Meu marido é 6 anos mais novo que eu e não tem libido.

Feita por >Jhullysou · 3 out 2024 Terapia de casal

Acabei de me mudar pra cidade dele.
Mas…olhando as mensagens nossas parece que eu estou sozinha.

A melhor resposta 8 OUT 2024

Olá, Jhullysou!

Fico contente que você tenha procurado ajuda! Sentir-se sozinha pode ser muito difícil, especialmente em momentos de mudanças. Quando ocorre um afastamento no relacionamento, é comum surgirem dúvidas e incertezas, e compartilhar o que você está sentindo pode ser um passo essencial para enfrentar isso.

Vários fatores podem estar influenciando a situação, como ele talvez estar lidando com questões pessoais (como estresse ou preocupações) que afetam a libido e a conexão entre vocês. No entanto, aqui não é o melhor espaço para especular sobre o que pode estar acontecendo com ele, mas sim compreender como essa situação está te afetando.

A análise pode te ajudar a compreender essas emoções, por meio de um espaço protegido acolhedor e seguro, que facilita a elaborar e nomear suas questões. Muitas vezes, ao colocar esses sentimentos em palavras, você pode descobrir aspectos que antes não estavam tão evidentes. Além disso, uma conversa aberta entre vocês dois pode trazer compreensão mútua e ajudar a fortalecer a relação e a intimidade.

Atenciosamente,
Gabriela de Quintal Vicinança.

Gabriela de Quintal Vicinança Psicólogo em Campinas

1 resposta

7 OUT 2024

Olá, tufo bem?
A falta de libido podem ter vários fatores, inclusive fatores de natureza psicológica, pedir a ele que faça terapia é algo delicado, mas sobre você, porque você quer continuar num relacionamento onde se vê sozinha? Já pensou em procurar ajuda de um profissional da psicologia para se entender e entender seus sentimentos?
Mesmo que o casamento seja algo sério e para ser duradouro, você precisa entender se suas necessidades dentro desse relacionamento estão sendo atendidas.

Inclusive tenho horários disponíveis com valor acessível tanto online quanto presencial.

Atenciosamente,
Psicóloga Fabíola Gonçalves.

Fabíola Gonçalves Psicólogo em Volta Redonda

32 respostas

5 OUT 2024

Oi Jhullyssou!
É muito importante você ter se aberto para compartilhar seus sentimentos. Mudar para uma nova cidade e lidar com as expectativas de um novo relacionamento pode ser desafiador.

A sensação de solidão que você descreve é comum em momentos de transição. É natural sentir-se um pouco sem rumo e com saudade de sua vida anterior. Além disso, a diferença de idade e as questões relacionadas à libido podem gerar frustração e desencontro no relacionamento.

A psicologia sócio-histórico-crítica a qual utilizo como abordagem nos mostra que a sexualidade é uma construção social e cultural, influenciada por diversos fatores, como idade, gênero, experiências passadas e normas sociais. É importante que vocês dois conversem abertamente sobre as expectativas de cada um em relação à vida sexual, buscando encontrar um equilíbrio que satisfaça ambos.

A terapia pode ser um espaço seguro para você explorar seus sentimentos, compreender as dinâmicas do seu relacionamento e desenvolver estratégias para lidar com as dificuldades que estão surgindo.

Um psicoterapeuta pode te ajudar a:
Compreender melhor seus próprios desejos e necessidades: A psicoterapia pode te ajudar a identificar o que você busca em um relacionamento e como comunicar isso ao seu parceiro.
Desenvolver habilidades de comunicação: Aprender a comunicar seus sentimentos de forma clara e assertiva é fundamental para qualquer relacionamento.
Explorar as raízes da sua insatisfação: Através da psicoterapia, você pode identificar as causas da sua insatisfação e desenvolver estratégias para superá-las.
Construir uma rede de apoio: A psicoterapia pode te ajudar a construir uma rede de apoio em sua nova cidade, seja através de amigos, grupos de interesse ou outras atividades.
Lembre-se que você não está sozinha nessa jornada. Buscar ajuda profissional pode ser um passo importante para construir um relacionamento mais saudável e satisfatório.
Espero ter contribuído, estou a disposição caso queira iniciar seu processo psicoterapêutico.
Atenciosamente,
Annelise Bertellini
Psicóloga e psicoterapeuta

Annelise Bertellini Psicólogo em Campinas

34 respostas

4 OUT 2024

Eu entendo como pode ser difícil lidar com essa sensação de estar sozinha, especialmente em um momento em que você acabou de se mudar para a cidade dele. Parece que essa mudança trouxe à tona uma percepção de distância emocional entre vocês, além das preocupações com a falta de libido do seu marido. Pode ser útil refletir sobre como você está se sentindo nesse relacionamento e, aos poucos, abrir um espaço de diálogo com ele sobre isso. Falar sobre seus sentimentos de forma aberta e acolhedora pode ajudar vocês a se conectarem mais e a encontrarem juntos uma maneira de fortalecer a relação. Também seria interessante explorar mais a fundo como essas questões impactam sua intimidade e o que pode ser feito para melhorar essa parte do relacionamento.

Stephanye Lopes Psicólogo em Arujá

36 respostas

4 OUT 2024

Bom dia, Jhullysou! Grato por se colocar. Você citou uma afirmação, sobre a qual precisaremos de mais dados. Ausência de libido não é a mesma coisa que libido baixa; pouca interação sexual pode decorrer de insegurança, falta de diálogo, algum problema de saúde física, rotina de vida desorganizada, dentre outros fatores.
Os conteúdos das mensagens que te fazem se sentir sozinha merecem ser avaliados com maiores detalhamentos.
O casamento sem trocas sexuais, é muito difícil de ser levando adiante. Será preciso estudar a situação e verificar formas para modificar as coisas.
Atenciosamente,

9366 respostas

4 OUT 2024

Agora que vc mudou para mesma cidade, vcs estarão mais próximos fisicamente, a tendência é diminuir a frequência das mensagens, mas o que deve ter é uma conversa franca, onde vc expõe as suas dúvidas e até mágoa e da oportunidade de ele também falar e até mesmo se explicar, pois em qualquer relacionamento o diálogo sempre será a melhor saída.

Marta Pires da Silva de Morais Psicólogo em Goiânia