Meu esposo está me sobrecarregando ou estou exagerando?

Feita por >Dre · 19 ago 2020 Terapia de casal

Então, tenho uma enteada de 3 anos e meio, a guarda é compartilhada então ela passa a semana toda em nossa casa, por conta da pandemia não pude mais trabalhar, fiquei em casa mas ainda sim ajudando financeiramente em todas as contas. Fiquei grávida e minha enteada ficou todos os dias comigo e meu esposo saia para trabalhar, ele faz o próprio horário mas nunca fez questão de chegar mais cedo para estar com a filha, eu cuido da casa, comida, da filha e ele só bagunça tudo, não ajuda em nada. A minha bebê nasceu, nem ele nem a família dele me ajudaram com afazeres de casa ou pegar minha enteada para eu conseguir lidar com minha bebê recém nascida. Ele ainda chega tarde, faz uma tremenda bagunça em casa e eu sigo cuidando de tudo e pagando as contas. As vezes me questiono se devo fazer isso tudo para poder ajudar pois não estou trabalhando ou se ele tá apenas se aproveitando
Tô muito estressada e isso tá passando até para minha recém nascida, já conversei e parece não adiantar, não queria terminar meu casamento, mas queria que as coisas fossem mais leves para mim, queria poder ter ajuda da família dele com a minha enteada pelo menos, mas ninguém aguenta ficar com a menina.

A melhor resposta 20 AGO 2020

Olá Dre! Obrigado por participar. Será importante você falar mais sobre a situação, de forma mais especifica, mas pelo relato, salvo novos dados, você não está exagerando, eles estão se acomodando e você sobrecarregada. Não deve passar muito tempo assim para a acomodação não ser percebida como normal. É preciso romper com essa tendência. Se todos colaborarem, o trabalho distribui-se entre as partes, não sobrecarregando mais uns do que outros.
Será útil compreender melhor as coisas.
Sempre queremos que as pessoas sejam razoáveis, melhorem as convivências.
Fale mais sobre a questão.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia, sejamos razoáveis: ética, solidariedade, limites para as convivências: Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.