Espelhar-me em outras pessoas é normal?

Feita por >crocodilo02 · 3 mai 2020 Desenvolvimento pessoal

Olá, me chamo Paulo e tenho 20 anos. Já faz tempo que observo esse comportamento em mim, no entanto, não me lembro de muitos eventos como esse com detalhes. Agora pouco eu assisti a um curso online em que o rapaz que ministrou as aulas era mais velho que eu, um médico em residência da Universidade de Cambridge e muito inteligente. Por conseguinte, ao vê-lo, fiquei inspirado (sem querer) em imitar seu comportamento. Percebi também que me senti mais alegre logo de cara, tomei decisões de maneira mais eficiente durante esse tempo em que eu tentava imitar ele e também me senti muito produtivo. Mas quando essa imagem dele na minha mente foi se desaparecendo, eu voltei a ficar desanimado e indiferente com a vida. Penso que isso aconteça porque não gosto de mim e sempre admiro muito mais os outros que eu mesmo.

A melhor resposta 23 SET 2021

Olá Paulo, agora já com seus 21 anos e, provavelmente, com novas experiências. Contudo, acredito importante comentar sobre teu relato.

Nesse mundo em que vivemos no qual cada vez mais se dá valor as conquistas pessoais e financeiras em detrimento daquilo que somos é totalmente comum as pessoas se espelharem em exemplos de sucesso (dito sucesso). Também não é um fenômeno novo. Afinal, a história mundial é repleta de heróis sejam construídos ou reais. O ponto em questão é seu sofrimento diante dessa realidade. A construção de uma identidade mais segura de si, com mais amor próprio vai te ajudar. Procure ajuda psicológica. Vai te ajudar bastante.

Jefferson Florencio Torres Psicólogo em Caruaru