Meu filho é muito desobediente comigo, e obedece o pai

Feita por >Thaty · 19 abr 2022 Psicologia infantil

Ele tem 6 anos ,quase 7 na hora de dormir principalmente ,a dias que vai de boa ,outros não. ele pede uma coisa e se a resposta é não, começa a pirraça ,e não para de insistir ,eu já não estou tento paciência mais com ele ,fica repetindo sem parar ,já conversei com ele ,melhora e depois volta a mesma coisa a,e como se e não quisesse entender ..o pai dele fala uma coisa com ele uma vez só e ele obedece ,eu tiro coisas ,coloco de castigo sem algumas coisa que ele gosta mais não adianta

A melhor resposta 23 ABR 2022

Seu filho está te testando para ver se consegue te manipular.
É explicar porque precisa fazer determinada tarefa, perguntar se entendeu; que voce o ama, mas precisa fazer ....
Voces pais precisam se combinar... quando voce manda e ele começa a pirracear se o pai estiver aí, ele deve se posicionar diante do filho perguntado: "O que tua mãe falou?"
Caso contrário, ele faz uma imagem de mãe fraca e catigadora e um pai autoritário.

5817 respostas

26 ABR 2022

Em primeiro lugar, veja como seu marido procede, observe bem, o grau de confiança, de segurança nas palavras e atitudes para com seu filho, ele consegue obter dele respeito, atenção e obediência de forma equilibrada, sem precisar perder a paciência, ou mesmo o autocontrole. Em segundo lugar não seja repetitiva em suas falas para com seu filho. Você perderá o controle da situação e também a credibilidade diante dele. Não precisa ser agressiva para ser ouvida. Em terceiro lugar, estabeleça regras e horários que ele poderá cumprir dentro da sua realidade de desenvolvimento e faixa-etária. O educar precisa refletir como um aprendizado que contribua evolutivamente para um crescimento congruente como um todo.

Márcia Gomes Silva Psicóloga Psicólogo em Recife

1 resposta

20 ABR 2022

Ola Thaty,
Tudo bem? Vc já buscou ajuda profissional para te auxiliar com seu filho? Castigo, ameaças não adiantam. É preciso entender qual a necessidade está por trás desse comportamento dele. Um abraço.

Lilian Guedes Psicólogo em Salvador

14 respostas

20 ABR 2022

Olá Thaty! Obrigado por escrever. Esse tipo de acontecimento é extremamente comum. A criança vai percebendo algumas coisas que sente como ganhos, alimentando essa postura que faz demorar a troca, de forma a sentir que foi vencedor. Será preciso analisar, com você, os pormenores. Quanto antes isso for trabalhado melhor para você, mas, especialmente melhor para seu filho, posto que não enraizará esse tipo de negociação inadequado. Como, no caso, não acontece com o pai, será menos trabalhoso, trabalhar através de você. O tempero entre você e seu filho está gerando essa mistura inadequada. Mudando a tua postura, teu filho não terá mais espaço para isso.
Estaremos a disposição para trabalhar.
Abraços virtuais (em tempos nos quais a pandemia ainda é verdadeira, maioria de falsos políticos, grande maioria de falsos religiosos - atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - até tempo de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Pondere o uso adequado das máscaras, mantenha distância física com proximidade afetiva.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico e orientador ocupacional

8609 respostas

20 ABR 2022

Boa noite Thaty
Ele está em uma idade de referência de birras e testagem dos pais. Tem a compreensão da diferença de como os pais lidam com cada situação.
Se conversa e melhora tente sempre essa forma e quando ele voltar a birra continue somente conversando.
Paciência Thaty porque daqui um pouco ele vai compreender melhor e não vai mais fazer birra.
Mude a tática de tirar o que ele gosta mas que essa não retirada fique claro que é para ele obedecer.
Psicologa Andreia Maria Duarte de Oliveira

Andréia Maria Duarte de Oliveira Psicóloga Psicólogo em Porto Alegre