Meu cachorro morreu.

Feita por >Abigail · 1 abr 2022 Luto

meu cachorro morreu envenenado. Fico me perguntando diversos "se", porque quando penso a respeito disso, todo mundo é culpado (uns mais, outros menos), inclusive eu. Ele morreu novo, com dois anos. Ele morreu sem mim, sem saber que eu estava sempre do lado dele. E me culpo muito por isso. Não queria de jeito nenhum que isso acontecesse. Eu sou uma pessoa boa, eu peguei ele na intenção de ficar com ele pra sempre(até onde der). E eu não sei o porquê nem os motivos do porque fizeram isso. Eu queria ter feito mais, fui imaturo e não tive a capacidade de entender que ele precisava de mim; não sei o que fazer, vejo muitas coisas mas, não quero fazer nada sem sentido.
quando penso, penso isso. Ele me queria; quando olho a situação, vejo um cão assassinado; quando me lembro, meu amor por ele realça mas me sinto, queria ele comigo, muito!!; Sobre o que fazer, eu não sei o que fazer
Eu sei que está difícil, e que se depender de mim, pode durar até a eternidade. Na minha percepção, ele morreu do nada. Eu não quero aceitar ele morto assim. Não quero

A melhor resposta 2 ABR 2022

Olá
Talvez você já tenha ouvido falar sobre o luto, que ele não precisa ser superado, mas sim elaborado. O luto pela morte de um cachorro não é menor, sei como é a dor. Tome cuidado com algumas recriminações injustas que podem estar acontecendo. O que aconteceu foi um crime que provavelmente possui um culpado, que não precisa ser você, não é possível que impessamos alguém de todo o mal do mundo.
Sugiro que considere elaborar esse luto com um profissional que te ajude a transformá-lo em luta.

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

904 respostas

6 ABR 2022

Olá Abigail !

Sinto muito , entendo que vc está passando por um momento muito difícil, porque o cachorro realmente é um amigo que nos traz muitas alegrias, transforma nossas vidas. Hoje vc não acredita que isso aconteceu , se culpando , achando que poderia ter feito alguma coisa , mas pense nos momentos bons e felizes que ele trouxe para sua vida. A dor da perda do animal de estimação é igual a dor de um ente querido, com o tempo vai passar , mas as lembranças e as saudades ficam pra sempre mesmo depois que adotar outro cachorro

Madalena Fonseca Psicólogo em Vitória

11 respostas

4 ABR 2022

Olá Abigail! Grato por escrever. É muito triste, inaceitável que pessoas envenenem animais. O cachorro, em especial, é um animal tão amigo, tão fiel, tão motivador, tão amoroso. Infelizmente o que você está experimentando não é raro. Certamente, se seu cachorro pudesse te sugerir algo, te sugeriria que se aproxime de pessoas boas, viva alegrias, novos sonhos, adote outro cachorro e vive com alegria.
Sei que inicialmente é difícil. Nesse momento é importante você interagir com as pessoas que tenham bom vínculo com você, cuidar de estar bem.
Caso persita e você encontre muita dificuldade para lidar com situação, conte com um de nós, psicólogos, que também amamos animais.
Estaremos a disposição.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos relgiosos - atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - até de alguns falsos políticos, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Tenha bom senso com as mascaras! Mantenha proximidade afetiva com distanciamento físico.

8607 respostas

3 ABR 2022

Boa noite Abigail
Pelo que relata teu cachorro era um grande amor. Mas entenda que essa situação foi causada por outra pessoa e que infelizmente não teria como ficar 24 horas com ele por nunca esperar que isso fosse acontecer da maneira que aconteceu.
Ele teve teu amor, teu carinho e tua dedicação enquanto estava contigo.
Esse amor vai ficar para sempre no teu coração mas permita que sejam recordações felizes que passaram juntos.
Psicologa Andreia Maria Duarte de Oliveira

Andréia Maria Duarte de Oliveira Psicóloga Psicólogo em Porto Alegre

226 respostas

2 ABR 2022

Olá, Abigail!
Lamento o que aconteceu com o teu cachorro. Pets são muito importantes em nossas vidas e quando eles morrem, podemos experienciar um luto semelhante ao da perda de uma pessoa.
.
Bom, sobre a culpa que tu está carregando, ela não vai te ajudar e não vai mudar o que aconteceu. Algumas coisas não podemos controlar, e tu não pode controlar o que aconteceu com o teu cachorrinho.
.
Fica tranquila, tenho certeza que tu amava o teu amiguinho. E com o tempo, a dor e tristeza que tu está sentindo agora, irão e transformar e vai ficar mais fácil de lidar com essa situação.
.
Tá tudo se sentir triste, mas não te culpa.
.
Espero que fique bem

Anônimo-399583 Psicólogo em Novo Hamburgo