Gostaria de saber onde me encaixo sexualmente?

Feita por >Xico · 31 jul 2024 Orientação sexual

Tenho 42 anos e sou do sexo masculino. Não sou sou afeminado. Aparento ser hétero.
E eu gosto de usar calcinha, maiô, body, meia-calça, calça legging, short justo...
Sempre me excitou..Porém, uso somente em casa. Apesar de ter vontade se usar em público.
Gosto de olhar meu bumbum no espelho, de tirar fotos, ver e enviar essas fotos.
Sinto atração por mulheres trans. E já me relacionei sexualmente com elas.
Hoje tenho uma parceira mulher cis onde em nossas relações sexuais também praticamos inversão de papéis.
Além disso eu sinto atração por pênis, mas não por homens. Já tentei ter relações, mas a única coisa que me atrai mesmo é o pênis. Meu envolvimento é todo em torno dele.
E não menos importante sinto atração por mulheres.
E com todo esse contexto eu gostaria de me entender e saber onde é que me encaixo em relação a orientação e identidade?
Muito obrigado pela oportunidade.

A melhor resposta 2 AGO 2024

Olá Xico. Obrigada por compartilhar seu relato conosco. A sexualidade pode ser bastante fluida e repleta de particularidades. Mas entendo que às vezes entender que se encaixa em algum grupo pode trazer certo conforto para você. A prática de gostar de vestir-se de outro gênero pode ser chamada de crossdressing, que seria ter uma expressão de gênero associada ao sexo oposto. Há também uma nomenclatura que se chama "queer", que diz mais respeito a quem não se identifica com nenhum gênero específico. Sobre a atração, se você sente atração apenas pelo gênero feminino seria considerado heterossexual, mas se há interesse em homens também (para além do pênis) enquadraria-se em bissexual. Há também aspectos de fetiche e fantasia em seu relato, como a troca de papéis. Entrar em contato com informações da comunidade LGBTQIA+ pode trazer elucidações que procura sobre sua identidade de gênero e sexual. De qualquer modo, se você encontra prazer em práticas consensuais e se permite expressar suas vontades e desejos acredito que sua vida sexual esteja absolutamente saudável. Fico à disposição. Abraços, Ily.

Ily Luna Melani Psicólogo em Curitiba

27 respostas

8 AGO 2024

Olá Xico,
Obrigado por compartilhar sua história. A orientação sexual refere-se a quem você se sente atraído sexual e/ou romanticamente. A identidade de gênero refere-se a como você se identifica internamente em relação ao gênero. Você traz diversas características sobre as duas questões.
A orientação sexual e a identidade de gênero são pessoais e complexas. Você pode se identificar com múltiplos termos ou nenhum termo específico, e isso é totalmente válido. O mais importante é que você se sinta confortável e autêntico com quem você é e como você se expressa.
Se você sentir necessidade, procurar um terapeuta especializado em questões de gênero e sexualidade pode ajudar a explorar essas questões mais a fundo e oferecer suporte personalizado.
Se precisar estou à disposição.
Marília - psicóloga de orientação psicanalítica.

Marília Figueiró Bueno de Oliveira Psicólogo em Ribeirão Preto

168 respostas

2 AGO 2024

Olá Xico,
A sua pergunta é bastante delicada, pois tanto os conceitos de orientação quanto de identidade de gênero são conceitos construídos socialmente e estão em constante processo de autotransformação e ampliação. Estamos em um momento histórico em que as infinitas expressões da sexualidade estão bastante fluídas e o mais importante que elas estão sendo validadas perante a sociedade apesar de haver muito conservadorismo. O mais importante é que vc se sinta bem consigo mesmo nos seus relacionamentos e com o seu corpo. Busque por si mesmo responder a essa questão sobre encaixe em categorias. Busque se informar sobre o assunto e pense se realmente isso importa! Penso que sempre vão existir pessoas que não vão se encaixar em categoria nenhuma e talvez se encaixem em diversas categorias ao mesmo tempo.
Procure por acompanhamento psicológico para aprofundamento de suas questões pessoais, caso seja necessário.
Espero ter ajudado!
Paz&Bem

Angela Dias Campanha Psicólogo em São José do Rio Pardo

48 respostas

2 AGO 2024

Xico
Você não tem que se encaixar em nenhum modelo.
Cada pessoa é única e deve expressar exatamente o que sente.
Pouco importa se o sistema denomina hetero, homo, bi, trans e tantas outras denominações...
Não se apoie em nenhum modelo destes. O que sente é único e a expressão dessa realidade é genuína.
A vida te dá a liberdade de expressão. O sistema te limita, te príbe, te julga.
Você precisa viver a tua vida e saber usar a força do sistema em teu benefício, sem nunca deixar-se governar por ele.

Abraços

6349 respostas

1 AGO 2024

Olá, pelo seu relato você conhece bem os seus desejos e buscou, de uma certa forma, meios para viver a sua orientação sexual. Sugiro que você busque um acompanhamento terapêutico para que chegue nas suas conclusões de forma segura e assim ter as repostas que tanto procura. Fico a disposição para ajudá-lo neste processo, abraços!

Adriana Gonçalves Psicólogo em Belo Horizonte

347 respostas

1 AGO 2024

Bom dia, Xico! Obrigado por perguntar. A associação entre o que você escreveu e sua pergunta organizam um bom conjunto. Cada pessoa é única, cada vivência sexual é única. Essa é a tua. Pelo relatado, não há problema. Gostar de pênis é algo razoável. Precisamos gostar de nosso corpo. As mulheres, em geral, gostam do corpo de mulher. Nossa sexualidade é muito maior do que a conformação física do que chamamos de masculino ou feminino. O que é essencial, é a pessoa viver bem seu encontro com seu corpo, com a outra pessoa, de forma saudável, harmônica e respeitosa para as partes envolvidas. No fundo não precisamos nos encaixar em nenhum padrão. Somos únicos, somos uma constante construção de nós mesmos.
Estou a disposição para maiores aprofundamentos.
Atenciosamente,

9308 respostas

1 AGO 2024

Olá, Xico, tudo bem?

A orientação sexual se define por suas preferências romantico-sexuais e é um espectrum, ou seja, existe uma variedade imensa na forma de se sentir. A forma que você descreve – atração romântica e sexual por mulheres e apenas sexual por homens faz parecer estar dentro do espectrum da bissexualidade, mas recomendo que você busque mais vídeos, comunidades e pessoas com quem possa de informar e tirar dúvidas acerca de suas preferências.

A identidade de gênero é como você deseja ser visto e reconhecido socialmente. Tem relação com a forma que você se expressa socialmente. Busque também se informar sobre. Entenda que gêneros são termos construídos socialmente e que na realidade não se restringem ao padrão binarista (homem/mulher).

Espero ter ajudado.

Ana Beatriz Ferrari Gonçalves Psicólogo em São Paulo