Meu esposo pode me impedir das coisas?

Feita por >Fernanda · 2 fev 2022 Terapia de casal

Oi, eu estou passando algum tempo, algo no meu casamento, que tem me incomodado. O fato é que meu esposo quer mandar em tudo, não tenho autonomia de nada, ele quer me controlar o tempo todo. Temos 2 filhos , resolvi me inscrever no curso de física em uma faculdade Federal e consegui passar, ele não quer deixar eu estudar, que eu não o obedeço mais! Que eu estou fazendo o que bem entendo! Que eu irei arranjar outro homem lá!... Esses são os argumentos dele, para eu não cursar Física. E disse que tenho q procurar outra coisa, mas esta fora de cogitação de eu abrir mão do meu sonho. Gostaria de saber se eu estou errada? O que faço quanto há isso? Pq ele tem ameaçado se separar caso eu vá estudar e eu realmente não vou abrir do estudo por causa dele, pq já abrir mão de tantas coisas e me arrependo. Estou com 34 anos.

A melhor resposta 3 FEV 2022

Olá, Fernanda
Cada relacionamento tem sua configuração de saber o que é funcional ou não. Entretanto, parece que isso não vem mais funcionado pra ti. No fundo, fazer "o que você bem entende" não é nenhuma ofensa. Muito pelo contrário, é sinal de liberdade.
A liberdade é essencial para a saúde dos que estão em um relacionamento. Uma vez que sou livre pra sair, escolho ficar. Não fico por obrigação, mas porque escolho.
Assim também devem ser as demais áreas de nossa vida. Escolho o curso de física e permaneço nele por mim. Não por terceiros.
Considere buscar o apoio de um terapeuta, pode te ser muito bom.

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

911 respostas

6 FEV 2022

Oi Fernanda,
Ele pode mandar em voce... SE VOCE PERMITIR, SE VOCE DEIXAR!
Voce é uma pessoa autônoma... se não é precisa se tornar; não tem que ser submissa.
A vida é sua, a vida te deu a liberdade... vai agora ficar submissa a um homem?
Tem direito a realizar seus sonhos. A liberdade é uma conquista sua. E veja os motivos que ele coloca: ..."arranjar outro homem..." este é o medo dele... mande ele fazer Psicoterapia, precisa!
Voce não tem que obedecer a ele... podem dialogar sobre como fazer, ok, mas impedir, jamais!

5899 respostas

6 FEV 2022

ola! Posso lhe ajudar no que você precisar. Se você estiver precisando se consultar com um psicológo é só agendar comigo que eu lhe respondo o mais rapido possivel

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

5 FEV 2022

Olá Fernanda. Podemos usar um pouco da Teoria dos Conjuntos para começarmos uma reflexão sobre as Relações Amorosas e aproximarmos da sua questão. De modo geral as pessoas entram numa relação apaixonadas, acreditando na idéia de que são duas metades que formam um todo. Como se fosse uma união; mas as diferenças e movimentos que ocorrem no relacionamento fazem pensar mais numa interseção – ou seja, o casal soma muitas características pessoais mas algumas vontades, planos, gostos, e preferências, não são os mesmos para cada um. - há na relação amorosa, convergências e divergências, e esta separação é um desafio para o desenvolvimento da relação. Ao analisar as relações amorosas pode-se perceber que: as pessoas estão juntas em muitas situações, mas exercem atividades, interações, distintas, sem que isso seja prejudicial; pelo contrário, realizar seus sonhos, ideais e planos de vida, enriquecem o casamento. Mas se um se sente ameaçado pelo desenvolvimento da vida do outro e precisa inibir o outro para se sentir seguro, isso pode gerar estagnação. Do mesmo modo: se um fica motivado em fazer algo só para contrariar, confrontar, isto também é paralisante. Sendo assim, a análise dos comportamentos, sentimentos e pensamentos que ocorrem no casal merece ser elaborada numa Psicoterapia de Casal. Psicologo Online Custodio Cruz

Custódio Silva Psicólogo em Ouro Preto

97 respostas

3 FEV 2022

Olá Fernanda.
Grata por participar aqui.
A co- dependência precisa ser tratada para que você consiga colocar os seus sonhos em prática de forma assertiva e sem destruir a sua família. Para isso procure um terapeuta familiar ou de casal e com esse suporte poderá resolver essa questão da vida profissional e também sobre o controle excessivo do seu marido, que talvez seja devido à grande insegurança ou outro transtorno que será devidamente observado pelo profissional.
Fico à disposição.
Maria Nair
Especialista em Psicologia Clínica
Terapia Cognitivo Comportamental

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

883 respostas

3 FEV 2022

Olá! Não, ele não pode te impedir de você as coisas que você quer, de realizar seus sonhos. Ele não está levando em consideração as suas vontades e necessidades. Converse com ele e diga o quanto isso é importante para você e siga no seu projeto.
Cléa Andrade

Cléa Andrade Psicólogo em Rio de Janeiro

460 respostas

3 FEV 2022

Fernanda. Na verdade seu esposo n tem q decidir por vc. Vc deve ter deixado ele ficar nessa posição por muito tempo e hj têm dificuldade de colocar seus limites. Encontre um espaço p vc. Faça terapia.
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3177 respostas

3 FEV 2022

Olá Fernanda, espero que esteja tudo bem com você!

É preciso entender como funciona o relacionamento de vocês, o que já está estabelecido enquanto código ente vocês, e que tem funcionado ao passar dos anos. No entanto, você está certa em querer construir uma vida para você, e buscar seus sonhos, no caso estudar Física. Você está querendo se desenvolver, construir sua vida, sua carreira e isso é muito saudável. Porém, é importante pensar como essa mudança vai ser implementada dentro da relação de vocês, o que isso vai trazer para a relação, e como vocês podem, juntos, estabelecer um plano em conjunto para lidar com essa mudança. Além disso, é importante começar a pensar o que de fato você, a nível profissional, vai puder ter com seu diploma de Física. Comece a pensar de forma prática sobre sua carreira. Serei professora? Pesquisadora? Tenho esse perfil? Irei trabalhar na indústria? Em empresa? É importante você pensar sobre como você vai utilizar esse conhecimento que está buscando a nível prático e profissional, porque se não você pode passar alguns anos estudando, se esforçando, e não se encontrar na profissão futuramente, e isso não será uma coisa boa para você. De qualquer forma, em qualquer relação, quando tentamos sugerir que alguém não faça algo, é porque no fundo podemos estar querendo o melhor para aquela pessoa. Mas realmente, não podemos impedir que alguém faça algo. Talvez, conversar com um psicólogo pode te ajudar a ver outras coisas de sua questão, que pode não estar vendo no momento, e isso te auxiliar na melhor tomada de decisão para você dentro desse contexto.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

928 respostas

3 FEV 2022

Olá Fernanda
Parabéns pela aprovação.
O crescimento profissional deve incomodar o teu marido pois é um alerta para a independência, e segundo que relataste ele tem o poder de decisão.
Está em um escolha onde se realizar teu sonho profissional terás que entrar em processo de separação. Como vocês tem 2 filhos e queres realizar teu sonho de cursar algo que te deixará realizada profissionalmente e pessoalmente, tente planejar tuas decisões com maior clareza possível.
Quem sabe se realmente fores estudar, a interpretação do teu marido possa mudar.
Atenciosamente
Andreia M.D.de Oliveira

Andréia Maria Duarte de Oliveira Psicóloga Psicólogo em Porto Alegre

226 respostas

3 FEV 2022

Olá Fernanda! Grato por escrever. Há algumas frentes a considerar:
- Será que a convivência entre você e seu marido está harmônica para que possam experimentar um diálogo esclarecedor para que ele se sinta mais seguro e confiante;
- Será o caso de seu marido precisa passar por processo de psicoterapia para desenvolver maior autoconfiança;
- Haverá a possibilidade de você entrando no curso, ele analisar com mais ponderação e compreender o respeito à sua busca;
Será importante, antes de tomar uma decisão definitiva, você contar com a assessoria científica de um psicólogo, para que possamos ver as especificidades e implicações de cada possível encaminhamento.
Lutar pelo que você quer, havendo convicção, é extremamente primordial.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Mascare-se! Mantenha proximidade afetiva com distanciamento físico.