Meu filho tem 9 anos e tem dificuldade para escrever

Feita por >Mariana · 7 jun 2017 Dificuldades de aprendizagem

Olá, meu filho tem 9 anos e 2 meses e tem dificuldade para escrever. Lê bem e compreende tbm. Me parece que falta destreza. Parece ter preguiça, mas acho que a preguiça é causa da falta de fluidez na escrita. Quando escreve rápido é só letra bastão e tudo maíusculo, se recusa a fazer letra cursiva, mas também não tem problema para reconhecer e ler letras cursivas digitais ou escritas à mão. Pode ser só uma preguiça? Como posso ajudá-lo?

A melhor resposta 7 JUN 2017

Olá, Mariana

Somente pelo relato ficaria difícil ter um posicionamento sobre a questão de seu filho. Você já o questionou sobre seus motivos de não escrever?

A julgar pela leitura e compreensão, minha hipótese seria de que provavelmente a evitação da escrita seja por algum elemento relacionado ao meio. As crianças, com o uso constante das novas tecnologias, ficam cada vez menos estimuladas a escrever com ferramentas analógicas como caneta ou lápis. Como foi a relação dele com celulares, tablets ou computadores até então?

Se consultar com um profissional seria o melhor caminho. Mas o que posso sugerir, muito superficialmente, seria de você incentivá-lo a escrever. Incentivar, não obrigar. Tentar construir com ele um sentido para esta atividade, inclusive também participando desses momentos de produção de texto. Caso ele não veja razões para escrever, será mais difícil.

Qualquer coisa, estou à disposição.

Edvaldo Colen Psicólogo em São Paulo

35 respostas

11 JUN 2017

Olá, Mariana,
Você demonstra que está atenta na educação do seu filho. Primeiramente você poderia fazer uma avaliação com um profissional para saber se seu filho tem problemas cognitivos (dificuldades para escrever, dentre outros). Se essa questão for descartada, sugiro que procure ajuda de um psicólogo para averiguar se há problemas emocionais.

Valdete de Lima Ank Morais Psicólogo em Praia Grande

22 respostas

9 JUN 2017

Olá Mariana!
Tente investigar as dificuldades mas o ideal é que você procure uma psicopedagoga para fazer uma avaliação recebendo a orientação ideal.

Abraços

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

8 JUN 2017

Mariana,
são muitos motivos que podem levar ao desinteresse de seu filho pela escrita. Nessa idade, a criança manifesta uma crescente independência da família e cria pensamento crítico. E nessa Geração atual, onde as tecnologias lideram, computadores e celulares podem influenciar muito nesse desinteresse.
Converse com a escola, caso tenham percebido algo no comportamento interpessoal procure um psicólogo.Com certeza, uma avaliação é importante! Já que um ano letivo está em "jogo"...

Marci Kraft

Marci Kraft Psicólogo em Joinville