Medo de não dormir

Feita por >Antonia · 25 jan 2016 Pânico

Tenho medo de deixar o rivoltril e não conseguir dormir.

A melhor resposta 25 JAN 2016

Antônia esse seu medo é real e faz todo sentido, porque foi criado um condicionamento e adaptação a medicação que lhe causou dependência, por isso o medo. Para vencer esse medo você precisa ser acompanhada por um psicólogo e o seu psiquiatra que administra essa medicação. O que acontece é que você está tratando a doença que é a insônia e não as causas que a levaram a ter a insônia, por isso é preciso entender a causa, pois você antes da doença, do adoecer é uma pessoa com sentimento que tem uma história de vida e que interagem a todo momento com situações que podem desencadear este sintoma de insônia e muitos outros sintomas e a cada sintoma vai ser medicalizada? Percebe porque você precisa de ajuda? Oriento a procurar um psicólogo.
Atenciosamente Psicóloga Ussénade.

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife

763 respostas

1 FEV 2016

Olá Antonia.
É difícil dizer algo com poucas informações, mas vou tentar. Primeiro, seria interessante avaliar o porque de você ter precisado tomar essa medicação (no início), você teve orientações médicas?. Ainda assim, o remédio irá atuar apenas nos sintomas, ou seja, você não consegue dormir e toma o remédio. Mas e a causa disso? Ou seja, porque será que você não estava conseguindo dormir e teve que recorrer ao remédio?. Para buscar a causa do problema, sugiro que faça psicoterapia, to contrário pode se tornar dependente do remédio para conseguir descansar.
Qualquer dúvida estou a disposição.
Um abraço.
Psicólogo Dione Issagava Duarte

Dione Issagava Duarte Psicólogo em Ribeirão Preto

43 respostas

28 JAN 2016

Cara Antonia, ter medo de não conseguir dormir sem o rivotril é algo frequente entre as pessoas que usam essa medicação. O rivotril é um entre muitos recursos que podemos usar para conseguir dormir. Alguns inclusive não envolvem uso de medicação. Um bom psicólogo saberá te orientar sobre isso. Caso tenha interesse, pesquise sobre mindfulness e respiração diafragmática. A meditação e a prática de uma atividade física também podem ajudar muito no seu sono. Desejo-lhe noites tranquilas e fico à disposição. Abraços, Gabriela Geara.

Gabriela Geara Psicólogo em Porto Alegre

4 respostas

27 JAN 2016

A medicação serve para ajudar as pessoas em momentos de crise, não é bom ficar dependente, até porque o organismo sempre vai aumentando a tolerância e pedindo mais quantidade de medicação. Uma terapia vai lhe ajudar a descobrir o que lhe tira o sono e ajudar a relaxar. Geralmente, pessoas que ficam vigiando muito a si e aos outros, vivem em alerta, mas tem sua raiz num medo infantil. Faça uma entrevista com um psicólogo, pode lhe trazer uma luz.

José Carlos Bastos Psicólogo em Rio das Ostras

132 respostas

26 JAN 2016

Olá Antonia, boa noite!

Se essa suspensão for por conta própria, cuidado! Essas medicações (neste caso, ansiolítico), devem ser suspendida pelo médico, por que? Porque, dependendo da dosagem, deve ser retirado aos poucos, para que não haja efeitos, como a abstinência. Procure, de preferência o mesmo profissional que te receitou e converse sobre essa retirada. Uma boa qualidade de sono é importante, mas não deve depender apenas do medicamento.

Acádia Santana Psicólogo em Salvador

2 respostas

26 JAN 2016

Olá Antônia,

Toda medicação psicotrópica deve ser revista sempre pelo médico que acompanha ,converse com o mesmo ,pois até para parar com o remédio há uma estratégia estabelecida pelo profissional com paciente.Parar a medicação por conta pode trazer alterações, além de em um primeiro momento parecer bom mas após um tempo você apresentar a volta dos sintomas.O ideal é que você converse com o médico que a acompanhe .

Espaço Ser e Criar Psicólogo em São Paulo

10 respostas

26 JAN 2016

Olá Antonia! Pelo que pude entender, você quer voltar a dormir sem medicação, porém está receosa, por isso é importante planejar junto ao médico que prescreveu a medicação a retirada do Rivotril, pois ele irá avaliar se este é o momento e qual a dosagem adequada. Além disso, é importante fazer acompanhamento com um psicólogo, preferencialmente um Analista do Comportamento, o qual analisará quais são os fatores que estão produzindo e mantendo a dificuldade para dormir, assim como te ensinará técnicas de como induzir o sono. Espero ter ajudado, um abraço, Dra. Fernanda.

Fernanda Prata Leite Damiani Psicólogo em Fortaleza

13 respostas

26 JAN 2016

oi antonia,saudaçoes!!!!!!penso que é possivel vc deixar o rivotril aos poucos e conseguir dormir a noite toda sem prolemas,ok? tente substituir o remedio por um cha de camomila, erva cidreira,valeriana, malvia,etc. chas calmantes,ok? um abraço fraterno.

Sandra Elena Carosio Psicólogo em São José do Rio Preto

479 respostas

26 JAN 2016

Bom dia Antonia,
A insônia está relacionada ao não se permitir dormir, contendo uma história por detrás dessa queixa. O rivotril, é um medicamento com funções orgânicas, mas você o responsabiliza integralmente pelo fato de conseguir dormir, acredito ser necessário a procura de um psicólogo para que assim você possa trabalhar o que não te permite dormir e assim deixar o medicamento.
Abçs. Psico. Fernanda Pimentel Santos

Psicóloga Fernanda Pimentel Santos Psicólogo em Ponta Grossa

5 respostas

25 JAN 2016

Boa noite Antonia,
Em seu relato, você deixa claro que utiliza rivotril para dormir... é necessário maiores informações. A quanto tempo você utiliza esta medicação? quais foram os possiveis motivos desencadeantes que fizeram você ter dificuldade para dormir e gerar a insônia? A perda de sono esta relacionada a problemas de saúde ( físico, ou transtorno psíquico). A medicação é indicada por qual especialidade, faz acompanhamento períodicamente? São muitas perguntas que necessitam de respostas. Geralmente dependendo dos motivos que a levaram a medicamentação, a terapia neste caso é grande aliada e indicada quando gera sofrimento.
Oriento a procurar um psicológo.
Fico à disposição.
Atte. Leticia

Leticia M. Fonseca Psicólogo em Palhoça