Fiz coisas horríveis no passado

Feita por >Letícia · 9 abr 2023 Abordagem psicológica

Boa tarde, sou mulher e tenho 24 anos e namorei com um rapaz durante 2 anos, porém troquei olhares com outro rapaz, um colega de trabalho, durante 2 anos.
Nunca aconteceu nada para além de olhares.
Traí e sinto-me horrível, porque o meu namorado não merecia e sempre me tratou muito bem.
Não sei por que motivo troquei olhares com outro rapaz durante o tempo todo em que namorava, e só quero esquecer o passado.
Sou mentirosa, não tenho carácter e acho que ninguém tem noção da pessoa que realmente sou.
Sou uma pessoa horrível.
Não tive empatia pelo meu namorado e se lhe contasse a verdade toda ele iria odiar-me.
Ele não é mais meu namorado, nós acabámos, só que ele agora quer tentar fazer resultar de novo, só que eu sei o que fiz e não posso mais enganá-lo.
Como sair desta situação?
Como me tornar numa pessoa boa e nunca mais trair ninguém?
E se eu ficar sozinha para sempre?
Eu sei que é o que mereço, e a culpa é toda minha.
Não sei o que fazer.

A melhor resposta 10 ABR 2023

Olá, tudo bem?
Como você disse, não passou de uma troca de olhares, então fico pensando como seu ex namorado (ou outra pessoa) pode te perdoar se você mesma não está conseguindo fazer isso primeiro. Me parece que seus erros possuem um peso gigantesco para ti e fico pensando se é possível aliviar esse peso compartilhando com alguém que não te julgue mais do que você já julga a si mesma.
Acredito que um processo de terapia pode te ajudar a olhar com mais carinho para si mesma, exercitando um auto perdão pois sei qie você é digna dele.
Boa sorte no seu caminho
Qualquer coisa fico a disposição

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

907 respostas

25 ABR 2023

olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só agendar uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

11 ABR 2023

Olá, Letícia!
Creio que você não seja a única pessoa no mundo que já trocou olhares com outra enquanto estivesse em um relacionamento. O ser humano é muito complexo e é um pouco difícil dividir as coisas sempre em boas ou más.
Percebi que tem uma certa rigidez consigo mesma e isso acaba causando algum sofrimento para você. Acho importante deixar cair um pouco dessa rigidez e tentar lidar consigo e com os outros de forma que não a faça sofrer tanto, bem como também entender de onde vem esses pensamentos tão punitivos. Se não conseguir sozinha, pode buscar ajuda profissional. E saiba que estou por aqui, caso queira iniciar esse percurso! :)

Maria Luiza Rosa Psicólogo em Salvador

4 respostas

11 ABR 2023

Letícia, imagino pelo seu relato o quanto isso pode ter te feito mal, porém, o fato de você ter olhado para uma outra pessoa e ter sentido atração por ela não significa que você é uma pessoa ruim e mentirosa.
Você perguntou o que fazer para sair dessa situação, né? A primeira coisa é não se julgar e se perdoar pra dá paz pra esse coraçãozinho aí..
A segunda, é tentar através da terapia entender o porquê você se culpa tanto para que isso não afete suas relações futuras.
Se fizer sentindo pra você, agende uma consulta comigo que terei o maior prazer em te ajudar!

Priscila Salgado Gomes Psicólogo em Niterói

7 respostas

11 ABR 2023

Olá Letícia! Que bom que você escreveu. Você está muito rigorosa consigo mesma. Olhar para outra pessoa é frequente e comum nas fragilidades e forças humanas. Digo forças humanas, porque a visão como um dos sentidos, nos permite olhar belezas, interesses. Isso não quer dizer que somos ruins. Você tem razão no sentido de que precisa amadurecer, mas não pode se culpar de forma não radical.
Praticamente todas as pessoas apresentam seus erros, suas fraquezas, seus instintos. Quando nos dedicamos a uma única pessoa, é por escolha, por cuidado, por desejo de também recebermos a fidelidade, mas não não freio natural para olharmos apenas para uma única pessoa. Isso seria de alto risco: namoros terminados, mortes, desentendimentos, fariam as pessoas ficarem sozinhas e a espécie ser inviabilizadas.
Amadureça, melhore sua avaliação de si mesma. Isso será adequadamente feito com a assessoria científica de um de nós, psicólogos.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8650 respostas

11 ABR 2023

Oi, Leticia, você ter traído não quer dizer que é a pior pessoa do mundo não, só quer dizer que de alguma forma aquele olhar despertou em você de repente algo que pensasse que não tinha no seu relacionamento com seu namorado. Não estou justificando que agiu corretamente tendo traindo, mas que é importante , entender o teu funcionamento próprio, se tem baixa autoestima e esse outro olhar te gerou uma sensação de poder, ou alguma outra coisa. A traição só denota que você e seu namorado não estavam tão bem assim ou que mesmo ele sendo muito bom pra você, algo faltou, e é importante, que se conheça a fundo, para só então buscar ter um relacionamento mais verdadeiro, sem precisar trair, mentir. Entre em contato comigo que te ajudo a entender como você funciona, quais tuas principais dores e os motivos que a levam a não se reconhecer, pois quem não se conhece, como vai se reconhecer, entende? Te aguardo!
Steffany Alves
CRP 22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís