Existe uma cura para esse tipo de casamento ?

Feita por >Anônima · 19 abr 2023 Terapia de casal

Boa tarde! Estou com meu esposo há 13 anos saímos do ensino médio diretamente para nosso lar, no início não tínhamos nenhum preparo e confesso que tinha muita agressão física em nossa casa isso acabou depois que nosso segundo filho chegou, começamos a frequentar a igreja e isso ajudou muito, porém os gritos a ignorância continuam lá, as discussões na frente das nossas crianças temos 2 filhos e odeio brigar na frente deles, eu nunca tive isso em casa nunca vi meus pais brigando ou discutindo, meu esposo diz que não sabe o que sente, ele me respeita como esposa mas nada que faço e suficiente para receber dele amor ou atenção ele fala que colho o que planto se eu peço pra não gritar ele fala que e por que eu o irrito e ele é diferente de min não consegue controlar a raiva, me tornei uma pessoa insegura, já olhei algumas vezes o histórico dele e vi pornografia o questionei e ele sempre mente fala que isso não agrada ele que e só curiosidade e nunca admite um erro eu fico me culpando e me sentindo uma psicopata por pegar o celular dele! Me sinto uma pessoa pequena eu amo ele e gostaria de ter um relacionamento mais saudável, mas estou cansada! Também não sou fácil mas sempre cedo... Sinceramente eu preciso de ajuda não consigo mais nem colocar os pensamentos em ordem e nossos filhos vão sofrer muito se tiver uma separação pois nós sempre trabalhamos juntos e em casa então estamos sempre junto com as crianças...

A melhor resposta 25 ABR 2023

Olá anônima, grato por compartilhar conosco seu relato. Como sempre, tentarei ser breve e objetivo e tecer aqui algumas reflexões. A primeira é que vocês casaram muito jovens, inexperientes, sem a maturidade que um casamento exige, e isso é um fator que por si só já pode gerar muitos conflitos. O outro pronto que é muito importante ressaltar são as agressões. Nenhuma relação pode funcionar bem se existe falta de respeito e agressões físicas. Mesmo você falando que ele parou de te agredir, mas outras formas de agressões continuam e isso caracteriza uma relação abusiva. Muitas pessoas, em sua esmagadora maioria mulheres, criam essa justificativa de permanecer numa relação abusiva, sofrendo violência física, psicológica ou ambas, por conta dos filhos. Acham que será pior para os filhos se os filhos tiverem que lidar com a separação, mas não conseguem refletir o quanto as agressões diárias, as brigas, os desrespeitos podem afetar os filhos. Todos tem o direito de ser feliz, se uma relação chega nesse ponto não há como haver felicidade em meio a isso. Os filhos sofrem com a separação? Sem dúvidas, assim como você também sofre agora. Mas você precisa pensar no que é melhor para você e para seus filhos também. Uma sugestão é você procurar um serviço de psicologia, um profissional psicólogo para avaliar melhor e com mais critério todos os contextos da sua situação atual, e assim vai ajudar você a pautar melhor sua decisão. Lembre-se: a decisão da sua vida sempre tem que ser sua e você tem que pense no que é melhor pra você. Nem sempre o que desejamos ou o que queremos é o melhor. Espero ter ajudado. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

23 ABR 2023

Voces estão vivendo de uma forma informal, não se prepararam, não se conhecem, vivem a mercê do humor do momento, não têm domínios sobre suas emoções e o pior, estão traumatizando seus filhos.

O que fazer?

Psicoterapia, individual e depois de casal.

Simples assim!
Abraços

5830 respostas

21 ABR 2023

Todo problema de casal é 50% para cada. Vocês são bem diferentes e a linguagem realmente se não treinada, se não houver conhecimento de ambos os lados sobre si e sobre o funcionamento mental do outro, essas coisas vão continuar mesmo acontecendo. Você sempre cede mas ele pelo visto não. Ele explode em cima de você e você que sente culpa muitas vezes por tudo. Entra em contato comigo, você mudando sua postura, seu modo de agir e estando aberta e disposta nessa relação, ele também , se realmente lhe amar, vai acabar percebendo e sendo forçado a melhorar com você também. Tem gente que sabe que está errada mas não sabe realmente pedir ajuda, mas você pode fazer isso pelo casamento de vocês, e ele entender que ou muda também ou o casamento acaba de vez.
Steffany Alves
CRP22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

20 ABR 2023

Olá Anônima! Obrigado por escrever. Pelo descrito, de fato, você precisa de ajuda. Há vários fatores que precisam ser direcionados da melhor forma possível. Vocês se casaram muito jovens, moram e trabalho juntos, contam com duas crianças para direcionar. A igreja (eclesia = povo de Deus), precisa acontecer dentro de vocês, não fora.
Certamente você recuperando tua harmonia, autonomia emocional, fará sua parte para que vida seja mais tranquila.
Estarei a disposição para contribuir.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.