Eu imito inconscientemente as pessoas.

Feita por >ana · 29 ago 2022 Psicoterapias

Inconscientemente eu imito as pessoas, principalmente sotaque e até mesmo gagueira, o jeito de andar, até se a pessoa manca eu acabo mancando tambem.
Isso já me causou vários problemas. Eu levo dias para perder um sotaque ou um trejeito. Na verdadr alguns até meses.
É instantâneo e eu não consigo evitar, por mais que eu me esforce.
Já tive, por exemplo, problemas com um cliente gago. Ele começou a conversar e eu comecei a gaguejar junto. O cliente começou a ficar nervoso porque achou que eu estava tirando sarro dele. Minha colega precisou intervir e disse que eu era gaga tambem. Fiquei dias gaguejando.
Se eu conversar 5 minutos com alguém de sotaque diferente é igual. Automaticamente eu estou falando como a pessoa. A última vez que estive em minas foi 1 mês e meio pra perder o sotaque. Não sei o que fazer.
Pode ser algum problema neurológico?
Sofro com enxaqueca desde criança e tenho uma cicatriz no crânio equivalente a um traumatismo por conta de ter nascido de parto fórceps.
Alem disso levei uma pancada na cabeça do mesmo lado há uns anos e a cicatriz parece ter aumentado mais.
Pode ter alguma relação ou são coisas completamente distintas?

A melhor resposta 30 AGO 2022

Oie
Não acredito ser fundo neurológico, mas é preciso que um neurologista avalie algumas outras possíveis consequências desse ocorrido.
Quanto à imitação, podemos pensar em momentos da sua história em que você foi julgada por ser diferente, assim pensamento em uma "igualação" ao outro para evitar o julgamento. Não sei se faz sentido para ti, mas nessas circunstâncias, faz sentido se metamorfosear no que não se é e tornar disso um costume. Pode ter sido funcional em algum momento no passado, mas talvez não seja mais. Por isso te convido a um processo de terapia para que possamos pensar em como sua história afeta quem você se tornou no presente, além de pensar em possíveis mudanças que podemos construir.
Boa sorte no seu caminho
Qualquer coisa fico a disposição

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

911 respostas

30 AGO 2022

Ana. Aconselho vc buscar ajuda profissional.
Abs

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3183 respostas

30 AGO 2022

Oi Ana,
Não Ana, nenhum problema... voce tem uma sensibilidade muito grande e simplesmenteteu corpo obedece à sua emoção.
Isso te faz compreender que somos primariamente energia, que antes de concretizar, somos energia e depois concretizamos.
Por isso, quando as pessoas falam, voce sente profundamente, empatiza de tal modo que o corpo responde da forma como o cliente, as pessoas se comunicam contigo.
Precisa analisar neurologicamente se o traumatismo sofrido te prejudicou e esteja causando a enxaqueca... penso que não, mas pode ver isso.
Procure dar-se conta de que cada um tem a sua energia, e quando está com outra pessoa, ela tem a realidade dela; embora sinta como ela é, voce precisa ficar na sua realidade e não se deixar envolver com a dinámica da pessoa.
Pode se auxiliar da psicoterapia para compreender melhor isso e poder ficar neutra. Não é difícil, só treinar!
Abraços

5939 respostas

30 AGO 2022

Olá Ana! Obrigado por escrever. Teu relato nos leva a ponderar tua necessidade de pertença, de aceitação como elementos que provavelmente, em tua história, te fizeram adaptar-se rapidamente a situações diversas. Isso ocorreu de tal forma que você sentiu perder a percepção da razão, e passou a entender isso com inadequado e causador de incompreensão por parte de outros. A questão não é neurológica, é psíquica. Será promissor aprofundar conhecimento e aprimoramento de si, com a assessoria científica de um psicólogo, melhorar o entendimento da identidade, da originalidade e das trocas sociais.
Estaremos a disposição.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue são reais. A maior parte dos políticos são falsos, a imensa maioria dos
ditos, "líderes religiosos" querem é dinheiro - são falsos, atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção! Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Retome as máscaras, evite aglomerações e elimine os criadouros de mosquitos.