Meu marido me humilha quando bebe e depois finge que nada aconteceu, que faço?

Feita por >Souza · 27 set 2022 Alcoolismo

Nosso relacionamento era muito bom ele era meu companheiro, carinhoso, atencioso. E vivia me pedindo um filho, e pela nossa boa convivência e nosso bom relacionamento decidi engravidar. Mas assim que descobri que estava gravida ele mudou totalmente comigo passou a beber mais e quase todo dia me humilhava me mandava embora e dizia que não queria eu e o bebe enfim vivi um inferno minha gravidez toda. Quando estava perto de ganhar fui para casa da minha mae decidida a nao voltar mais,mas depois que ganhei ele voltou todo carinhoso e falou que nao queria que a nenem vivesse longe do pai entao eu voltei pra casa. Minha bebe esta com sete meses e ele voltou a me humilhar constantemente falando pra mim e para os outros que a filha não é dele chegou a dizer que ele tem apenas uma filha (que é a filha que ele tem com a ex dele). Mas quando a cachaca passa finge que nada aconteceu não pede desculpas e segue a vida normalmente e vive dizendo pra não ir embora porque não vive sem a bebe. Nao sei o que faco nao quero que minha filha cresça longe do pai mas tambem não quero continuar com o pai dela sofrendo humilhações. Me ajudem por favor.

A melhor resposta 28 SET 2022

Souza
Precisa assumir a posição que é sua: Mãe e esposa. E quem manda na tua casa é voce. Se alguém tem que sair é ele e não voce.
Isso coloca limites à loucura dele.
Ele precisa de Psicoterapia e se recusar, afirme que da próxima vez que ele beber e chegar em casa te humilhando voce tomará providências para afastá-lo de casa.
Voce e sua filha merecem estar em paz e tranquilidade. Melhor a sós do que mal acompanhadas.
Pode sugerir fazerem Terapia de casal, para incluir ele a buscar solução aos problemas e não na bebida.
Ele toma porque não tem coragem de enfrentar e resolver o problema dele que é anterior ao casamento de voces.
Abraços

5826 respostas

4 OUT 2022

ola! Se você precisar de ajuda estou disponivel a qualquer momento. É somente entrar em contato comigo e agendar sua consulta que irei lhe redponder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

28 SET 2022

Bom dia, Souza,
É preciso entender o que acontece no ideal dele. Muito comum os casais se distanciarem com a vinda de uma bebê, pois muda toda a rotina do casal, inclusive a rotina DE casal. É um luto a ser vivido e superado juntos.
Talvez ele faça muitas comparações com a gravidez atual com a anterior, talvez ele esteja num momento de vida difícil e vê na gravidez um símbolo de continuidade para o qual não esteja tão preparado... Enfim, muitos talvez pra ficar especulando.
O mais importante aqui é entender como VOCÊ esta lidando com o seu casamento e a relação com o seu filho. Dá a impressão de serem 2 pessoas, seu marido com a bebida e sem ela, e você vivendo no meio deste triângulo amoroso.
A psicoterapia pode ajuda-la a alinhar seus sentimentos neste momento de vida e entender e reconhecer o que VOCÊ deseja para o seu futuro. Antes de estar com alguém, é preciso estar bem consigo mesma.
Ainda assim, seria interessante ele também buscar ajuda para lidar com esta dicotomia de atitudes, com e sem a bebida, que o faz mudar tanto em termos de comportamento, uma vez que parte dele perde toda inibição e passa a lhe fazer mal. Mas isto é algo que ele tem que decidir por ele.
Independente de qualquer coisa, cuide de você, tenha os eu tempo e faça os seus planos. Todo o resto será consequência das suas escolhas e decisões.
Caso tenha interesse na psicoterapia para lidar com estas questões, fico à disposição.

Felipe Moreira Psicólogo em São José dos Campos

448 respostas

28 SET 2022

Olá Sousa! Obrigado por escrever. Será prudente, antes de opinar, termos dados mais profundos e mais precisos. De outro lado, dependendo da idade, do tempo de bebida, da predominância ou não, da qualidade de vida para você e para a bebê, será prudente ponderar aspectos positivos e aspectos negativos para tomar decisões. Cuidado: se ele já estiver em estágio mais avançado de alcoolismo o ciúme pode ser maior. É preciso você ter qualidade de vida, respeito para com tua essência.
Vamos conversar mais profundamente?
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue são reais. A maior parte dos políticos são falsos, a imensa maioria dos
ditos, "líderes religiosos" querem é dinheiro - são falsos, atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção! Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Escolha a Democracia, não aprofunde a ditadura!
Vacine-se! Vacine as crianças! Não descarte totalmente as máscaras, evite aglomerações e elimine os criadouros de mosquitos.
Ary Donizete Machado - psicólogo clínico e orientador vocacional.

8664 respostas

28 SET 2022

Olá Souza,

Sinto muito, é uma situação difícil e entendo como se sente perdida sem saber que decisão tomar.
Mas primeiro precisamos entender porque se permite a tanto sofrimento?
Você precisa pensar agora na sua filha e me parece que você só pensa no seu marido. Você diz que ele pede para não ir embora que ele não vive sem a bebe, mas você não se importa da sua filha crescer vendo o pai humilhando a mãe e correr o risco dela crescer ouvindo que ela não é filha dele e priorizar só a irma.
É fundamental você fazer psicoterapia para trabalhar sua dependencia emocional e sua autoestima. Cuidar de você, ficar bem para sua filha ter boas refências e crescer em um ambiente saudável.
Fico a disposição, caso queira se aprofudar.
Rute Martins - Psicóloga clinica

Rute Martins Psicólogo em São Paulo