Fui abusada sexualmente na infância, mas minha família não sabe

Feita por >mafe · 18 fev 2022 Traumas

Meus pais nunca foram presentes na minha vida então desde pequena fui rodeada de pessoas de fora e uma dessas pessoas (um homem) acabou abusando de mim, eu nunca contei para os meus pais e ninguém da familia sabe porque eu não confio neles e sinto que não tenho tanta afinidade com eles. Hoje, com 19 anos me sinto inferior, com baixa autoestima, não tenho amigos, não saio, me sinto sozinha, já pensei em fazer terapia mas não tive apoio porque disseram que quem precisava de terapia eram pessoas ´´doidas´´ então toda a vontade de desabafar sobre se dissipou, mas ainda pretendo fazer terapia quando for financeiramente independente, eu sei que preciso.

A melhor resposta 19 AGO 2022

Boa noite querida e obrigada por compartilhar sua história, primeiramente quero dizer que a culpa não é sua em hipótese alguma. Segundo que você nessa situação é vítima. Então faça a diferença entre milhares que se calam, se culpam, morrem aos poucos com complexo de inferioridade, não se cale, você conseguiu contar pra nós, uma plataforma já é o primeiro passo, a família também e importante, terapias não é pra loucos e sim pra corajosos como você.

Anônimo-397708 Psicólogo em Teresina

7 respostas

4 MAR 2022

Medo, culpa, vergonha, são sentimentos avassaladores e vão te consumindo ao poucos, contar, dividir com alguém vai trazer grande alívio, o medo ficou com você não carregue culpa e vergonha também, pois esses sentimentos são combustível para aumentar o medo. Se permitir ser ajudada, isso é sinal de força,não de fraqueza

Anônimo-397708 Psicólogo em Teresina

7 respostas

1 MAR 2022

Olá mafe,

Obrigada pela confiança em nos escrever e sinto muito por tudo pelo que tem passado. Há formas de conseguir atendimento psicológico gratuitamente através de universidades (se informe na secretaria como usufruir desse serviço e às vezes só é necessário comparecer presencialmente no Serviço de Psicologia, portando um documento, para passar pela triagem e garantir vaga de atendimento) e dentro do SUS tem possibilidades de atendimento também, buscando encaminhamento na unidade básica de saúde da sua cidade que vai te encaminhar para um CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), bastando apenas ter o cartão do SUS e passar pela triagem (às vezes só tendo um RG já é o suficiente para fazer isso). Ninguém precisa ficar sabendo que você faz psicoterapia, se isso te incomodar!

Pâmela Fernandes Psicóloga Psicólogo em Natal

64 respostas

27 FEV 2022

Mafe é importante vc ter uma rede de apoio para situações como essa.
Vc precisa se tratar com profissionais.
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

22 FEV 2022

Olá Mafe,
O abuso sexual traz profundas consequências emocionais, mesmo tendo o apoio da família. Passar por tudo isso sozinha, sem apoio, é infinitamente pior. Você precisa iniciar a terapia urgente, como você é maior de idade e no momento não tem condições financeiras para pagar, segue abaixo o contato de uma clinica que atende gratuito. Mesmo se não for de SP, os atendimentos são on line.
Não deixe de procurar ajuda.
Um agraço.
Rute Martins - Psicóloga Clinica

Rute Martins Psicólogo em São Paulo

1408 respostas

21 FEV 2022

Oi Nanda/Mafe
OK por sua família não saber do abuso, de nada resolve eles sabendo.
O conflito está contigo e é voce quem vai precisar se livrar dele. Da mesma forma as pessoas que pensam a respeito de Psicoterapia, porque estão conscientes apenas do físico (médico) e não entendem o que seja o campo emocional, mental e espiritual.
Compreender e curar o campo emocional é prioritário também para a saúde física.
Muitas das nossas experiências principalmente da infância permanecem gravadas dentro da gente nos causando dor... precisam ser entendidas e limpadas, processadas e curadas. Só assim, nossa vida segue um fluxo normal.
Precisa resolver teu sentimento de inferioridade, baixa autoestima que podem não serem gerados pelo abuso, mas que podem ser influenciados pela experiência vivida.
Precisa fazer sim Psicoterapia ou Terapia de Desbloqueio Emocional para tratar e resolver o conflito.
A dificuldade de voce conseguir fazer é um outro desafio para voce vencer junto a tua família... Voce está precisando fazer Terapia e isto não é loucura não... o sofrimento voce sente e é real.
Ouse se impor e conquistar o que voce deseja. Não espere que outros te deem permissão... é uma conquista tua.
Abraços

5817 respostas

19 FEV 2022

Oi Mafe! Agora você enriqueceu os dados. Sexo é algo muito profundo. Crianças violentadas, não são violentadas somente fisicamente, mas também em seu amadurecimento, na falta de entendimento maduro de vivência tão íntima e tão significativa. Certamente você mantém o medo de outros aprofundamentos integrados a esse desconfortável e inadequada vivência. Precisa organizar isso, elaborar esse experiência, que não era nada própria a criança que você era, que compõe tua história.
Veja nossos perfis, escolha um de nós, e venha para um trabalho científico, com persistência, disciplina, regularidade e esforço.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Mascare-se! Matenha proximidade afetiva com distanciamento físico.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8644 respostas

19 FEV 2022

Olá
Acredito que, de fato, o melhor espaço para conversar sobre isso seja o da terapia. Esse estigma de que é coisa "de doido" é bem ultrapassado e não precisamos dar razão a ele quando temos vivências e sentimentos que são propiciamente acolhidos por um profissional que tem sensibilidade para isso, sem julgamentos, dando todo o suporte que precisarmos.

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha