Meu namorado tem muito ciúme de mim. O que fazer?

Feita por >Shenia Zaché · 17 mai 2016 Ciúmes

Tenho 18 anos e namoro há três. Meu namorado tem muito ciúme de mim. Eu estudo e faço curso de TI. Na escola tem muitos meninos e meu namorado tem muito ciúme disso. O que faço?

A melhor resposta 17 MAI 2016

Olá Shenia!

Quando estamos em um relacionamento é natural termos ciúmes, o que devemos analisar é o quanto está afetando nosso cotidiano, nossa vida social, nosso relacionamento e se estamos perdendo o controle deste sentimento.
É muito importante que você converse com seu namorado e explique como o sentimento de ciúmes dele está lhe afetando nestes aspectos da sua vida.
No diálogo além de você expor seus sentimentos, ele também terá espaço para se abrir, as vezes o ciúmes pode estar mascarando algum medo por exemplo, falar sobre o assunto ajudará os dois a se conhecerem ainda mais e elaborarem estratégias que possam trazer benefícios dentro do relacionamento de vocês.
Caso conversar sobre o assunto não ajude de maneira satisfatória, vocês poerão buscar a terapia de casal ou ambos terapia individual, o psicólogo será um facilitador para tais reflexões e estará preparado para lidar com os sentimentos que possam surgir.

Atenciosamente,

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

18 MAI 2016

Olá! Segundo seu relato não é possível saber a intensidade do ciúmes que seu namorado tem. Mas é bastante importante a comunicação aberta e transparente de vocês, possívelmente seu namorado sente-se inseguro, ameaçado ou teme perde-la. Uma boa comunicação pode deixá-lo mais seguro e o relacionamento de vocês também ficará mais saudável. A intensidade do ciúme é o que pode tornar o relacionamento desagradável, se houver necessidade busquem a ajuda de um profissional em sua região.
Fico a disposição!

Jessica Moreira Carvalho Psicólogo em Londrina

170 respostas

18 MAI 2016

Bom dia Shenia, através de seu relato me parece que o ciúmes do seu namorado está fazendo com que se sinta sufocada, incomodada, limitada. Parece que ultrapassou o seu limite, daquele ciúmes por insegurança, por medo de perder algo que gosto muito, mas que se aproxima muito mais de "cuidado com a relação", do que com "falta de confiança no quesito fidelidade do outro". Como você sente esse comportamento dele? Como medo de lhe perder, ou como desrespeito para com a sua capacidade de ser fiel ao compromisso de vocês?
Se você realmente gosta dele, acredita que ele também gosta de você e que vale a pena investir nessa relação, aconselho aos dois procurarem uma terapia de casal. Ele pode ganhar com isso, aprendendo a ter maior suporte para seus próprios sentimentos. Você fica mais tranquila na relação. Os dois ganham amadurecimento e equilíbrio no relacionamento. Todos crescem e ganham.

Carpeendi Psicologia Psicólogo em Curitiba

34 respostas

18 MAI 2016

Ola Shenia.
O ciumes e um sentimento humano muito comum que se manifesta praticamente em todas as pessoas.no entanto no momento que esse ciumes pelo outro se mostra desproporcional,intenso,absurdo e preciso avaliar ovque esta acontecendo.o ciumento sente-se inseguro,vulneravel,sensivel na maioria das vezes.os prejuizos podem ser varios e todos saovacompanhados de sofrimento.seria bom voce conversar abertsmente com seu namorado sobre todos esses acontecimentos que podem prejudicar o relacionamento,falar sobre as atitudes que ele nao esta podendo controlar. Caso sintam necessidade procure um psicologo.

Psicóloga Vanderlúcia Macario Psicólogo em Florianópolis

20 respostas

17 MAI 2016

Olá Shenia,

Um certo grau de ciúme é batural nos relacionamentos. O que não pode haver é o sentimento de posse. Quando o ciúme começa a atrapalhar nas relações sociais, seja para quem sente ciúme ou para a pessoa que ele é dirigido, já não é considerado natural.
Já tentou conversar com seu namorado sobre a relação de vocês? Ele pode estar inseguro com a relação, pois, como você citou tem muitos colegas do sexo masculino, e ele pode estar com medo de te perder para algum deles.
Investir no diálogo é uma boa opção. Não só quando há problemas, mas para manter uma relação saudável!
Abraços

Anna de Lima Estanislau Psicólogo em Florianópolis