convivência dos dois. Recentemente ele montou um escritório. Observei que só tinham desenhos e fotos dela. Perguntei o porque e ele disse q não tem nenhuma impressa (da nossa filha ou nossa). Falei q me incomodava o fato de todas as fotos do celular dele, email, etc ser somente ela ou os dois. Ele respondeu q tem direito de colocar a foto q acha melhor e gosta mais. Estou muito chateada, me parece q ele só considera ela. O que vcs acham dessa situação. Por que ele não pode colocar uma foto da familia?

A melhor resposta 23 AGO 2021

Olá Paula.
Talvez seu marido sinta que não tem sido um bom pai para a outra filha, mas está sempre presente com a sua, então se este for o caso, pode haver uma sensação de culpa e por isso sente a necessidade de ter fotos dela em todos os lugares. Também pode não ser nada do que escrevi, mas é importante que saiba que existem outras alternativas para o comportamento dele.
Se está insegura na relação com ele, sugiro que procure um psicólogo, você pode entender melhor o que está acontecendo e buscar soluções mais adaptadas para o seu desconforto, além de ser mais assertiva na forma como conversa com ele sobre o assunto.
Espero ter ajudado.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

25 AGO 2021

Olá Paula, espero que esteja tudo bem com você!

O rompimento de um casamento, onde houve filhos, pode ser algo que deixa marcas profundas em algumas pessoas. O seu marido está lutando com todas as forças que ele tem para lidar com essa situação do passado para fazer valer o seu papel de pai perante a vida da filha que saiu do convívio dele, e esse comportamento dele deve ser sempre incentivado, pois nessas situações geralmente existem inúmeros obstáculos para que tal contato permaneça presente. Para alguns homens é muito doloroso saber que tem uma filha, desejar estar perto da filha, sendo um pai atuante, e não puder. A forma que ele encontra de ter a filha perto, matando a saudade, é dessa forma.

É importante compreender que esse comportamento dele, não significa que ele goste mais dela, ou menos de vocês. Se talvez você esteja preocupada com o que seu outro filha possa achar disso, veja como seu marido se relaciona com ele, e como seu filha se sente com a paternidade de seu marido. Se não houver nada a dizer sobre esses comportamentos, então seu marido está tentando apenas ser um bom pai para as filhas dele, coisa rara hoje em dia. Você pode também mostrar para ele o afeto que você gostaria que ele demonstrasse para vocês, por exemplo, e incluir todos juntos em fotos.

Esperto ter te ajudado, e desejo que fique bem!

Um abraço!
Clóvis Leite - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

936 respostas

23 AGO 2021

Olá Paula.
Grata por sua participação. Cada mudança que fazemos causa um certo desconforto até que tudo se acomode novamente. Até mesmo quando mudamos os móveis de um cômodo para outro a tendência é nos primeiros dias irmos ao antigo lugar á busca de objetos. Cada pessoa reage de uma forma frente às mudanças e carências. Na ânsia inconsciente de suprir o tempo perdido, ou de "corrigir" a falta a pessoa tende a olhar somente para um aspecto que lhe incomoda muito, em especial, quando enfrenta culpa e medos inconscientes. Esses sentimentos e idéias podem até mesmo não condizerem com a realidade, mas a pessoa continua a agir como se os pensamentos disfuncionais fossem reais. No seu caso, o seu marido já lhe deu uma dica que você pode seguir, que é imprimir fotos de toda a família e presenteá-lo com carinho. Acredito que com Amor e Respeito as coisas vão se acomodar. Procure a terapia de casal ou individual para tratar desse e outros assuntos que podem estar relacionados ao caso. Na terapia você também terá o seu tempo para falar de seus sentimentos e emoções, e assim, com o tempo, com ajuda do psicólogo, poderá ressignificar esse incomodo que sente no momento e estará bem para lidar também com os sentimentos da sua família. Desejo que fiquem todos bem.

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

883 respostas

23 AGO 2021

Olá Paula! Grato por escrever. O mundo interno e a história de cada pessoa é muito particular. Em cada etapa de vida as pessoas são levadas a sentirem maior necessidade disso ou daquilo, conforme as coisas adquirem um significado interno e particular. Na tua casa por ver você e sua filha, fotos e objetivos de vocês, ele pode entender que já sente-se próximo. Provavelmente é um tempo em que ele precisa disso.
Confie em você, orgulhe-se de um pai esforçar-se por manter proximidade com uma filha com a qual não convive de forma tão intensa como vocês.
É uma valorização do vínculo e do compromisso com as vidas com as quais ele está integrado de forma mais profunda. Sendo isso, é uma boa qualidade.
Espero ter contribuido. Estou à disposição para ponderar possíveis outras leituras ou dados novos.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos politicos, de grande maioria de falsos religiosos, sigamos recomendações de instituições como: Instituto Butantan, TV Cultura, Universidades Públicas, Organização Mundial da Saúde!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.