Família ou familiar?

Feita por >Lukas 50 · 12 set 2023 Terapia familiar

Os irmãos e irmã da minha esposa são um bando de mal caráter, alcoólatras e aproveitadores, minha esposa é uma excelente mulher, porém todos da sua família se defendem mesmo se tiverem errados ao extremos, passa a mão na cabeça, Não consigo mais conviver com eles, bloqueio todos e me afastei porque estavam me fazendo mal e de otario, agora eu não suporto que minha esposa vai à festa da família dela, já teve até o namorada da irmã fazendo vídeo querendo que outro cara falasse com ela na festa, insinuando o cara a ir nela, sendo que eu não estava nessa festa, não aconteceu nada, porém a partir desse dia eu não suporto mais que ela vá em nada, por que ela não vê que está me fazendo mal, ela não vê que eles fizeram poucas e boas comigo, não pergunta nada, eu sei que não posso botar para escolher em quem ela quer, porém eu vejo que ela não me apoia nesse meu afastamento, está muito difícil continuar assim, ela foi a praia agora com a mãe irmã e o sobrinho, nada dms, porém o cara lá namorada da irmã estava tbm, será que não fez de novo a mesma coisa? Será que não colocaram na cabeça dela algo? Eu fico inseguro, triste, vontade de abandonar tudo o que eu conquistei, Não tem como haver concílio, podem me ajudar? Estou preste a ir embora e deixar a minha melhor amiga, meu amor por motivos que vem de fora, isso que me deixa mais triste, sem a família dela no meio tudo vai bem, quando tem algo com eles lá, tudo desanda, família dela toda destruída em álcool, traição, país que moram na mesma casa e não estão juntos, não tem base em nada para ser exemplo.

A melhor resposta 16 SET 2023

Olá Lukas,
Pelo seu relato você tem uma ótima relação com sua esposa. Antes de tomar uma decisão, que possa se arrepender depois, busque ajuda para elaborar mais o que está acontecendo e num segundo momento, faça a terapia de casal. É preciso ouvir mais da sua história para ajudá-lo neste processo. Fico a disposição, abraços

Adriana Gonçalves Psicólogo em Belo Horizonte

227 respostas

16 SET 2023

Lukas
Tua esposa... tu é casado... voces dois precisam se entender... se voce casou com ela é porque ela gosta de ti.
A família dela é diferente, você não a suporta, mas se colocando assim estás confrontando tua esposa também.
Precisa se garantir como marido dela, seja atencioso, cuidador dela, protetor, provedor dela. Não tem porque você entrar em intriga com teus cunhados... nada podes fazer por eles. Voce se julga correto e eles errados...assim, abre a guarda para a guerra e vai perder porque eles são unidos contra um, e pode perder a esposa também porque a deixa sozinha no meio deles. Cadê o guardião dela?
O que você e sua esposa podem fazer é Psicoterapia de casal para se fortalecerem, despertarem e traçar a vida que voces querem para voces dois; oportunizarem o crescimento de voces dois.
Inútil é brigar com eles. Isto não resolve e só se complica.
Abraços

5817 respostas

14 SET 2023

Olá, Lukas!

É muito bom para a relação quando os parceiros se dão bem com o sogros, pois quando nos unimos a uma pessoa, claro que construímos uma nova família, mas a nossa relação com nossos pais e irmãos permanecem também. Não sei como é seu relacionamento com a família de sua esposa, mas veja se de alguma forma tem como se aproximarem mais para fortalecer ou construir laços. Além disso, não sei quantos anos tem sua esposa, mas independente do que outras pessoas falem para ela, creio que se for uma pessoa madura, que ela saberá assertivamente se posicionar e tomar suas próprias decisões independente da influência de outros. Penso que possa ser interessante dividir esses pontos e angústias com sua esposa e solicitar parceria dela.
Noto que está em sofrimento e que seria bom procurar um acompanhamento terapêutico.
Abracos.

Carolina Cohen Psicólogo em Rio de Janeiro

81 respostas

13 SET 2023

Olá Lukas 50! Obrigado por escrever. Será preciso precaução. O conteúdo relatado apresenta uma pessoa boa, uma família generalizadamente ruim. De outro lado, vê-se em você uma pessoa sentindo-se frágil, desconfiado, colocando duas escolhas incompatíveis.
Quando estamos frágeis, desconfiados, percebemos as coisas de forma distorcida.
Sugiro que procure um de nós, psicólogos, para que possa ponderar com mais realismo e reflexão sobre os desdobramentos dos caminhos que for construindo.
Abraços!

8644 respostas

13 SET 2023

Olá Lukas, vejo que seu problema é delicado, principalmente quando envolve dependência com substâncias, além disso envolve a família de sua esposa, sendo assim seria importante para sua esposa iniciar um processo terapêutico, pois este problema está mais relacionado com a forma como sua esposa lida com estas questões familiares, mas para você seria importante observar o quanto o sofrimento da sua esposa o afeta e saber até onde isso é uma questão sua e não dela.
Espero ter ajudado e fico a disposição.

Luiz Felipe da Luz Psicólogo em Curitiba