Filha pequena.

Feita por >S. Fernandes · 9 jun 2024 Abordagem psicológica

Eu me casei porém tenho uma filha do relacionamento anterior, casamento também, me sinto culpado por não criar ela e penso em voltar com a mãe para criar minha filha, hoje tem 7 anos, não tenho sentimentos pela mãe dela, gosto da atual. A tual e minha filha se dão mto bem, mas não tenho minha filha todos os dias comigo como gostaria. Estou realmente sem rumo e gostaria de uma opinião.

A melhor resposta 11 JUN 2024

Olá, espero que esteja bem!

Vamos lá, alguns relacionamentos por algum motivo acabam não dando certo por vários motivos, alguns laços afetivos continuam pois a pessoa em algum momento fez parte da sua vida. Porém em certos casos quando se tem um filho juntamente com isso as coisas tendem a ficar mais complexas. Quando a um término de relacionamento a gente se separa apenas do cônjuge não do filho, em todas as circunstâncias você ainda será o Pai da criança e sua atitude de querer ela por perto é muito plausível. Porém quando você pensa em retornar sabendo que não ama sua ex, apenas por querer seu filho perto, acaba por trazer uma infelicidade gereneralizada entre todos que participam. Uma técnica ótima para visualizar isso tudo é o exame das vantagens e desvantagens, que seria da seguinte forma, você elenca em uma folha quais seriam as vantagens de vc retornar com sua ex, e do outro lado quais seriam as desvantagens, ao fazer isso você consegue visualizar se é mais vantajoso pra vocês esse retorno. Lembre-se muitas vezes o melhor a se fazer pelos filhos é a separação, por mais que seja difícil, viver em desarmonia no lar acaba por prejudicar mais a criança. Hoje com as questões judiciais, acordos você consegue ter um convívio grande com seu filho sem deixá-lo de lado e amando ele da mesma forma!

Leonardo Lenon Scudlarek Psicólogo em Ponta Grossa

2 respostas

12 JUN 2024

S Fernandes
Não tem o que fazer. É aceitar como as coisas são. Se separou da mãe da tua filha e agora compartilha com ela a guarda da filha. Ela é a mãe e tem direito de ter a filha, dentro do que voces combinaram.
Que ótimo que a tua esposa atual se dá bem com a tua filha.

6352 respostas

10 JUN 2024

Olá!

Você pensar em alternativas para poder estar mais próximo da sua filha é algo muito positivo. Contudo, é importante considerar as implicações dessas opções. Será que seria saudável para você, para sua ex e mesmo para sua filha vocês ficarem juntos sem terem mais vontade de ficar juntos?

Há formas de se manter presente na vida da sua filha mesmo não tendo mais uma relação séria com a mãe dela. São coisas que você pode ir pensando e acordando com a mãe dela, em busca do melhor para a filha de vocês. Sua atual se dar bem com sua filha é mais um fator que contribui para você encontrar um bom meio-termo nessa situação.

Se desejar, uma consulta psicológica pode te ajudar a considerar suas opções. Precisando, fico à disposição!

Abraço!

Luiza Teixeira Natale Psicólogo em Pelotas

177 respostas

10 JUN 2024

Bom dia, S. Fernandes! Grato por se colocar. De fato você está confuso. Ponha se no lugar das pessoas envolvidas. Como você pode voltar com a mãe da tua filha se você não gosta mais da mãe dela. Como se sentirá essa mãe? Como será a convivência? Como você pode permanecer com a atual com esses pensamentos.
Você precisa amadurecer entendimento de empatia, de escolhas mais plenas.
Não é possível ganhar algo sem investir para ganhar.
Procure, com a maior brevidade possível, por ajuda científica de um de nós, psicólogos.
Trate com afeto e com respeito todas as pessoas envolvidas, especialmente a si mesmo!
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

9313 respostas

10 JUN 2024

Boa noite S. Fernandes,

Eu compreendo seu sofrimento por estar longe de sua filha, mas há algumas perguntas que você deve se fazer antes de tomar uma decisão, como por exemplo, será que voltar com a mãe da minha filha será saudável para ambos e para minha filha esse relacionamento? Será que a minha filha de 7 anos vai ser feliz com esse "sacrifício" que farei por amor a ela? Porque assim, você está em um casamento que pelo que falou é sólido e saudável e que a sua esposa atual gosta da sua filha. Será que vale a pena perder esse relacionamento e voltar para um que antes não deu certo?
Eu te oriento a procurar uma ajuda psicológica, para ter uma aprofundamento em autoconhecimento.
Se cuida, espero ter ajudado, fique bem

Carolina Marinho Psicólogo em Conceição da Barra