Como 9 anos tem como a criança saber sua opção sexual?

Feita por >Thayani · 22 fev 2018 Orientação sexual

Meu filho de 9 anos não fala em namorar, ele é muito tímido, um dia eu perguntei se ele gosta de mulher ou de homem, ele disse que tava confuso. Isso pode alguma coisa

A melhor resposta 24 FEV 2018

Olá, você não acha que é muito precoce fazer essa pergunta para seu filho? A orientação sexual dele irá se manifestar, independente de qualquer coisa, mas agora é o momento para ele ser criança, brincar, aprender, etc. Talvez você esteja manifestando alguma angústia sua e projetando no seu filho. Se possível, busque uma consulta com um psicólogo para entender melhor isso.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

23 FEV 2018

Olá Thayani!

Essa questão de sexualidade e gênero tem nos últimos anos recebido um foco e estímulos de forma demasiado. Isso se verifica nos meios midiáticos e na cultura da população, que por vezes não filtram a informação, apenas repassa o que chega. Por isso, as famílias (os pais) ficam inquietos. A formação subjetiva e da personalidade passa por diversas fases, durante esse período diversas transformações físicas, emocionais e interacionais se processam. É precoce afirmar uma escolha de gênero e sexo nessa faixa etária. Oriento que busque esclarecimentos presenciais com um Psicólogo Clínico, e estreite sempre os diálogos com o seu filho, a fim de gerar confiança e segurança para se expressar.

Estou a sua disposição,
Sara Rodrigues
_________________________
Psicóloga - Recife/Pe

Sara Rodrigues Psicólogo em Recife

82 respostas

23 FEV 2018

Olá Thayani!
De fato nesta idade são muitas as questões e aspectos se passando com a criança, e está dentro do esperado que ele não saiba responder algumas questões e perguntas, pois ainda não as tem claras para si próprio.
Conforme as vivências que ele for tendo e experiências de vida que for vivenciando (na escola, passeios, na família) esse e outros temas irão partir dele mesmo, inclusive direcionando perguntas a você para entendê-los.
Sugiro apenas ter bastante atenção e disponibilidade para os assuntos que seu filho quiser conversar e lhe perguntar, isso o ajuda a se orientar e entender como funcionam as coisas.

Um abraço!
Thais M. Pithan

Thais Pithan Psicologia Psicólogo em Itajaí

66 respostas

23 FEV 2018

Thayani, boa noite! É preciso reflexão pois me parece que você trouxe a questão do namoro e da opção sexual para ele. Recomendo que busque psicoterapia para você. Att, Equipe Afetto Psicologia

Psicóloga Renata Brito Psicólogo em Rio de Janeiro

364 respostas

22 FEV 2018

Thayani, entendo sua preocupação, mas nessa idade, as crianças, brincam de muitas coisas, Essa resposta que você quer, somente ajudará a você, não a ele no que diz respeito a definição.
Siga em frente e de tempo ao tempo. Sugiro que você busque ajuda Psicológica.
Espero que tenha lhe ajudado
Estou a disposição.
Abraço.
Vera Pelizzari

Vera Pelizzari Psicóloga Clínica Psicólogo em São Paulo