Incontinência urinária após sair de casa para ir trabalhar é normal?

Feita por >Lumyatis · 14 nov 2017 Psicologia clínica

Boa noite!

Olá, tenho 30 anos.

Nos últimos 3 meses fui assaltado umas 3 vezes. O último assalto ocorreu na quarta-feira, 01/11/2017 por volta das 23:05, na esquina de casa quando voltava do trabalho.

Antes do ocorrido estava tudo normal. Acontece que depois do que ocorreu, comecei a ter problemas. Tenho me sentido muito ansioso. Quando estou em um lugar me da uma agonia. E agora tem me dado muita vontade de ir ao banheiro para urinar. Quando digo muita vontade, quero dizer que vou no banheiro a cada 30 minutos. Trabalho com atendimento ao cliente em um supermercado e quase sempre tenho que abandonar a frente de caixa para ir no banheiro.

Fui até o médico que me pediu uma série de exames, mas não me receitou nenhum medicamento. Então, decidi ir até o Hospital Divina Providência de Porto Alegre (meu plano para emergências atende somente em hospitais). Consultei com a Doutora Raquel que me mandou para tomar remédio na veia para a dor ao urinar e pediu exames. Realizei todos os exames, inclusive ecografia do aparelho urinário e não foi constatado nenhum problema, ou seja, tudo normal.

Por isso pergunto: poderia esta minha vontade ensandecida de ir urinar estar ligada com o evento do assalto da semana retrasada? Por que a vontade me vem somente quando tenho de sair de casa e quando estou em casa tudo fica normal?

Devo procurar um psicologo ou um psiquiatra?

A melhor resposta 15 NOV 2017

Olá, boa noite.
Parece que esse sintoma está intimamente ligado a ansiedade e ao temor de vivenciar algumas situações de risco. Inclusive, o seu trabalho te expõe a esse risco inconscientemente, pois ao lidar com o público, como vc citou, não se pode controlar a situação e quando algo foge do seu domínio (como quando sai de casa), o sintoma se manifesta.
Se vc fez todos os exames físicos e foi constatado que não há nenhuma anormalidade, sugiro que procure ajuda de um psicólogo para explorar essa questão com vc, pois ao que me parece, o seu corpo está tentando te avisar que algo merece atenção. Boa sorte. Um abraço.

Cristiane Melo Psicólogo em Campinas

232 respostas

21 NOV 2017

Você mesmo já constatou que isso não é normal. Fez todos os procedimentos médicos e nada foi encontrado. A não ser um grau de ansiedade incontrolável devido ao ocorrido quando foi trabalhar. Sintomas de ansiedade são um aviso de alerta que o corpo da quando prevê o perigo acionando o nosso sistema de luta e fuga. Com a violência de nossas cidades, as pessoas se
veem em constante estado de alerta. Você deve procurar uma terapia para ajudá-lo a superar a ansiedade e lidar com esses sintomas. Procure praticar meditação e atividade física para que se sinta mais relaxado. Saia do trabalho em companhia dos colegas, se possível . Essa é uma precaução adequada nos tempos de hoje para evitar assaltos.

Ângela Ferreira Batalha Psicólogo em Rio de Janeiro

176 respostas

21 NOV 2017

Ocorre que a ansiedade pode gerar uma série de reações fisiológicas no corpo. Quando você se sente ameaçado (mesmo não estando consciente disso), o teu cérebro envia uma mensagem para os rins que secretam adrenalina e noradrenalina. Esses hormônios desencadeiam uma série de reações (para lutar ou fugir), no organismo. Uma dela é o aumento dos batimentos cardíacos, para levar mais sangue aos músculos. Isso pode aumentar a atividade renal e consequentemente a vontade de ir ao banheiro. A sugestão é que procure um psicólogo para tratar do trauma que você passou, do medo e da ansiedade resultante. Ah, e incontinência urinaria é outra coisa. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

21 NOV 2017

Recomendo que procure terapia com EMDR. Vc apresenta um quadro de TEPT (Transtorno de Estresse Pós-Traumático). Com EMDR vc vai tratar disso muito rápido e de forma muito eficaz. EMDR é a recomendação da Organização Mundial de Saúde para tratar de traumas. Vc está em que localidade?

Sueli de Azevedo Costa Psicólogo em Rio das Ostras

3 respostas

16 NOV 2017

Lumyatis, entendo seu sofrimento, na verdade o assalto é uma agressão, percebendo o quanto se é frágil e vulnerável. É possível sim que esse fenômeno esteja ligado ao trauma, já que através do sintoma você esteja colocando toda sua raiva, medo, angústia para fora, busque um psicologo (a), irá lhe ajudar muito.
Espero que tenha conseguido lhe ajudar.
Abraço
Vera Pelizzari

Vera Pelizzari Psicóloga Clínica Psicólogo em São Paulo

295 respostas

15 NOV 2017

Ola Lumiatys!
Sim! Esta vontade recorrente de urinar pode estar relacionada a emoções reprimidas e ansiedade de um possível quadro de transtorno de estresse pós traumático.
Como o tratamento de TEPT é multidisciplinar procure tanto o psiquiatra quanto o psicólogo.

Abraços

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

15 NOV 2017

Olá Lumyatis, bom dia.
Como você realizou exames médicos e eles vieram sem alterações indica que sua questão é emocional. Você tem material para produzir tal sintoma, pois passar por um assalto é um trauma, e esse já foi o terceiro. Como coloca essa vontade ensandecida precisa ser explorada num atendimento psicológico para tratamento. Oriento que marque consulta com um psicólogo perto de você e comece um tratamento. O psiquiatra poderá ajudá-lo com indicação de medicamento para ansiedade. E então você seguirá com esses dois acompanhamentos.
Fico à disposição,
Suiani Oliveira Fustinoni

Suiani Oliveira Fustinoni Psicólogo em São Paulo

224 respostas

15 NOV 2017

Olá!
Claro que sim. Todo trauma deixa suas sequelas e pode gerar ansiedade. O que você passou foi traumático e saiu do seu controle.
Nesses casos aconselho uma terapia de acompanhamento com um profissional que tenha conhecimento de uma dessas abordagens: Hipnose, Regressão ou TFT( Terapia do Campo do Pensamento). Procure ajuda aí na sua cidade com alguém capacitado dentro de uma dessas abordagens e confie que o trabalho vai te ajudar. Paralelamente vá encontrando formas de perceber o que seus sintomas estão te falando de você. Tenha certeza que você é maior que tudo essa experiência traumática é que você há de superar essa fase. Nossa mente é muito poderosa e ela aceita todo tipo de ajuda, desde que nos abramos e acreditamos positivamente nas chances que recebemos diariamente de mudança.
Boa sorte!

Maria Márcia Verona Psicólogo em Belo Horizonte

24 respostas

15 NOV 2017

Boa noite, Luimyatis!
Provavelmente essa incontinência urinária provenha de ansiedade, pelo que lhe ocorreu recentemente...
Ao sair de casa você se vê na possibilidade de o fato acontecer novamente...
Sugiro que procure um psicólogo para que você possa trabalhar essas questões do medo e da insegurança...
Espero ter ajudado
Maria Lúcia

LC Terapias Psicólogo em Rio de Janeiro

45 respostas

15 NOV 2017

Olá Lumyatis,
Você refere um dado importante, a vontade de urinar é bastante intensa quando você sai de casa e no trabalho. Acrescenta que em casa tudo volta ao normal. Além disso, relata que isso apareceu depois de 3 assaltos.
É estranho sentir dor ao urinar, mas como você já fez as consultas e os exames, que indicaram não haver nenhum problema físico, então seria mais indicado o trabalho de um psicólogo.
Um abraço!

Sheila Cirigola Psicóloga Psicólogo em São Paulo

45 respostas

14 NOV 2017

Olá, Lumyatis.
Se você fez exames físicos e biológicos e nada foi detectado, pode ser de fundo emocional, a ansiedade pode fazer muitas coisas.
Procure por um psicológo na sua cidade.
Qualquer dúvida estou a disposição.

Fernanda Veronesi de Menezes Psicólogo em São Paulo