Ciúme retroativo em um cenário desolador

Feita por >U.A.P.F. · 18 set 2019 Ciúmes

Meu caso parece um dos mais desoladores possiveis. Tenho 36 anos, nunca namorei, beijei apenas 3 mulheres na vida, a primeira aos 22 anos e a terceira aos 23. Minha primeira e por anos, única relação sexual foi um desolador programa com duas prostitutas, que piorou meu quadro. Uma tentativa de me levarem a um prostíbulo em 2013, apenas me deixou ainda mais ansioso. Segui, na teoria, “Virgem”. Em março desse ano, no entanto comecei um namoro com uma mulher, quase um ano mais velha, divorciada há uns 3 anos. Infelizmente ela, talvez sentindo que deveria me contar a verdade, e livre de pudores, me relatou fatos de seu passado, uma vida sexual inversamente mais agitada e verdadeira, que incluem fatos tristes como adultério quando casada, e já solteira, participação em uma orgia, incluso o envolvimento com um conhecido. A despeito de acusações de machismo, velhas postagens virtuais trazidas a tona (eu cheguei a ter um momento de detetive obcecado) eu tenho sentimentos muito fortes por ela, mas esse ciúme do que já foi horroroso, ainda bate em mim, de forma dolorosa, me fazendo até sentir culpa de um provável machismo que já fui acusado, eu não sei como vou lidar ao longo da vida com isso, já que meus sentimentos por ela são muito fortes. Já pensei na hipótese de que eu deveria ter tido uma vida sexual real quando mais novo, e sou tomado pelo desespero de pensar que não há saída pra mim. Já fui tomado pela hipótese de que eu deveria encerrar tudo, e resolver a partir do hoje, tomar essa minha vida mais agitada e variada sexualmente, mas sou tomado pelo horror de pensar que nem é realmente minha vontade, eu poderia me arrepender amargamente, pois minha namorada é uma pessoa de bom coração e é dela que gosto! Ela já me disse que nasceria de novo se possível, mas isso não impede os pensamentos invadirem minha mente, e isso não vai fazer eu viajar no tempo, pra conhecer ela antes que tudo isso acontecesse. Nosso relacionamento já é difícil pra ela com o peso social que nos colocam (branco classe media alta, morando com os pais, pouco vivido, trabalhando em negócio de família, ela negra, pobre, mãe solteira, mora só com a filha, trabalha duro) e esse pesadelo ainda me assalta. As vezes estou bem, mas as vezes essas imagens de um passado invadem minha mente, e me desespero sem saber o que faço. Indicação de terapeuta, o que for, se uma luz puder me ser dada, de boa vontade, eu agradeço de coração mesmo!

A melhor resposta 18 SET 2019

Olha, cada um tem sua história, com suas misérias e alegrias. Se o assunto de antigos relacionamentos é algo que te fere, sua companheira deve ser colocada a par disso e evitar que vocês se machuquem mais por conta disso. Não há necessidade de buscar ter uma experiência sexual semelhante à da mulher com que agora está. Ela teve os motivos dela para fazer aquelas escolhas, e você os seus para agir de outra forma. A despeito disso, os dois resolveram se unir. Cada um escolheu o outro, apesar de todas as outras opções. Voltar a todo instante para as recordações das ações dela não é algo motivado pelo amor, mas pelo amor próprio. Porque, de certo modo, te machuca em primeiro lugar ver aquela que foi selecionada para partilhar a vida contigo não atender a uma imagem idealizada de como seria essa pessoa. Mas, não se engane, ninguém vai se adequar ao seu ideal. Se vocês tem similaridades e objetivos de vida semelhantes, vire a folha, tente deixar o passado para trás. Porque se ela tem lhe feito bem e lhe deixa feliz o suficiente para vocês passarem por cima de tantos outros problemas, é necessário que não sejam os ciúmes causa de tormento. Até porque você tem os seus defeitos, existem coisas suas que, tenha em mente, devem ser difíceis para ela suportar. O dilema é esse, precisamos da proximidade, mas nos machucamos a todo instante. Procurem ser mais companheiros, e a ajude a entender que falar sobre as outras pessoas com quem ela esteve pode ter feito bem a ela, mas que foi algo muito duro para você. Deves buscar cuidar dela e zelar pelo relacionamento de vocês, assim como ela também deve dar o braço a torcer para fazer o possível para que dê certo.

Anônimo-363635 Psicólogo em Fortaleza

11 respostas

19 SET 2019

Olá U_A_F_P!. Seu relato é de uma história em andamento, muito promissora. Você e ela apresentam histórias muito diversas. A transparência, a confiança, o esforço, a tolerância, fará com que vocês possam somar as experiências e se tornarem mais completos, mais ricos culturalmente. Cofie em si. Cada ser humano é ricamente complexo e maravilhoso. Uma vida inteira não é suficiente para descobrirmos as riquezas daquelas pessoas que conosco vivem. Deixe que suas riquezas sejam descobertas. Passado é aprendizado e cultura. Um abraço: Ary Donizete Machado.

8607 respostas

19 SET 2019

Olá, o fato de que em alguns momentos você está bem indica que tem algo mais, não somente "pesadelos". Invista no seu melhor. Sem pressa. Com respeito por você, pela sua companheira e a história de cada um até aqui. Contar com pessoas e profissionais de sua confiança é o melhor caminho pro autoconhecimento e valorização de si. Siga em frente. Tudo de bom pra você.

Anônimo-355982 Psicólogo em Blumenau

6 respostas

19 SET 2019

Olá! Sim, você deve procurar por ajuda de um psicanalista/psicólogo. Não se desespere, seu caso não é assim tão desolador! Em uma boa análise você encontrará respostas a todas as suas dúvidas e perguntas. Seu relato diz que existem muitas coisas a serem trabalhadas em sessões. É necessário a compreensão de questões muito subjetivas. Não desanime, procure por ajuda. Se estiver disposto a trabalhar em sessões, os resultados aparecerão em breve. Boa sorte!

Cleide Marchiotti Psicóloga - Psicanalista Psicólogo em Maringá