Meu filhos tem tiques. O que devo fazer?

Feita por >liliane · 30 mar 2016 Psicologia clínica

Meu filho tem 12 anos e desde pequeno desenvolve vários tiques. No começo, era um por vez, agora, chega a ter mais de três tipos de tiques ao mesmo tempo. Gostaria de saber se isso tem a ver com algo emocional e que tipo de ajuda devo procurar.

A melhor resposta 31 MAR 2016

Ola Liliane geralmente os tiques são desencadeados como uma ansiedade "disfarçada" e acho que vale a pena procurar um psicólogo para investigar o que ocorreu para ele começar a desenvolver esses tiques.
Abraços!

Natalia Martins Psicólogo em São Paulo

445 respostas

3 ABR 2016

Liliane, a melhor forma de ajudar seu filho é procurar conversar com ele, e não criticá-lo, pois só aumenta o problema. Para isso observe se a família não esta exigindo demais colocando excesso de atividades no seu dia-a-dia. Nos tempos modernos, os pais querendo preparar os filhos para ser independentes, não deixam tempo livre para eles serem crianças simplesmente, e os colocam para fazer esportes, inglês, teatro, etc, além de frequentar a escola. Tudo isso acaba causando ansiedade e poderá até gerar outros transtornos, como por exemplo tiques. Pense nisso, deixe seu filho com tempo para brincar porque essa fase da vida dele não voltará mais.

Psicóloga Yara Pessoa Psicólogo em Santo André

3 respostas

1 ABR 2016

Boa Tarde Liliane. A questão que você nos apresenta pode ter algumas causas distintas. Um psicólogo poderá te ajudar, caso seja uma questão emocional/afetiva, mas vc poderá falar com o pediatra da criança que fará encaminhamentos adequados. Pode ser que um neurologista possa identificar alguns sintomas e tratar ou um psiquiatra infantil possa identificar se isso faz parte de alguma síndrome.
Msc. Nairete Correia
Psicóloga e Neuropsicóloga CRP-19435-SE Aracaju.
Especialista em Sexualidade Humana

Psicóloga Nairete Correia Psicólogo em Aracaju

6 respostas

1 ABR 2016

ola liliane!!!!! saudaçoes!!!!! sim, estes tiques tem origem emocional e vc deve levar seu filho á um psicologo para corrigir estes comportamentos e tratar a origem dos mesmos,ok? sou sandra elena carosio-psicologa-sexologa-hipnologa

Sandra Elena Carosio Psicólogo em São José do Rio Preto

479 respostas

31 MAR 2016

Boa tarde !!! O tique é uma síndrome causada por movimento motor involuntário, ás vezes exagerado quando ocorre um estresse, para que possa conseguir um diagnóstico mais preciso será necessário que você procure uma psicoterapeuta, ela irá te conceder uma hipótese diagnóstica mais precisa após examiná-lo.

Bárbara Alves de Paiva Psicólogo em Araguari

45 respostas

31 MAR 2016

Olá Liliane.
Definitivamente o diagnóstico deveria ser feito por dois profissionais :psicólogo e neurologista.
Os dois juntos são capazes de avaliar o caso corretamente e proceder com o tratamento adequado.

Mariana C. Sorgan Psicólogo em São Paulo

4 respostas

31 MAR 2016

Bom dia Liliane. Um psicólogo poderia ajudá-lo, analisando o tipo de tique que seu filho apresenta e ajudar ele entender o porquê desse comportamento, o que leva ele a fazer isso. Fatores psíquicos geralmente são desencadeantes de tiques, e existem graus variados de gravidade. Um psicólogo poderá ajudá-lo e, se for um caso mais grave, um neurologista poderá medicá-lo, mas isso só o médico poderá lhe dizer. Boa sorte!

Mariana Di Zazzo Psicólogo em São Paulo

22 respostas

31 MAR 2016

Olá Liliana
Muitas vezes os tiques são manifestações da ansiedade. Ou seja..para aliviar a tensão existente, a pessoa cria sem perceber estratégias compensatórias. No seu caso, sugiro que procures um profissional para avaliar o estado psiquico do seu filho verificando obsessoes e compulsoes. Abraços

CogniAção Terapia Cognitivo-Comportamental Psicólogo em Florianópolis

100 respostas

31 MAR 2016

Procure a ajuda de um Psicoterapeuta.
Boa sorte.

Clínica de Bem Estar Psicólogo em Guarulhos

210 respostas

31 MAR 2016

Olá Liliane. É de fundamental importância que vc procure um psiquiatra e um psicólogo para diagnóstico e tratamento possíveis para o caso de seu filho, sugiro também que não demore a buscar ajuda para não agravar a situação.
Abs
Andreza

Clínica Bom Retiro Psicólogo em Curitiba

4 respostas

30 MAR 2016

Acredito que de início tu poderias procurar um neurologista para eliminar ou confirmar a possibilidade de ser algo orgânico, ou seja, biológico. Caso nada seja diagnosticado, sugiro que procures um psicólogo para que ele possa avaliar estes tiques que podem ser de ordem emocional.

Anônimo-276355 Psicólogo em Passo Fundo

114 respostas

30 MAR 2016

Liliane,

Você pode buscar um neuropsicólogo, um neurologista, um psiquiatra ou um psicologo. Todos vão ser capazes de fazer uma avaliação dos tiques que seu filho vem apresentando. De toda forma, o psicologo é fundamental nesse momento, para acompanhá-lo e dar suporte.
Tente não chamar atenção quando ele apresentar o tique, não recriminá-lo, pois poderá acentuar o problema devido a situação de estresse. Enquanto chega o dia da consulta tente tranquiliza-lo´e informar que é temporário. Até mesmo, você pode informar na escola que já estar tomando providências, buscando ajudar de profissionais de saúde, para que a escola tente evitar algumas brincadeiras que podem ser geradas pelos colegas direcionadas ao seu filho

Virgínia Uchôa Do Vale Psicólogo em Fortaleza