Me sinto desconfortável dentro do meu corpo

Feita por >hali · 8 jun 2020 Autoestima

Recentemente, peguei DP em uma matéria por um descuido meu, desde que isso aconteceu venho sentindo um desconforto enorme no meu corpo, como se eu não quisesse mais ficar aqui dentro, meu peito fica pesado em pensar na minha reprovação, eu me sinto sufocada, e tenho muita vontade de me arranhar, me arranhar me alivia um pouco desse sentimento horrível que eu sinto. Eu só fico bem quando eu me distraio com algo, porque se eu pensar no assunto, eu sinto algo como uma dor por todo meu corpo, sinto vontade de me bater, preciso me machucar fisicamente para que essa dor estranha passe.

Só fico assim quando acontece algo que me deixa triste ou insegura, quando algo me magoa profundamente. Mas este é o problema, na minha vida entendo que irei me magoar e sofrer decepções, mas não queria sentir vontade de me machucar todas as vezes, e nem sentir essa sensação de que meu corpo me queima por dentro, é muito ruim.

A melhor resposta 10 JUN 2020

Olá Hali
Este estado de sufocamento, pode estar vinculado a cobranças por perfeição, mas esta não existe. Você é uma pessoa que pode fazer o seu melhor e aceitar o resultado, podendo ou não melhorar o resultado que obteve em outro momento. Então se resolver se comparar a alguém lembre-se que as pessoas são diferente, e vivem momentos também diferente, não cabe a ninguém te julgar pelo que ocorreu. Entender o que aconteceu pode te ajudar a superar isso.
Aceitar que nem sempre você será ou terá o que espera, faz parte de enfrentar momentos frustrantes e não se cobrar tanto.
Para diminuir esta sensação ruim, sempre que ela aparecer, procure fazer exercícios de relaxamento e melhorar sua respiração, estes são indicados para diminuir a ansiedade.
Sugiro fortemente que procure ajuda psicológica.
Estou a disposição.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

11 JUN 2020

Hali,
Entenda que o corpo é apenas um instrumento que usamos para fazer as coisas aqui neste planeta. Sem ele, não vais conseguir realizar mais nada. Ele é importante e deve ser mantido e cuidado.
A pergunta que te faço é: Porque não quer realizar a tua missão de vida? Se veio aqui justamente para isso? É uma fuga? É um medo?
Não seja covarde contigo mesma e realize-se.
Caso contrario, vais ter que vir novamente para realizar a mesma tarefa comum carma a mais...
Procure auxílio, faça Psicoterapia.

5817 respostas

9 JUN 2020

Olá Hali! Qual a sua idade? É a primeira vez que sentiu isso? Será providencial você poder contar com a ajuda técnico-científica de um psicólogo para resgatar tua inteireza, lidando com a mais completa, rara e única espécie de ferramenta que é você mesma, que, obviamente contempla seu corpo. Machucar a si mesma, porque se sente machucada, gera uma autopunição que precisa ser esclarecida, para que se avance. A mágoa e o machucado, dessa dimensão, acontece quando o mundo interior da pessoa dá legitimidade a eles. Em outras palavras, conviver, posto que somos complexos, é negociar visões diferentes, lidar com algumas decepções, viver o desconforto (necessário) de aprender coisas novas, mas é ter o predomínio do bem estar, do aperfeiçoamento pessoal; nos completarmos na troca social e afetiva. Conte com a condução técnico-científica de um psicólogo. Estamos á disposição para aprofundamentos. Abraços virtuais (em tempos de pandemia, saia somente para o que for relevante, com máscara, higiene e distanciamento físico: minimize a possibilidade de chorar a morte de mais uma pessoa próxima!) Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8609 respostas

9 JUN 2020

Olá hali, tudo bem?

Olha, seria muito bom se você procurasse ajuda psicológica o mais breve possível para saber porque você tem tais comportamentos
Mas vamos refletir um pouco aqui: quando você se decepciona com alguma coisa você tem vontade de se machucar? Você tem raiva de você mesma por alguma razão? O que te deixa triste e insegura? Pense em tais questões e reflita sobre elas, para ficar mais fácil, recomendo que você escreva tudo em uma folha de papel

Abraços
Murilo Vital

Murilo Vital Psicólogo Psicólogo em Limeira