Me sinto sufocado por ninguém querer me escutar quando tento me expressar

Feita por >Eden Guerreiro · 23 jan 2017 Psicologia clínica

Sempre que alguém vem dizer algo que sente, eu escuto. Mas, quando sou eu que preciso desabafar, sempre me interrompem, nunca me deixam começar ou terminar, com isso me sinto sufocado, preciso de ajuda! O que devo fazer?

A melhor resposta 23 JAN 2017

Olá Eden,

Quando desabafamos com um alguém sobre nossas intimidades podemos ter conseqüências desastrosas se escolhemos um “confidente” sem maturidade para acolher o que temos a falar. Uma pessoa fragilizada pelos desentendimentos e crise em seu relacionamento poderá facilmente recorrer à ajuda de quem está mais próximo dela.
Partilhar é bom, entretanto, mais importante é saber com quem estamos falando de nossa intimidade, que é o nosso “sagrado”.
Possivelmente não encontrou a pessoa certa que saiba ouvir... OU... você pode estar acionando um mecanismo de negatividade, de desdém, de mau humor, de atitude negativa e depreciativa.
A queixa recorrente promove o pessimismo, aumenta a ansiedade e pode fazer disparar estados de humor diminuído, podendo nas suas formas mais graves emergir a depressão.
se seus problemas estão incomodando sua saúde mental e física, aconselho procurar um psicólogo.
O objetivo do atendimento psicológico não é apenas falar para desabafar ou receber conselhos para resolver problemas da vida. A terapia busca um encontro íntimo do paciente com ele mesmo para que possa entender melhor e solucionar seus problemas que lhe fizeram procurar ajuda.
Conversar com o amigo é muito bom e muitas vezes nos faz sentirmos muito bem, mas ir ao psicólogo é algo que vai além das trocas de confidencias. A terapia proporciona uma reflexão sobre seus comportamentos, sobre suas escolhas, suas emoções.
Estou à disposição para dúvidas,

MarciKraft

Marci Kraft Psicólogo em Joinville

189 respostas

26 JAN 2017

Todos têm potencial inexplorado!

Atendimento e acompanhamento psicológico.
Destinado a todo aquele que:
* necessita de diagnóstico quanto ao nível de alterações no comportamento, na personalidade e na cognição, bem como o nível de gravidade de determinadas lesões cerebrais e transtornos de aprendizagem;

* deseja identificar potencialidade e dificuldades cognitivas;

* busque expressar seus conflitos e dificuldades, ultrapassar os obstáculos que o impedem de integrar-se e adaptar-se adequadamente ao meio social;

* busque otimizar desempenhos em concursos, provas e processos seletivos.

As sessões podem ser em grupo ou individuais.

Atenciosamente,
Aline M. S. De Coster

Aline De Coster Psicólogo em Rio de Janeiro

608 respostas

25 JAN 2017

Eden!!!
Atualmente as pessoas se preocupam pouco com as outras pessoas, se importam mais com coisas, objetos e dinheiro. Me parece que você seja alguém com boa educação, e esteja procurando uma boa relação como outro. Procure fazer valer suas ideias e opiniões, se coloque diante dos assuntos com as pessoas, antes que o assunto termine. Se precisar conversar assuntos importantes, ou algo determinante em sua vida procure um psicólogo para lhe acolher e ouvi- lo (a) como necessita.
Atenciosamente,
Psicóloga Celeste.

Psicóloga Celeste Martins Psicólogo em Rio de Janeiro

134 respostas

24 JAN 2017

Eden,

O primeiro passo você deu no momento de enviar a sua pergunta. Busque uma psicologa para poder ouvir sua história e o sufoco que relata acima. Acredito que desta forma você conseguirá se sentir acolhido e juntos, caminharem para o equilíbrio e bem estar.
Gratidão pela partilha. Um abraço.

Clínica Escolha SER Psicólogo em São Paulo

4 respostas

24 JAN 2017

Olá Eden é extamente por esse motivo que existe o psicólogo. Esse profissional é capacitado para lhe ouvir e lhe dar as devolutivas necessárias ao seu desenvolvimento. Busque um psicólogo e saia desse sufoco.

Márcia Araujo Psicólogo em Guarujá

71 respostas

24 JAN 2017

Olá Eden!!!

Ser empático, colocar-se no lugar das pessoas e sensibilizar-se com os problemas relatados, compreender, saber ouvir é uma característica de poucas pessoas, infelizmente!!!

O(A) psicólogo(a) deve ter está característica, além de saber trabalhar com a demanda a fim de que sempre se busque a qualidade d vida possível e adequada para cada caso.

Sugiro então, Eden, que se for de seu interesse, procure o apoio de um(a) psicólogo(a) e muito ele(a) poderá contribuir para a sua queixa.

Atenciosamente,

Psi. Carlos César

Carlos César Petruy Psicólogo em Curitiba

343 respostas

24 JAN 2017

Bom dia Eden!
Essa sensação de "precisar falar", não sentir-se escutado, é uma característica importante em pessoas que chegam ao consultório com um grau alto de ansiedade. Iniciar um processo terapêutico poderá auxiliar você a compreender o motivo dessa "necessidade" de falar e conduzir você a novas descobertas. Habitualmente, as pessoas não sentem-se obrigadas a ouvir o que as outras têm a dizer, principalmente se for algo que a pessoa costuma falar com frequência. No consultório de um psicólogo, você será acolhido e poderá evoluir para a extinção dessa sensação.
Abraços!!
Psicóloga Wládia Morais

Wládia Morais Psicólogo em Rio de Janeiro

94 respostas

24 JAN 2017

Ola Eden, como percebo a sua angústia com relação a dificuldade de ser escutado sem ser interrompido acredito que a solução mais apropriada para você seria procurar agendar uma consulta com um psicólogo de sua cidade e iniciar uma terapia porque com certeza você será estudado com um profissional que terá uma escuta profissional e sem criticá-lo e nem julgá-lo.
Espero ter ajudado, à Psicóloga Ussénade.
Boa sorte!

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife

763 respostas

24 JAN 2017

Ola Eden!
Procure ajuda de um psicólogo.
O espaço proporcionará o desabafo aliviando dores emocionais e estimulará sua reflexão em como agir mais seguro e presente, impedindo que os outros te cortem por algum motivo.

Maitê

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo