Gostaria de saber como superar um abuso sexual na infância

Feita por >Jéssica · 28 jun 2021 Violência sexual

Fui abusada sexualmente pelo meu irmão aos 7 anos, é eu nunca tive coragem de contar para ninguém. Mas sofro até hoje me dá vontade de morrer, eu lembro é me dá desespero. Isso impacta minha vida muito!

A melhor resposta 29 JUN 2021

Boa tarde Jéssica, no seu caso é preciso buscar ajuda de um psicólogo que seja especialista em tratar traumas, já que terapias convencionais são pouco efetivas nesses casos. Traumas são memórias de longuíssima duração que não se apagam com o tempo a menos que sejam tratadas com técnicas certas. Busque um profissional que trabalhe com técnicas como EMDR, BRainspotting, Experiência somática, EFT, TFT entre outras. Espero que eu possa ter te ajudado a esclarecer um pouco mais sobre o assunto.

Edgard Tetsuo Utiama Psicólogo em São José dos Campos

136 respostas

1 JUL 2021

Olá Jessica.
Sim, qualquer trauma cria bloqueios emocionais que refletem em várias áreas da vida. No seu caso foi provocado por alguém muito próximo e de seu convívio.
O tipo do abuso e as vezes que foram praticados também pesam.
Sugiro apoio psicológico para enfrentar e superar o trauma, único meio de se sentir livre para a vida.
Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

666 respostas

30 JUN 2021

ola! Posso lhe ajudar no que vc precisa. Se quiser entrar em contato comigo é so agendar que irei responder rapidinho

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

29 JUN 2021

Oi Jéssica,
Todos estes fatos e traumas permanecem gravados no nosso emocional e se manifesta agora em cada circunstância parecida.
São as informações gravadas de dor e sofrimento dos fatos acorridos alimentados pelo o que ouviu.
Isto precisa ser resignificados, as imagens apagadas e a energia bloqueada liberada para que a vida possa fluir normalmente e consiga usufruir do teu momento presente.
Tudo depende de como encara este fato, do abuso sofrido, como vítima ou como aprendizagem, viver o presente ou ficar batinando num passado que te magoa, mas não te deixa viver.
A Psicoterapia consegue fazer este trabalho contigo, mas a escolha é sempre tua.

5840 respostas

29 JUN 2021

Olá Jéssica! Grato por citar. Você precisa falar sobre isso, precisa falar muito, refalar. No entanto, para falar, você precisa sentir profunda confiança na pessoa que vai te ouvir. Precisa sentir o mecanismo da melhora, através do ato de falar, de ponderar, elaborar entendimento da experiência que você viveu.
As pessoas comuns, da rotina de vida, não precisam e não devem saber disso.
Esse assunto é tema para pouquíssimas pessoas saberem, as quais você é a única pessoa que pode, com cuidado e sensibilidade, escolhar para trocar.
Nós, psicólogos, temos formação, ferramentas científicas, compromisso ético, sigilo, com obrigação de respeitar, para te ajudar.
Veja nossos perfis, escolha um de nós, e venha para uma reorganização de vida. Venha com persistência, disciplina e disposição para reorganizar a experiência dolorosa a seu favor, considerando seus aprendizados e seus objetivos.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de índices elevadíssimos de contágio da pandemia, evitemos aumentar. Façamos fechamento total por quinze dias, para que obtenhamos os mesmos benefícios que Araraquara, tanto para a economia, quanto para a Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8671 respostas

29 JUN 2021

Oi Jessica, lamento por sua experiência e por carregar está dor por tantos anos. Vc precisa ressignificar essa experiência tão traumática e se perdoar. Embora o abuso nunca seja culpa da vítima, é muito comum q carreguem consigo uma culpa por toda a vida.

Se for seu desejo procure um profissional da psicologia. Eu tenho certeza q te ajudará muito nessa caminhada.

Renata Palombo Psicóloga Psicólogo em Diadema

77 respostas

29 JUN 2021

Olá, Jéssica!

Primeiramente quero te dizer que sinto muito que você tenha vivido uma experiência tão difícil e dolorosa. Quando somos crianças ainda não podemos nos defender da forma como podemos quando crescemos. Esse tipo de experiência pode gerar um trauma que seja muito difícil de lidar e lembrar, então sua reação e sofrimento são legítimos. Isso pode ser cuidado e acolhido em um processo terapêutico que vise transformar essa lembrança em algo que não impacte tanto assim na sua vida, quando cuidamos e acolhemos da sua criança interior, de Jéssika quando tinha 7 anos.
Hoje, já adulta, Jéssica pode e consegue proteger sua criança que permanece viva em você. Sugiro que você se cuide e inicie um processo terapêutico e assim possa cuidar dessa dor tão difícil. Estamos por aqui e pode entrar em contato assim que você sentir. Se cuide!

Allyne Matos Psicólogo em Vitória de Santo Antão