Fui traido pela esposa, perdoei, mas as lembranças ainda doem.

Feita por >Ale · 28 set 2024 Terapia de casal

Casado há 27 anos, fui traido em 2011, descobri, conversamos, perdoei e a vida seguiu. Acontece que em 2022 novos detalhes dessa traição foram reveladas, fatos relevantes que nos foram omitidos em 2011, é como se tivesse uma segunda traição. Abriu uma ferida que já estava cicatrizada e agora não estou conseguindo lidar com isso, estou depressivo, triste, voltei a fumar e evito tocar no assunto. Combinamos de fazer uma terapia de casal para termos um mediador nas nossas conversas e fazer com que isso não doa mais!!

A melhor resposta 2 OUT 2024

Olá, Ale,
O sofrimento decorrente de uma traição pode não passar com o tempo, apenas adormecer. A traição coloca a pessoa traída em um sentimento de inferioridade, incapacidade, de não ser bom ou suficiente. Fica sempre a dúvida, a insegurança e a incerteza.
Mas e isso tem solução? Sim. Costumo dizer aos casais que atendo que onde há amor, sempre há solução. Contudo, é muito comum que o amor fique ofuscado neste momento, com tantas mágoas e ressentimentos na frente
No processo terapêutico para o casal é isso que buscamos, o encontro genuíno entre as pessoas e o restabelecimento dos laços, da confiança e da cumplicidade.
Contem comigo.

Lourenço Torresini.

Lourenço Torresini Psicólogo em Curitiba

99 respostas

1 OUT 2024

Ah várias ações a serem ponderadas conversar com o parceiro de forma honesta, profunda e respeitosa. Refletir sobre o perdão, relembrar acordos no relacionamento, quantificar momentos agradáveis e os negativos da relação isso e muito mais orientados em uma terapia.

Michael Gama dos Santos Psicólogo em Bauru

8 respostas

30 SET 2024

Bom dia, Ale! A psicoterapia de casal uma modalidade de psicoterapia mais abrangente, exigindo comprometimento, dedicação e envolvimento equivalente do casal. Não se esqueça que o grande perdoado do perdão é o perdoador. Feridas precisam ser cuidadas. Essa proposição de conversarem com um mediador preparado com técnica e estratégia da Ciência Psicologia, é muito pertinente.
Estaremos com ética, dedicação, empatia e respeito, aguardando vocês.
Atenciosamente,

9371 respostas

30 SET 2024

Olá, tudo bem?
Sinto muito pela sua situação, entendo que seja extremamente difícil.
Mas posso te dizer, acho que o ideal nesse momento é você procurar uma terapia, para entender seus sentimentos, os sentimentos bons e os ruins.
Creio que se você perdoou é porque há sentimentos pela sua parceira e em contra partida se sente mal pelos ocorridos, então que haver um peso entre esses sentimentos e ver para você o que vale mais.
Inclusive, tenho horários disponíveis, tenho experiência com atendimento em relacionamentos.

Fabíola Gonçalves Psicólogo em Volta Redonda

32 respostas

30 SET 2024

Sábia decisão Ale, fazerem Psicoterapia de Casal para analisar e corrigir várias facetas que envolve uma traição.
Nada acontece por acaso Ale. Quando há uma traição, os dois estão envolvidos, os dois precisam rever coisas passadas que estão no inconsciente e por mais doido que seja, precisam sanear, limpar, resolver. E veja que você já tinha perdoado, mas não resolvido... e aí novos acontecimentos surgiram para relembrar de que precisam resolver e não simplesmente esquecer, deletar.
A vida é ciência exata: ou resolve ou ...
Façam Terapia sim porque além da dor, é a paz que precisam ter em si mesmos.
Abraços

6398 respostas

29 SET 2024

Ale, muito grata por compartilhar conosco.
A traição é uma ferida profunda que pode levar anos para cicatrizar, e o fato de novos detalhes terem surgido torna a situação ainda mais complexa.
A perspectiva sócio-histórico-crítica na psicologia nos ajuda a entender que as relações são construídas em um contexto social e histórico específico, e que as traições não são apenas eventos isolados, mas sim reflexos de dinâmicas relacionais mais amplas. É importante analisar sua situação à luz desse contexto, buscando compreender as raízes do conflito e as dinâmicas de poder que se estabeleceram no seu casamento.
Alguns pontos que podem ser explorados em terapia:
* Compreender o impacto emocional: A traição causa uma série de emoções complexas, como raiva, tristeza, humilhação e desconfiança. É importante que você tenha um espaço seguro para expressar esses sentimentos e compreendê-los.
* Reconstruir a confiança: Reconstruir a confiança após uma traição é um processo lento e desafiador. É preciso trabalhar em conjunto com sua esposa para estabelecer uma nova base para o relacionamento.
* Lidar com as novas informações: A descoberta de novos detalhes sobre a traição pode reviver feridas antigas e gerar novas dúvidas. É importante que você tenha a oportunidade de processar essas informações e encontrar um significado para elas.
* A importância da terapia de casal: A terapia de casal pode ser uma ferramenta valiosa para ajudar vocês a comunicarem-se de forma mais eficaz, resolver conflitos e reconstruir o vínculo.
É importante ressaltar que a decisão de continuar ou não o relacionamento é uma escolha pessoal. A terapia pode te ajudar a tomar essa decisão de forma mais consciente e informada.
Lembre-se: você não está sozinho e há esperança. É importante buscar ajuda profissional para que você possa superar essa experiência e construir uma vida mais feliz e realizada.
Se você se sentir pronto, agende uma sessão para que possa conversa mais sobre isso.
Fique bem.
Estou a disposição para contribuir da melhor forma.
Atenciosamente,
Annelise Bertellini
Psicóloga e psicoterapeuta

Annelise Bertellini Psicólogo em Campinas

40 respostas

29 SET 2024

Olá Ale, tudo bem?
Lidar com uma traição, especialmente após um longo casamento como o seu, é uma experiência extremamente dolorosa. Neste momento, é crucial reconhecer que, além da terapia de casal, pode ser útil buscar ajuda individual para lidar com esses sentimentos. Um terapeuta pode te ajudar a processar essa nova dor e te apoiar na recuperação emocional, sem pressionar você a tomar decisões antes de estar pronto.
Se precisar fico à disposição.
Marília - Psicóloga de abordagem psicanalítica

Marília Figueiró Bueno de Oliveira Psicólogo em Ribeirão Preto

192 respostas

29 SET 2024

Olá Ale.
É uma boa solução a procura por terapia de casal.
O seu sentimento não foi trabalhado, você perdoou, porém continua se sentindo sem valor.
Espero tê-lo ajudado.
Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

708 respostas

29 SET 2024

Entendo que reviver uma situação como essa, pode ser extremamente dolorosa e desafiadora. Situações como essa podem gerar uma sobrecarga emocional, afetando diretamente sua saúde mental.

A terapia de casal pode ser uma excelente ferramenta para mediar esse momento, proporcionando um espaço seguro para o diálogo e para a expressão das emoções de ambos. Além disso, pode auxiliar na reconstrução da confiança e no entendimento profundo dos sentimentos envolvidos. A participação em um processo terapêutico também ajudará a lidar com a tristeza, ansiedade e o estresse que essa situação está gerando, promovendo maior clareza e bem-estar emocional.

Buscar ajuda profissional é um passo importante para ressignificar esse momento, trabalhando juntos para superar a dor e reconstruir a relação de forma mais saudável. Se você está pronto para dar esse passo, estou à disposição para auxiliar nesse processo.

Abraços,
Gleidiane Sena

Gleidiane Sena Santos Psicólogo em Salvador

11 respostas

29 SET 2024

Olá,

Sinto muito que você esteja passando por essa situação tão difícil. Traições, mesmo depois de perdoadas, podem deixar marcas profundas, e o surgimento de novos detalhes pode realmente reabrir feridas que pareciam cicatrizadas. É compreensível que você esteja se sentindo triste e abalado, pois lidar com essas emoções pode ser extremamente desafiador.

Buscar a terapia de casal é um passo muito importante. Um mediador profissional pode ajudar ambos a se comunicarem de forma mais clara e segura, sem que essas conversas aumentem ainda mais a dor. Além disso, pode ser um espaço para você expressar seus sentimentos e lidar com o impacto emocional que tudo isso trouxe à tona.

É fundamental também cuidar de si mesmo durante esse processo. Se possível, considere a ideia de um acompanhamento individual paralelo à terapia de casal, para que você possa trabalhar suas questões pessoais de forma mais profunda e sem sobrecarregar o relacionamento.

Lembre-se de que buscar ajuda, como vocês estão fazendo, é um ato de coragem e um caminho para tentar encontrar alívio e resolução para o que está sentindo. Se precisar conversar, estarei por aqui.

Abraços,
Stephanye

Stephanye Lopes Psicólogo em Arujá

36 respostas

29 SET 2024

Boa Noite, eu compreendo o sofrimento gerado pelos fatos novos que reapareceram. Porém é necessário entender o quanto esses novos fatos estão lhe influenciando em seu relacionamento sem o mecanismo de defesa da fuga, compreender como os seus pensamentos estão influenciando na maneira em que está se sentindo e agindo diante da situação e refletindo em seu dia a dia.
Foi citado que com essa nova descoberta lhe gerou um gatilho que para suprir sua dor interna voltou a fumar despejando sua frustação em um vicio antigo, dar um passo para trás e entender o que de fato aconteceu exige coragem mais ao mesmo tempo pode significar um novo capitulo para voce e sua parceira.
A liberação do perdão não apaga o que foi sentido com a descoberta, mais vale se questionar isso é amor ou ego ?

Thamires Helena da Silva Leite Psicólogo em Lins

2 respostas

29 SET 2024

Olá Ale! Essa cicatriz sempre vai existir no relacionamento, importante conversarem e esclarecerem tudo. Seu estado emocional requer auxilio psicológico individual também. Reflita sobre como esta seu casamento atualmente, a terapia de casal também vai auxiliar para cicatrizar a ferida que esta aberta. Lembre-se de pensar no seu bem estar e no seu auto cuidado. Espero ter ajudado. a disposição.
Lisiane Hadlich Machado
Psicóloga, Psicanalista, Terapeuta de casal.

Lisiane Hadlich Machado Psicólogo em Santa Maria