Falta de empatia por qualquer pessoa

Feita por >jxj · 8 ago 2023 Abordagem psicológica

Não sinto empatia desde a infância pelo que eu me lembre gostava sempre de brigar e fazia bullying com outras crianças e não sentia remorso algum mas mesmo tendo a falta de empatia eu consigo entender o que aquela pessoa sente mas na minha mente e tudo drama e não consigo sentir empatia por ninguém

A melhor resposta 12 AGO 2023

Olá. Você não deixou claro na sua pergunta o que quer saber. Sentir que não tem empatia te incomoda? Você gostaria de sentir? E será que você não sente mesmo empatia? Provavelmente a sua forma de perceber e sentir o mundo foi moldada por experiências negativas. Existem situações onde o indivíduo é submetido a pressões sociais intensas, violência, negligência e acaba, como mecanismo de defesa, se dessensibilizando, olhando o mundo de uma forma mais fria, justamente para não permitir-se que o mundo o machuque novamente. Seria esse seu caso? São muitas questões que ficam no ar. Agora se você quiser entender melhor isso que você sente, a sugestão é fazer terapia. Pense nisso.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

21 AGO 2023

Olá,
É preciso explorar mais esses sentimentos e sua história de vida. A psicoterapia pode te ajudar a compreender e lidar com esses sentimentos. Está disposto (a) a se conhecer melhor? Estou a disposição para falar como a psicoterapia pode te ajudar, marque um horário para que eu possa lhe apresentar minha forma de trabalho. Abraços

Adriana Gonçalves Psicólogo em Belo Horizonte

238 respostas

14 AGO 2023

Olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só agendar uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

11 AGO 2023

JXJ
Pode não ser falta de empatia; pode ser simplesmente um modo de ser e de se relacionar; pode ser apenas característica da tua personalidade.
Precisa ver como a tua mente funciona, como ela se organizou para enfrentar os desafios do meio ambiente que você encontrou desde o primeiro dia da tua gestação.
Convém fazer Psicoterapia, fazer análise corporal para ver isso. Isso te dará, além do conhecimento de si mesmo, te dará compreensão de como os outros funcionam e como lidar com eles e como você pode se conduzir sem gerar conflitos.

5892 respostas

10 AGO 2023

Olá Jxj,

Entender o que a pessoa passa é uma forma primitiva de empatia, também.
Claro que devemos investigar e saber o motivo dos seus comportamentos "ofensivos" da infância, como isso se manifesta hoje e, se fizer sentido para você, como mudar esta perspectiva.

Se quiser falar mais sobre, sinta-se à vontade para me chamar.

Estimo melhoras,
Rafael Silva | CRP 06/190178

Rafael Santos Silva Psicólogo em São Paulo

70 respostas

9 AGO 2023

Olá JXJ! Obrigado por escrever. Expressar preocupação com falta de empatia, é em certa medida, empatia. Você escreveu aqui porque quer entender mais profundamente as coisas.
Pode ser que o que você está chamando de falta de empatia, contenha outros componentes.
Será enriquecedor você passar por uma avaliação profunda com um de nós, psicólogos.
Apenas, para isso, precisará vir com coração e mente abertos, persistência e regularidade.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.
Muitas pessoas sofrem violência. Cada uma delas organiza formas diferentes para enfrentar a questão.
Conte com um de nós, psicólogos. Venha a nós, com mente aberta, persistência, disciplina e regularidade.