Fiz a escolha certa?

Feita por >Clara · 21 ago 2023 Abordagem psicológica

Meu namorado saiu sem me avisar na noite passada. Segundo ele, não tinha dado tempo de enviar mensagem. Hoje liguei pra ele, conversamos e eu perguntei se ele iria sair novamente. Ele afirmou, mas eu pedi que não saísse hoje. Ele também aceitou isso, mas eu queria saber se fiz a escolha certa em ter feito este pedido. Ele ficou um pouco chateado, mas eu também fiquei, pois temos o hábito de avisar sempre que saímos.

A melhor resposta 25 AGO 2023

Olá Clara,
cada casal tem sua forma de se relacionar, sempre com diálogo e compreensão. Para que você saiba se fez ou não a escolha certa é preciso saber mais do relacionamento de vocês e como as escolhas dele te afeta e porquê. Fico a disposição para um encontro online para falar como a psicoterapia pode estar te ajudando neste momento. Abraços

Adriana Gonçalves Psicólogo em Belo Horizonte

227 respostas

23 AGO 2023

Oi Clara, obrigado pela pergunta. Bom, não existe certo e errado aí. O que precisa haver é entendimento e diálogo entre vocês. Lhe incomoda ele sair? Você não mencionou que tipo de saída é essa, festas? Amigos? Outra coisa? A questão aqui é como você lida com essas saídas, se são combinadas, acordadas. Além disso, pode acontecer de ele não conseguir te avisar em alguma situação, e vice versa, todavia você parece ter ficado frustrada com isso e me parece que o seu pedido para ele foi uma forma de puni-lo. Tem que se tomar cuidado com esse tipo de postura. Sem conhecer mais a fundo a dinâmica de vocês é tudo que consigo orientar nesse momento. A sugestão? Dialoguem mais, e você busque ser mais flexível para lidar com situações como essa. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

23 AGO 2023

Olá, Clara!

Provavelmente seu pedido foi a voz da insegurança, da desconfiança que em algum grau você sente em relação a seu namorado. Conversem mais sobre insegurança, ciúme, pois tal sentimento é natural em um relacionamento monogâmico, tal apreensão só não pode ser tomada como ok se o diálogo e a empatia não se fazem presentes a dois. Diálogo e respeito mútuos são fundamentais em um relacionamento saudável.

Um cordial abraço,
Bruno Souza Marques - CRP 05/62038

Bruno Souza Marques Psicólogo em Rio de Janeiro

186 respostas

22 AGO 2023

Olá Clara! Obrigado pela pergunta. Precisaremos de mais dados para construir entendimento de forma consistente. Idade, tempo de namoro, rotinas de vida de cada um, planos de vida e sua consistência, são fatores para entender.
Em termos gerais, quanto mais livres, autônomas, recíprocas, espontâneas, as pessoas forem mais ricas de vivências elas serão. As pessoas devem ir para onde quiserem, com a condição de vida que se comprometeram. Pessoas proibidas ou dependentes de autorização, não são plenamente elas mesmas.
Nessa linha de argumentação que apresentei, você fez a escolha errada. Seja espontânea, permita que ele seja espontâneo. Observe a si mesma, observe a ele. Liberdade é necessária, amadurecimento acontece com experiência. Antes de viver a liberdade é preciso vivenciar a reflexão sobre a responsabilidade dela. Se é bom para ele sair, precisa ser bom para você também sair, aos olhos dele, com a reciprocidade ética.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8654 respostas

22 AGO 2023

Clara,
Voce fez tuas escolhas, agiu dessa forma... não há nada certo ou errado!
Apenas resultados diferentes para cada escolha.
Quais os resultados desta solicitação tua: gera desconfiança? Insegurança? Limitação?
O fato de vocês terem o hábito de se avisarem quando saem o que gera? É isso o que vocês querem?
São apenas questionamentos que vocês mesmos podem dialogar e terem mais consciência