Insegurança de uma recém-formada em psicologia.

Feita por >Angelica · 3 mar 2022 Coaching

Tenho 31 anos e sou recém formada em Psicologia. Nesse atual momento da minha vida me sinto extremamente insegura e incapaz de exercer minha profissão. Infelizmente estou desempregada e não tenho condições de fazer uma pós ou um curso de formação dentro da minha abordagem. Tenho enviado alguns currículos, porém, sem sucesso. Pensei como alternativa dar início aos atendimentos na clínica, mas também tenho muito medo, não sei o que fazer! Preciso trabalhar! Devo me arriscar mesmo sem uma formação ou seria mais viável procurar emprego que já tenho experiência, porém, fora da minha área de formação?

A melhor resposta 4 MAR 2022

Angelica, boa tarde!

A insegura faz parte do novo, é normal você ter receio da atuação, acredito inclusive que é algo comum a todos os recém formados. Quanto aos cursos, existem alguns online e gratuitos que podem te ajudar, além de pdf de livros, workshops e lives de alguns profissionais, procure na internet. Quanto ao atendimento clínico, você pode iniciar sim, é através deles que vai ganhar mais experiência e confiança em sua atuação.

Desejo boa sorte, seja bem vinda colega.

Paula Gomes Maciel Rodrigues Psicóloga Psicólogo em Fortaleza

10 respostas

9 MAR 2022

Oi Angelica
Com conhecimento de causa, posso te dizer que voce está procurando solucionar por vias racionais, procurando em novos cursos, em pós e não são estes que vão te dar segurança no teu trabalho.
A formação nos dá muitas informações, muitos conhecimentos, mas nada de vivência e confronto com a própria realidade.
Precisa certificar-se, autenticar-se segundo as coordenadas da vida e não das coordenadas do curso ou da formação realizada.
Somente a compreensão da própria verdade, da própria energia pode te dar segurança e clareza de ti mesma e consequentemente dos pacientes que vai ter em sua frente. Lembre-se do que Jung falava: Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana.

5817 respostas

4 MAR 2022

Olá Angelica, tudo bem? Falando de psi para psi, esse inicio é muito difícil, cheio de medos e de inseguranças viu?! Se é um desejo seu clinicar, aconselho que você comece, busque trocar ideias com outras psis e além disso, procure por supervisão e faça sua terapia individual, essas duas ajudam muito na insegurança, além disso, procure conversar com pessoas da sua abordagem, peça dicas de livros, canais ou blog que possam auxiliar em seus estudos.
E lembre-se os resultados vêem com o tempo, infelizmente a psicologia ainda é muito desvalorizada, então é preciso ter persistência e paciência para adquirir os primeiros pacientes.... há dica final, existem várias plataformas que você pode se filiar também, elas ajudam na captação de pacientes, mundopsicologos é uma... Abraços e boa sorte

Anônimo-396560 Psicólogo em Uberlândia

89 respostas

4 MAR 2022

Bom dia Angelica.
Acredito que o principal é a sua renda.
Você pode iniciar em um emprego, pagar supervisão e iniciar o atendimento psicológico com uma cliente.
Muitos psicólogos saem da faculdade com a mesma insegurança.
Estou à disposição para ajudar.
Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

658 respostas

4 MAR 2022

Bem-vinda colega Angelica! Parabéns: você está refletindo o que acontece com todos nós, quando nos formamos. É natural e até enriquecedor, ético, amadurecedor, iniciar a jornada de trabalho com essa insegurança. Por essa razão, é sempre providêncial a supervisão, a psicoterapia formativa. Esse tipo de trabalho faz parte da rotina de nós psicólogos mais velhos, para ofertar, assim como, em nosso início, precisávamos de tais complementações. A bem da verdade, sempre acrescenta muito a supervisão e a psicoterapia pessoal. Uma solução para questões financeiras e realizadoras pode ser um trabalho alternativo em áreas como: recursos humanos, aulas, consultorias, etc.
Estarei a disposição para contribuir com a condução dessa etapa profissional. Um alerta: é preciso mover-se sem deixar o tempo passar.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Mascare-se! Mantenha proximidade afetiva com distanciamento físico.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico e orientador ocupacional

8644 respostas

4 MAR 2022

Olá, angélica
É indispensável que você esteja num processo de terapia, independente da sua escolha. Considere escolher algum profissional aqui da plataforma que possa te ajudar com essa angústia frente aos primeiros atendimentos e ainda fortaleça teu plano de carreira.

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

907 respostas

4 MAR 2022

Boa noite Angelica
O início de carreira as vezes é mais devagar em qualquer área. O importante é não desistir. Existem alguns cursos de aperfeiçoamento que são gratuitos, se nesse momento tu tiver condições de ir trabalhar em outra área para ter condições financeiras para fazer cursos na área da psicologia seria uma saída momentanea.
Psicologa Andreia Maria Duarte de Oliveira

Andréia Maria Duarte de Oliveira Psicóloga Psicólogo em Porto Alegre