Exame para psiquiatria

Feita por >Conceição Santos · 20 jan 2015 Psicologia clínica

Um psiquiatra pode receitar remédios? Tem que fazer algum exame?

A melhor resposta 20 JAN 2015

Um psiquiatra pode receitar medicamentos, ele é o profissional mais indicado para prescrever medicação para transtornos psicológicos. O profissional vai avaliar se é necessário fazer algum exame, se for ele irá solicitar.

Priscila Nadaletti Rech Psicólogo em Florianópolis

11 respostas

7 NOV 2016

Simoni

Com certeza, dependendo do problema, se o médico psiquiatra achar necessário ele fará a solicitação dos exames para melhor diagnosticar o problema que se apresenta. Quanto o tipo, como te falei vai depender do diagnóstico, ou do que ele esteja querendo esclarecer, como o eletroencefalograma, tomografia, dores de cabeça, tontura, esquecimentos significativos, etc. Exames ressonância. Além, dos exames de rotina, como os de sangue.

Arlete Maria dos Santos Psicólogo em São Paulo

110 respostas

16 NOV 2015

Na verdade todos vocês não responderam de forma clara. A consulta psiquiátrica consiste em um conjunto de fatores, ela já inicia no momento em que o paciente entra no consultório, pois o fato de o psiquiatra visualizar o aspecto geral do paciente influencia muito no diagnóstico, pois ele avalia a higiene, vestimenta, deambulação, trejeitos etc... E na área de psiquiatria não existem exames de imagem. Alguns laboratórios realizam exames de sangue que fazem dosagem de medicações e algumas substancias, porém são complementares, nada elimina a anamnese e/ou a entrevista. Quanto a medicação, qualquer médico pode passar sem restrições, a questão é que o especialista é melhor pois está mais familiarizado com a questão clínica e farmacológica da psiquiatria.
Att., Rodrigo, enfermeiro especializado em saúde mental, eletroencefalograma, mapeamento cerebral e mestrado em e educação.

30 JAN 2015

Olá!
O profissional indicado para examinar, passar exames e diagnosticar o paciente e só após resultados receitar medicações é o médico. Não só o psiquiatra mas todo médico tem essa autonomia.
Att, psicóloga Celeste.

26 JAN 2015

Olá Conceição, o psiquiatra é um médico e tende a solicitar exames médicos para receitar remédios, mas ele pode também realizar uma avaliação pela fala, dependendo da linha psíquica que segue.
excelente dia!

Karine de Toledo Pereira Saito Psicólogo em São Paulo

5 respostas

26 JAN 2015

Olá Conceição!
Sim o Psiquiatra é um profissional devidamente habilitado para prescrever remédios . Caso esse profissional ache aconselhável , pode também passar exames fundamentando seu diagnóstico!
Espero ter ajudado!

Att.,

Monica

Psicóloga Monica Androli Psicólogo em Rio de Janeiro

14 respostas

26 JAN 2015

Olá Conceição!
Durante a consulta com o psiquiatra ele irá conversar com você a fim de compreender e diagnosticar sua queixa. Caso ele julgue necessário irá solicitar o exame, contudo, nem sempre é necessário realizar algum exame para que se chegue ao diagnóstico.
Após isso, ele poderá receitar alguma medicação.
Para melhores resultados, é importante associar o tratamento medicamentoso com a terapia.

Abraço,

Lívia Ferrão.

Lívia Ferrão Psicólogo em Vitória

5 respostas

26 JAN 2015

olá o psiquiatra pode receitar os remédios, justamente é o psiquiatra quem é o responsável por receitar os remédios controlados.
O psiquiatra realizara uma entrevista e indicará quais remédios deve tomar.
Atenciosamente
susana

Susana Rodriguez Iglesias Psicólogo em Balneário Camboriú

39 respostas

21 JAN 2015

Sim, é o psiquiatra que receita medicamentos pois ele é médico, o psicólogo não pode. Com relação a exames, dependendo do caso, o psiquiatra pode pedir que o paciente faça exames para que ele,o psiquiatra se certifique do que está ocorrendo com o paciente

Dínerson Fiuza Psicólogo em São Paulo