Isso é um ciúme retroativo? O que fazer?

Feita por >Bruna · 28 mai 2020 Ciúmes

Sou casada faz pouco tempo , meu marido é uma ótima pessoa , mas já foi casado duas vezes , com a mãe do filho dele ( se damos muito bem) por quatro anos , e com uma outra por sete , ele me trata super bem , e sinto que ele me ama de verdade , mas o ciúme que eu tenho do passado dele atrapalha meu relacionamento , sempre brigamos por conta disso , sempre jogo na cara dele que ele gosta da ex mulher dele , que pensa nela ( mesmo eu sabendo que não é). Estou desempregada isso me incomoda não consigo dormir a noite , pensando que ele pode tá achando que sou um peso por pagar o aluguel e as contas sozinho , já que antes ele tinha uma mulher para ajudar , me sinto uma mulher inútil , não tenho amigos , não saio de casa pra nada , minha família é cada um pro seu lado , todos os dias ele sai pra trabalhar , e eu fico em casa cuidado da casa , assistindo tv, me sinto muito sozinha , queria poder trabalhar pra ajudar e me sentir útil , estou cansada da minha vida , não consigo dormir direito , e quando estou sozinha , fico com esses pensamentos em relação ao passado dele com outra mulher , sinto raiva disso , talvez se eu ocupasse minha mente em um trabalho não ficaria pensando tanta besteira , mas eu procuro e nada , me vejo sem perspectiva de futuro , ele já é um homem experiente , acho que minha insegurança também seja por conta disso . Tenho crises de choro e irritação , posso estar bem em um dia , mas no outro seu super mal . Oq faço ? Isso está me torturando!

A melhor resposta 28 MAI 2020

Olá Bruna!
Antes de mais nada, seu pequeno relato indica que você possa estar sofrendo de um quadro de ansiedade, muito provavelmente vinculado a situação de desemprego.
Muitas vezes o ciúmes está vinculado com insegurança e fica evidente que se sente inferior a ex mulher de seu marido pelo fato dela trabalhar.
É indicado que inicie o processo de psicoterapia por ser um processo de autoconhecimento e fortalecimento emocional, possibilitando a reflexão deste momento delicado que você está vivendo, o que no passado dele lhe incomoda a ponto de sentir-se inferior ou ameaçada e assim, promovendo a segurança necessária para que você evite conflitos e brigas neste momento atual.

Fico a disposição.

Abraços

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

7 JUL 2022

Olá Bruna.
A psicoterapia poderá te ajudar a ter maior estabilidade emocional e pensamentos mais adaptados.
Enquanto não começa um atendimento psicológico, sugiro que se movimente mais, saia com maior frequência para que possa ocupar sua mente com situações diferentes, o fato de ficar muito em casa não te permite ter outras experiências que possam trazer outros pensamentos além da relação com o marido.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

30 MAI 2020

Oi Bruna
Voce está perdendo o controle da situação, está se comparando com as outras, voce não é as outras.
Passado é passado e quando casou com ele, sabia do passado dele.
Você apressou o andamento e casou sem conversar, sem namorar, sem conhecer ele...
Então comece a namorar agora, alimente teu pensamento com coisas positivas e não pensando nas outras... está se jogando fora.
Aumente a intimidade com ele, seja verdadeira com ele e ele contigo.
Falem de sentimentos. Peça ajuda pra ele para parar de pensar nas outras, estreite as conversas sobre sentimentos e não broncas, cobranças, justificativas...

5817 respostas

29 MAI 2020

Olá Bruna! Grato por participar. Pelo seu relato, você está sem rotina organizada, assim como está com baixa confiança em si mesma. Será altamente enriquecedor você partir de soluções concretas. Primeiro: nunca é pouco repetir que, para termos o amor de outra pessoa, precisamos desenvolver o amor próprio. Isso é uma questão básica. Outro dado importante: Se você, de fato quer trabalhar (isso é muito interessante), abra a cabeça para o máximo ´possível de trabalhos que você possa fazer. Coloque atitude persistente e troque o assistir televisão, por exemplo, por ir (com os cuidados da pandemia) a, por exemplo, dez lugares diferentes por dia, fale que você quer trabalhar, fale que não está escolhendo serviço, apenas quer fazer algo honesto. Seja persistente, não há como dar errado. Com grande rapidez você conseguirá o trabalho. Outro dado importante é você ponderar e aprender a viver diferente: precisamos de uma rede de contato com bons vizinhos, conhecidos, alguns parentes,, colegas de trabalho. Isso facilita muito a vida, em muitas situações. Espero ter ajudado. Abraços virtuais (em tempos de pandemia, saia de casa, para essa necessidade e outras, mas com máscara, higiene e distanciamento físico: uma morte a mias evitada, vale toda a vida preservada!) Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.