Família ou marido?

Feita por >Paula Goncalves · 27 dez 2017 Terapia de casal

Estou dividida entre o meu casamento e minha familia. Tenho uma filha de 03 anos do meu primeiro casamento que acabou por causa de uma traicao por parte dele, e no fim fui ameaçada de morte com uma arma. Há 02 anos conheci uma pessoa e me casei novamente, ele é um "pai" maravilhoso para minha filha, porém por ja ter tido 02 casamentos e ter sido traído, é uma pessoa insegura e controladora. Na nossa ultima discussao por ciumes, ele terminou comigo e liguei pra minha mae me buscar, e quando ela estava perto ele me mandou embora de casa e ela ficou bastante chateada. No outro dia aconteceu toda aquela novela de arrependimento, volta pra casa, eu te amo, eu vou mudar, eu sei que errei e bla bla bla. Já faz 03 semanas que sai de casa, minha filha está sentindo muita falta dele e da casa dela, minha mae está com odio dele e disse que se eu voltar é pra esquecer que ela existe e que ela nao vai me ajudar financeiramente, ela tem medo dele me matar e matar minha filha pois ele é policial, porém nunca foi agressivo com a gente, ele nunca encostou a mao em mim, nunca me xingou, é uma pessoa muito tranquila e de 02 anos de relacionamento, foi a primeira vez que aconteceu isso. Eu entendo o lado dela pois infelizmente tenho um irmao que suicidou com arma de fogo, eu quase morri com arma de fogo e meu atual marido é policial e possui arma em casa. Eu realmente gosto dele e acredito na mudança dele, mas ter que escolher entre ele e minha família me deixa muito insegura e em dúvida. Não quero voltar a morar com minha mae pq nao damos certo juntas, e nao gosto da forma como ela quer educar minha filha, mas tambem nao tenho condicoes financeiras de morar sozinha. Sinto falta do meu marido, sinto falta da minha casa, mas nao queria ter que escolher, nao queria ter que tomar uma decisao que machucasse alguem, pois sempre terá uma consequencia ruim. Já fui em tarô, ja fiz tethahealing, ja pedi pra Deus me clarear, ja fiz de tudo e sinto que nao sai do lugar, continuo com o mesmo pensamento de nao saber o que fazer, que rumo tomar... esta complicado.

A melhor resposta 28 DEZ 2017

Paula, tente pensar por um momento em você, deixe um pouco de lado mãe, filha, marido. Pense no seu relacionamento com seu marido, na relação em si, não nele. Como você se sente com tudo isso? O que espera dessa relação? Como você se percebe nessa relação? É algo que você esperava? O que falta? Isso pode ser alcançado? É possível? Quais as condições para mudança? São algumas perguntas que podem te ajudar a pensar melhor sobre tudo isso. A grande questão é que você sabe o que quer, mas tem medo de arriscar e perder alguma coisa (ou ambas). Mas todo relacionamento é um risco, todos implicam em sair da zona de acomodação, fazer uma escolha e nessa escolha está implicada alguma renúncia. Você tem medo de perder o apoio da sua mãe e ela tenta te manipular com chantagens ("se você voltar pra ele não te ajudo mais") para que você não volte para seu marido. Logo, você não quer perder isso. Mas é difícil esse cenário onde não há perdas. Sugiro que busque ajuda de um psicólogo para saber lidar melhor com essas escolhas, fortalecer sua autoestima e ter apoio emocional nesse momento. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1358 respostas

2 JAN 2018

Está mesmo! Você envolveu uma terceira pessoa na confusão quando não tinha certeza que queria realmente sair da confusão e agora arrumou uma confusão maior ainda. O que acontece com o casal tem que ser resolvido por eles ou por um profissional que os ajude a sair dessa confusão com um olhar isento e não envolvido como de familiares que por mais que queiram ajudar estão muito envolvidos emocionalmente para isso. Você tem que avaliar primeiro os seus reais sentimentos, o que sabe do seu companheiro e o que sabe de você então só aí debe decidir se vai conversar com ele para voltarem em outras bases ou se não tem jeito como vão dar termino na relação e para isso você terá que procurar seus direitos com um advogado e saber como ficará sua situação de moradia e sustento , sair de casa para viver na casa de sua mãe só se estiver em situação real de risco e não tiver como morar na própria casa. Boa sorte

Ângela Ferreira Batalha Psicólogo em Rio de Janeiro

176 respostas

28 DEZ 2017

Bom dia Paula, de fato você está em uma situação muito difícil e é compreensível a sua dificuldade em tomar uma decisão. Nessa situação é necessário a psicoterapia, e uma terapia de casal pode auxiliá-los também. Enquanto você organiza este tratamento busque ter tranquilidade para refletir, as respostas surgirão através de você mesma.

Anônimo-310851 Psicólogo em São José do Rio Preto

29 respostas

28 DEZ 2017

Ola, Paula.
Você já pensou em convidá-lo para uma terapia de casal? Na terapia de casal pode ajudar vocês a confiança e entender melhor a insegurança que permeia o relacionamento, assim vocês podem se fortalecer como casal.
Caso não seja possível. Procure uma terapia individual para você.
Qualquer dúvida estou a disposição.

Fernanda Veronesi de Menezes Psicólogo em São Paulo