Abri o relacionamento e morro de ciúmes, como fazer?

Feita por >Gay ciumento · 21 dez 2022 Terapia de casal

Depois de 22 anos de casado é claro que as coisas esfriaram entre eu e meu marido, então decidimos abrir o relacionamento. No início, foi uma maravilha. A nossa vida sexual melhorou muito, também como estávamos sozinhos. Mas isso já foi há mais ou menos um ano e tudo voltou a ficar morno. Eu morro de tesão pelo meu marido, mas ele não parece se interessar por mim. Com outros caras ele fica excitado, mas não quando ele está sozinho comigo e, por conta disso, tenho muitos ciúmes. Queria não ter (ou pelo menos ter menos) mas fico me perguntando se o meu ciúme não é "fundado", uma vez que ele não sente mais atração por mim, mas sente pelos outros. Talvez isso esteja indicando que abrir o relacionamento foi apenas o "início do fim"? Claro que o casamento é mais do que sexo, mas será que existe casamento feliz sem sexo?

A melhor resposta 22 DEZ 2022

Olá Gay ciumento.
Tudo que é novidade, seja para uma criança seja para um adulto, independente de ser sexo, costuma trazer certa motivação, ou excitação. Uma pessoa que faz cirurgia pode se sentir com a adrenalina elevada se está fazendo isso faz pouco tempo, mas depois de 22 anos talvez nem tenha mais motivação para fazer isso, mas pode existir um propósito.
A motivação vem do desejo de querer continuar na relação e não no sexo, vem da cumplicidade, do conhecimento que se tem do parceiro, do propósito desta relação. Perceba um cachorro, quando novo pula em todos, mas já mais velho muitas vezes nem vem cheirar as pessoas, mas a presença delas é importante para o bichinho, nas relações pessoas também não é diferente. Depois de 22 anos é o querer estar juntos que costuma fazer a diferença, é o cuidar, o conhecer e é a presença que faz a diferença.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

23 DEZ 2022

Olá, Gay ciumento!

É normal que após um tempo de relação a relação sexual vá ficando mais morna. A paixão dá lugar para o amor. O amor é algo mais calmo, sereno e tranquilo e estável, diferente da paixão. Independente de se questionar se fez certo ou não ter aberto o relacionamento, pois isso já passou e você não tem mais como voltar atrás desta escolha, se questione sobre o que você pode fazer agora. É no momento presente que você tem de fato a ação! Acredito que um caminho seria o de conversar com seu marido o que tem observado na relacao de vocês. Será mesmo que ele não tem mais atracao por você? Ou ele só fica mais exaltado quando tem outras pessoas no jogo sexual (que por ser o diferente, o fora do comum, é natural que deixe ele excitado)?
Abracos!

Carolina Cohen Psicólogo em Rio de Janeiro

81 respostas

22 DEZ 2022

Olá Gay ciumento! Obrigado por escrever. A vida é uma balança cujo tempero não se estabiliza, mas permite que se possa, razoavelmente controlar. Com abertura de relacionamento, no contexto que você citou, é extremamente difícil e raríssimo que dois consigam administrar a médio prazo. É algo como tomar uma atitude com noventa e cinco por cento de chances de dar errado.
Vocês precisam ter uma conversa amadurecida, respeitosa, séria, empática, para que viabilizem formas de renovar motivações, formas de terem suas essências minimamente contempladas e respeitadas, naquilo que se refere ao vínculo de vocês.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples, para manipular e levar vantagens. Resgatemos a democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Perceba que a barbárie do momento, é orquestrada por poucos, para prejudicar trabalhadores. Vacina e máscara precisam ser repensadas.