Fiz certo ou me precipitei

Feita por >Kell · 8 ago 2023 Abordagem psicológica

Antes de eu namorar com ele, ele já tinha uma relação muito próxima com a prima dele , chamava de “ minha gatinha “, ela chamava ele de “meu neném , meu gatinho”, entre outros, sempre fui intrigada com isso, mas nunca tive coragem de falar, até porque eu achava que era coisa da minha cabeça , um dia eu peguei o celular dele e vi ela chamando ele de “ neném “, a gente já tava juntos , então eu reclamei, não gostei nenhum pouco disso, deixei passar, ele quis ir pra São Paulo ficar na casa do pai dele , depois disse que ia ficar na casa da tia , onde essa tal prima mora , não achei boa ideia, disse que não ia aceitar ou ele ficava na casa do pai ou eu não iria aceitar de jeito nenhum, então ele não me deixou alternativa e terminei com ele

A melhor resposta 12 AGO 2023

Oi Kell, obrigado por trazer sua dúvida. Não existe certo e errado aí. Eu sempre gosto de estimular meus pacientes para pensarem além dessa dicotomia de certo e errado, porque nem tudo é tão preto no branco. Cada situação tem um contexto e devemos avaliar isso. Nesse caso você tomou uma decisão que achou melhor para você no momento. Agora o que você pode fazer é refletir sobre essa decisão. Está evidente o ciúmes que você tinha dessa prima, do quanto se sentia ameaçada no relacionamento e sua decisão foi a forma como você encontrou de lidar com isso. Se essa foi sua escolha, aprenda com ela e procure sempre o que você acha que te faz melhor. Pense nisso.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

21 AGO 2023

Olá Kell,
Como você relata, diante da atitude dele, foi a escolha que você achou melhor pra você, no caso, terminar. Quando algo nos incomoda precisamos avaliar o quanto aquilo nos afeta e o que vamos fazer em relação isso. E você teve uma atitude. Você não trás informações sobre a postura dele diante da sua insegurança, mas se resolveu ir mesmo assim, acredito que ele não fez questão de deixá-la segura. Você também não relata o quanto essa decisão de terminar a afetou. Quer falar mais sobre isso? Entender mais seus sentimentos? Posso lhe falar numa breve conversa on-line como a psicoterapia pode te ajudar, abraços

Adriana Gonçalves Psicólogo em Belo Horizonte

227 respostas

14 AGO 2023

Olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só agendar uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

11 AGO 2023

Por que você precisa da validação dos outros?
Porque você precisa que os outros te digam se fez certo ou errado?
Por que não se garante?
Precisa assumir a responsabilidade pelas tuas próprias escolhas e decisões.
Não terceirize a administração de si mesma. Seja você pai e mãe de ti mesma... se quiser ser dona da tua vida.
Faça Psicoterapia para se encontrar, saber quem é você, qual o teu objetivo de vida, quais teus conflitos, traumas, quais as travas mentais tem que não te deixam viver o presente!
Abraços

5826 respostas

10 AGO 2023

Olá, Kell,

Acerca desta situação temos (pelo menos) duas maneiras de pensar:
- Se ele já a tratava assim, por que sentir ciúmes?
- Se ele está comigo, por que continua com isso?

As duas estão certas, a depender de como era seu relacionamento.

Porém, pelo contexto que você deu, se você expôs a insatisfação e, mesmo assim ele insistiu em continuar, mostra que o nível de conexão dele para contigo podia não ser tão forte a ponto de mudar em respeito aos seus sentimentos.

Se quiser falar mais sobre, sinta-se à vontade para me chamar.

Estimo melhoras,
Rafael Silva | CRP 06/190178

Rafael Santos Silva Psicólogo em São Paulo

70 respostas

9 AGO 2023

Olá Kell! Obrigado por escrever. Pelo relatado você fez certo, pois você não está madura para lidar com primos que se comunicam com termos mais íntimos, ou há algo que acontece que incompatibiliza a vinculação. Acontece que se você está com dúvida, a dúvida indica que você supõe que não conseguiu lidar com formas afetivas de primos interagirem. É razoável ponderar que primos podem crescer próximos e desenvolver formas de se referirem mutuamente que envolvem longos processos que para os outros, parecem formas inadequadas e estranhas.
De outro lado, sempre é importante lembrar que o grande namorado de cada pessoa, é e precisa ser ela mesma; que namoros são mais experiências de conhecimento mais de perto, de aprendizagem e amadurecimento do que obrigação de continuidade.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.
Muitas pessoas sofrem violência. Cada uma delas organiza formas diferentes para enfrentar a questão.
Conte com um de nós, psicólogos. Venha a nós, com mente aberta, persistência, disciplina e regularidade.